Na sequência de nossas atividades, chega o grupo que joga no segundo dia da Copa.
Inglaterra
Camisa 1: Uma camisa tão sem emoção que fiquei olhando para a mesma muito tempo antes de conseguir tecer algum comentário. Não acho que azul seja uma cor que identifiquemos com a Inglaterra, afinal a bandeira do país é branca e vermelha. Suspeito que seja uma jogada geopolítica de aproximação com os outros países do Reino Unido, que não andam muito felizes com dona Inglaterra.
Detalhe: segundo o site Footy Headlines, os detalhes no degradê azul são para mostrar garra e força de três leões, mas eu só vi storytelling, ou o famoso migué para dar profundidade na criação aleatória.
Camisa 2: Se tem uma coisa que me desagrada igual camisa branca, essa coisa é gola polo em camisa de futebol. Eu não consigo achar bonito e nem deve ser confortável também. Camisa polo dá a impressão de Faria Limers andando de patinete por São Paulo. Os uniformes de 2018 foram mais bonitos.
Irã
Camisa 1: Copa do Mundo é um dos momentos que podemos entrar em contato com a política de outros locais. Para quem não sabe, o Irã está vivendo uma série de protestos contra o uso obrigatório do véu (hijab) e de “roupas modestas” por parte das mulheres. Em setembro deste ano, a Mahsa Amini foi presa e morreu sob custódia da polícia dos costumes por não estar usando o véu de maneira adequada. Dito isso, essa camisa que temos do Irã não foi oficialmente confirmada pelo país, mas foi a última a ser lançada. Eu gosto muito da combinação de verde, branco e vermelho em bandeiras. Pensando em todo o contexto atual do país, que este verde seja de ventos de mudança e esperança para as mulheres iranianas.
Camisa 2: Nessa imagem, me parece um vermelho muito lavado, com cara de desbotado já. A parte branca do traço do peito fica estranha, parecendo mancha de tinta. E o curioso, pensando na lei dos costumes, é que o homem está usando uma camisa mais justa do que as mulheres seriam autorizadas a usar.
Estados Unidos da América
Camisa 1: Não tem como ser mais Estados Unidos do que essa camisa. O escudo do país tá lembrando demais o escudo do Capitão América no filme “O primeiro vingador”. Os recortes das mangas e da gola são muito feios. Só depois de ler o texto do Footy Hadlines é que notei que o símbolo da Nike está nas mangas da camisa. Que ideia mais horrorosa, minha gente. Só piorou.
Camisa 2: Faltam-me palavras para descrever essa camisa tie-dye do Estados Unidos. Só consigo dizer que ela é FEIA! Ambas as camisas usadas na Copa do Mundo Feminina de 2019 eram mais bonitas. Citando novo tópico político como plus, desde este ano, as seleções feminina e masculina do EUA ganharão o mesmo salário e benefícios a cada torneio que disputarem. As mulheres, que historicamente são muito superiores aos homens em títulos, só agora receberão o mesmo que eles. Uma baita conquista!
País de Gales
Camisa 1: Desde 1958 o País de Gales não se classifica para uma Copa do Mundo, o que é sempre curioso, porque não dá para saber o que esperar da seleção em si. Da camisa, depois de tantas feias desse grupo, até que achei ela okay. Não é horrível, mas também não é arrebatadora. Gostei da cor homenageando o dragão da bandeira.
Camisa 2: Achei bem aleatório o detalhe em zigzag na gola da camisa, ainda mais por ter uma sobreposição de tecidos ali. Os mesmos detalhes estão aplicados nas costas, e para mim, só faria sentido se fosse de cima abaixo, e não cortado como está.
Detalhe: pra olharmos bem e vermos que praticamente todas as camisas desse grupo não foram legais.
Conheça as camisas das outras seleções:
*Minha opinião sobre as camisas do Grupo A (Catar, Equador, Senegal e Países Baixos).
*Minha opinião sobre as camisas do Grupo C (Argentina, Arábia Saudita, México e Polônia).
*Minha opinião sobre as camisas do Grupo D (França, Austrália, Dinamarca e Tunísia).
*Minha opinião sobre as camisas do Grupo E (Espanha, Costa Rica, Alemanha e Japão).
*Minha opinião sobre as camisas do Grupo F (Bélgica, Canadá, Marrocos e Croácia).
*Minha opinião sobre as camisas do Grupo G (Brasil, Sérvia, Suíça e Camarões).
*Minha opinião sobre as camisas do grupo H (Portugal, Gana, Uruguai e Coreia do Sul).