Querido Barba… isso é pecado?

sete pecado Saudações amigos e amigas do blog dos crentassos…

Sabe… A algum tempo comecei a divulgar o ask.fm, no objetivo de conseguir perguntas para realizar o vlog e tal, eu as mais diversas perguntas surgiram, desde opiniões sobre isso ou aqui, até as mais obscuras conclusões teológicas e tal, mas um tipo de pergunta, ou melhor, um formato de pergunta é o que com mais frequência aparece por lá, e é esta:

 Querido Barba… X é pecado?

 E substitua X por

Se masturbar, transar antes do casamento, ser gay, ver filme pornô, odiar minha mãe, ser escroto com minha irmã, desejar a morte do meu chefe, sexo anal, sexo oral, namorar uma pessoa de outra igreja, ver televisão, fazer tatuagem, duvidar que Deus existe, etc, etc, etc,

 A maioria dos perguntadores, acredito eu, são CRISTÃOS, que estão frequentando a igreja, tendo suas doutrinas claramente explicitadas pela pregação de seus respectivos pastores e tal…

 Claro, muitos deles, querem apenas uma autorização legal, não formal, para abandonar a culpa de fazer aquilo que gostariam de estar fazendo e só não fazem para evitar o enfrentamento com a comunidade ou com as autoridades, e acabam vivendo uma vidinha de merda, fingindo ser oque não são nem pretendem se tornar, e sobre estes, irei conversar mais num próximo texto… Contudo, existe uma outra classe de perguntadores, e é para estes que estou escrevendo este texto. São os cristãos confusos (abrass pro Zé) que estão realmente interessados em fazer o bem e discernir o certo do errado, mas que ainda tem dificuldades em compreender o processo Eclesiástico que determina que uma atitude ou omissão é pecado e que outra não é.

 Antes de tudo, temos que nos desvincular de uma mania dos evangélicos e católicos brasileiros, sim, pois em cada lugar do mundo os católicos e os evangélicos se comportam de maneiras distintas, e mesmo entre os católicos vários grupos diferentes e não diferente no meio dos protestantes, e essa mania é a BRUXARIA VELADA!

 Temos a mania de achar que manipulando coisas físicas, acabamos por convencer ou impedir que entidades espirituais tomem ações, respectivamente, favoráveis ou contrárias a nos ou a nossos próximos… Você está agora, neste momento pensando: Pohan, BARBA… Cê tá me zuaNo… – Não estou, não.

 Assim como uma pessoa mata um galinha preta numa encruzilhada, no objetivo de convencer alguma entidade espiritual a fazer um “favorzinho”, nos cristãos, temos a mania idiota, de acreditar realmente, que DEUS permite que o demônio mexa nas nossas finanças pq entregamos um percentual estipulado das nossas finanças nas mãos de um sacerdote…  Privamos algumas pessoas de participar da eucarística que representa a vida e morte de Cristo como ritual simbólico, pq essas pessoas também não participaram de outro ritual simbólico, que é o batismo não tem um compromisso com Jesus… Cremos realmente, que um documento assinado na frente de um juiz e de um pastor somado a um anel é a garantia de que não iremos mais sentir atração sexual ou emocional, motivado por espíritos malignos, por outras pessoas… Usamos coisas MATERIAIS para simbolizar as coisas ESPIRITUAIS, e ainda pior, tentamos MANIPULAR as ESPIRITUAIS com as MATERIAIS, como se houvesse um grande joystick material para jogarmos um jogo onde as entidades espirituais, Deus, Diabo, anjos e demônios, são os personagens… Esses somos nos, CRISTÃOS BRUXOS 🙁

 Ai, surge-me perguntas como as que citei no inicio, vindas de pessoas, que, influenciadas por essa mentalidade pobre e sem nenhuma referencia CRISTÃ, querendo que eu lhe entregue uma luz, dizendo: BRUXO MESTRE… Como manipulo os elementos da terra, para incentivar ao seu Deus a me beneficiar, e impedir que os demônios chegue até mim, me levando para a perdição?! E veja… Não é por maldade que a maioria das pessoas faz isso, muito pelo contrário, é por ter sido, educada de maneira deficitária, a partir de um sistema eclesiástico que honra mais a obediência do que a autonomia, e que prevalece mais o medo do que o amor… Um ambiente onde não se pode ser que vc é em liberdade, antes, é preciso acatar as ordens dos lideres, sem questionar a causa ou consequência da ordem. E assim, acabam por cultivar uma lista de coisas que se pode e que não se pode fazer, obrigando-se a decorar essa lista de regras dura, impedindo um real relacionamento com o Deus da criação, colocando nele uma mascara de SATANÁS.

