Nessa terça feira, tive a oportunidade de levar a @setsumi ao cinema para vermos um filme de uma franquia q eu, particularmente, gosto moooooito… O Planeta dos Macacos – A Origem, e trago pra vcs, na categoria filmaSSos.
Teremos alguns SPOILLERS (não sabe oq é spoiller? clique aqui pra saber), mas os spoillers será indicados para q quem não viu ainda o filme, não perca o elemento surpresa, dessa excelente obra da 7a arte. Mas antes de qualquer coisa, vamos ver o trailler…
Uma franquia q começou no final dos anos 60q usa a Sci Fi como pano de fundo para a discussão, entre outros problemas, de um dos mais grave q vinha acontecendo na sociedade estadosunidense RACISMO.
Uma franquia muito inteligente q merece ser vista com olhos críticos e não com o ranço blockbusteriano com o qual nossa geração tem sido severamente punido. Mas vamos falar do filme em questão.
Esta obra mostra num futuro próximo, um pesquisador (James Franco) q busca a cura para o Alzheimer fazendo experiencias em macacos, financiado por uma gigantesca empresa farmacêutica. Em uma das cobaias, a macaca Olhos Brilhantes, q recebe o vírus ALZ-112 na experiencia, tem sua inteligencia potencializada de maneira inacreditável tornando-se a grande esperança de sucesso do pesquisador. No dia da grande apresentação algo sai fora de controle e a Olhos Brilhantes (quem viu o filme do final da década de 60, vai se ligar na referência) fica descontrolada atacando várias pessoas e por fim sendo morta pelos seguranças, o motivo? Ela tinha recém dado a luz a um macaquinho, q para ser poupado do sacrifício determinado pela empresa, é adotado pelo pesquisador, e ai tudo começa. O ponto X é o seguinte… O vírus ALZ-112 gera uma alteração genética que torna a inteligencia altíssima da Olhos Brilhantes, algo hereditário.
O filme é muito bom mesmo… em critérios de efeitos tecnológicos é impecável, mas se vc é como eu, e não dá tanta importância para isso, prepare-se, pois os efeitos especiais são o menor dos motivos para ir assistir esse filme. Falando de revolução, resistência, compaixão, ganancia e honra, esse filme é simplesmente um prato cheio para vc q é cristão e acredita q o cristianismo é a menos passiva de todas as religiões… e para vc q ainda vai ver o filme, fique com apenas uma frase na cabeça… Aprenda a FALAR NÃO!
Atenção, só clique para continuar lendo caso vc JÁ TENHA VISTO O FILME, pois a proxima seção do contem SPOILLERS
Alguns momentos do filme fizeram meu cérebro explodir… sim sim… isso mesmo! Assim, é claro q é visível que o filme trás um diálogo sobre questões como a libertação e o racismo e blá blá blá , mas vamos logo ao oque nos interessa… IGREJA x CRISTANDADE!
O vírus ALZ-112 é uma alegoria do conhecimento a luz da bíblia o entendimento (João 8:32), e esse conhecimento, transformou um macaco q teria por destino a vida medíocre e replicante de todos os macacos q vieram antes dele e que possivelmente todos os macacos que virão após ele deveiram ter, caso este único macaco, o César.
Cesar viveu seus primeiros anos na companhia do pesquisador e seu pai levando uma vida protegida da verdade q está lá fora, sabendo da vida real apenas aquilo que vê através da janela de seu quarto… Ok, o Cesar sai pra conhecer o mundo… se questiona sobre seus pais… Se questiona se ele é um animal de estimação ou uma igual… Uma briga com um vizinho em virtude de um acidente q o pai do pesquisador, (John Lithgow) se mete por conta de sua doença, desencadeia um processo q faz com q Cesar tenha q ir para um abrigo q mais poderia ser considerado como um deposito de animais… E ai tudo começa!
Sua primeira impressão ao ver todos os outros macacos presos e gritando como loucos, é desesperador… olhar vários indivíduos iguais a vc, desesperados, gritando sem saber oq esta acontecendo é o sentimento que muitos cristãos q se dão ao luxo de ler a biblia um pouquinhos mais tem quando entram em muitas igrejas hj em dia… DESESPERO! Cesar tenta ainda se socializar com essa comunidade limitada, mas é hostilizado por eles (João 16:33). mas muito mais q isso, os encarregados do abrigo tratam todos os macacos com violência… O Chimpanzé consegue se comunicar com um orango tango com quem faz amizade e este lhe dá um conselho… “Humanos não gostam de macacos esperto”. A partir disso, Cesar observa q os macacos são muitos… mas não são inteligentes, por isso não se organizam, eles não tem a verdade… não tem o conhecimento para ganhar a liberdade, por isso se sujeitam à violência dos encarregados do abrigo.
Ao trazer o virus ALZ-112 e expor todos os macacos a ele, consegue trazer aos macacos q estavam vendados pela ignorância, uma nova maneira de ver sua própria realidade mas esse não é o ponto chave…
Quando um dos encarregados amaça-o com uma arma de choque, em meio a uma luta, o macaco consegue dizer uma única palavra… NÃO! Caramba, e esse não significa muito no contexto de uma raça q acaba de se enxergar de maneira diferente… Não ao dominador, Não à humilhação… Não ao racismo… Não ao medo, NÃO!!
Dae pra frente, é só revolta
a única msg q fica para isso tudo é… Aprenda a dizer NÃO ou continue no cativeiro!