 Dá-se, portanto o caso de que as pessoas tem medo de COISAS e ATITUDES, e nunca pensam sobre as consequências das mesmas…

 Certa vez, perguntaram pra Jesus: Mestre, qual o maior de todos os mandamentos? – Jesus respondeu – Amarás, pois, ao Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todo o teu entendimento, e de todas as tuas forças; este é o primeiro mandamento. – Marcos 12:30 parafraseando o texto de Moises em Deuteronômio 6:5  e continuou dizendo – E o segundo, semelhante a este, é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo. Não há outro mandamento maior do que estes (Marcos 12:31) – o Cara que perguntou respondeu – E o escriba lhe disse: Muito bem, Mestre, e com verdade disseste que há um só Deus, e que não há outro além dele; E que amá-lo de todo o coração, e de todo o entendimento, e de toda a alma, e de todas as forças, e amar o próximo como a si mesmo, é mais do que todos os holocaustos e sacrifícios. (Marcos 12:32-33) – Jesus mandou um: BOWA, Zero Meia – Não estás longe do reino de Deus ( Marcos 12:34). Pegaram a SUTILEZA desse dialogo?! Jesus disse que o MAIOR de todos os mandamentos, o PRIMEIRO do decálogo Mosaico, está ao lado do de AMAR AO PROXIMO com amor com que nos amamos (e nem me venha com papo de Autodestruidores ou suicidas… Isso é papo pra outro texto) e que quem entendeu essa logica, não está distante do REINO DE DEUS! Pohan… Como assim! Só isso?! E os rituais? Batismo? Ceia? Novena? Corrente das sete sextas-feiras? Vigílias semanais? Terço? Pohan, Jesus??? NADA!? Nadinha?! É só isso? Amar a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a mim mesmo? É só isso e blz? Pasmem (pausa dramática, pule para a próxima linha)

Sim… Apenas isso! (sobre a trilha sonora de surpresa)

Apenas na consciência que temos em compreender que o objetivo do cristianismo é esse, temos a chave para a vida cristã de maneira simples (Não quero dizer que o restante não importa, isso também é assunto para um próxima postagem), sem crises com pecados e coisas do tipo.

Assim… Quando me pego diante de um suposto PECADO que eu queira cometer, penso: HONRAREI A DEUS, com essa atitude ou omissão,  de todo o meu coração, e de toda a minha alma, e de todo o meu entendimento, e de todas as minhas forças? Se a resposta for NÃO… FIQUE ATENTO! A segunda pergunta é: AMAREI ao meu próximo, com essa atitude ou omissão, como amo a mim mesmo? Se a resposta for não, CUIDADO!

Mas como dizia um antigo mestre meu… Vamos pra Pera (exemplo)

Ver filme pornô é pecado, barba?!

Estou honrando DEUS com isso?! A resposta é NÃO, mas alguns poderiam alegar, que também, no final das contas, não estou fazendo nada de mais, apenas estimulando minha imaginação e tal, e blz, pode até ser… Mas vamos à segunda pergunta: Estou amando ao meu irmão como a mim mesmo? Bem… ai, não podemos negar que a indústria PORNÔ é uma indústria terrível, que glamorisa a submissão da mulher e transformar uma relação intima em um produto de comercialização… Acaba zoando relacionamentos reais, pois gera uma expectativa na cabeça e no coração das pessoas que assistem, que na maioria das vezes não será suprido, podem transformar o casamento, que é o inicio de uma família, num processo traumatizante e decepcionante… Oq acha? É pecado?!

Desejar a morte do meu chefe que é um escroto é pecado, barba?

Desejar a morte de um ser humano?! Oq acha? É Pecado!?

Sexo anal é pecado, Barba?!

Bem, supondo que vc garoto, esteja casado e queira invadir o reto da sua esposa, mas ela diz: Tá loco?! Não… Dói demais! – E vc força a barra para conseguir oque quer… Vc está violando a força, seja física ou psicológica, causando dor física e psicológica na sua esposa… Causar dor FISICA ou PSICOLOGICA na sua esposa, é pecado?! Oq acha? Mas vc ainda pode alegar: Pô, Barba… Mas e se ela gostar? Bom… Se ela quiser é outra historia, mas sejamos francos… Será que ela quer mesmo, ou será que vc está fazendo de tudo pra conseguir, manipulando palavras para conseguir convence-la de que não tem problema, e ela, enquanto fragilizada, acaba cedendo, mesmo que não se sinta confortável pra isso? E ai? É pecado?!

 Percebeu que eu não afirmei oque é e oque não é pecado? Eu apenas mostrei a maneira como eu enxergo uma determinada situação e perguntei: E ai? É pecado?!

 Assim, acredito que um cristão adulto e maduro, pode ter a compreensão de como identificar um pecado de algo que não é pecado, usando apenas o bom senso para tal, sem a necessidade de criar um listinha de “FAÇA OU NÃO FAÇA” pendurada na parede que vc dá uma lida todos os dias antes de sair de casa…

 Claro que não é o caso, portanto que você possa sair por ai fazendo oque quiser e interpretando a bíblia e os fatos como achar melhor, pois “Não havendo sábios conselhos, o povo cai, mas na multidão de conselhos há segurança” (Provérbios 11:14), assim, tenha um coração dedicado a aprender, e se junte com pessoas sabias que possam ter uma visão diferente das suas, e que possam te orientar, não no sentido de PROIBIR ou AUTORIZAR uma atitude, mas de clarear a sua mente a partir de uma nova perspectiva, que lhe forneça argumentos tais, que o façam julgar de maneira apropriada oque é ou não um PECADO!

Posted in Artigos and tagged , , .