Em mais um post completamente inútil na internet, eu, um simples mortal venho dar opiniões e notas completamente baseadas na minha opinião, sobre séries, livros e filmes que vi no fatídico ano de 2019. O amigo leitor tem total liberdade de concordar, discordar ou ignorar tudo que foi falado aqui, sem correr o risco de ser cancelado ou perseguido pelas novas celebridades anônimas do Twitter. As notas atribuídas neste post vão de 0 a 5, baseadas apenas e tão somente na minha opinião.
Seja bem-vindo e aprecie as opiniões e dicas que ninguém pediu!
SÉRIES
DESTAQUES POSITIVOS
Superstore (4ª Temporada)
Esta série já foi citada aqui na Crentassos outras vezes. Eu e a Tamyres Palma somos apaixonados por ela. Pra quem gostou de The Office, Superstore possui os mesmos produtores e também trata da dinâmica de pessoas em seu ambiente de trabalho. A Superstore do título é a “Cloud 9”, loja de departamentos (equivalente aos hipermercados daqui), que vendem de alimentos até roupas e artigos pra casa. Mas Superstore não é apenas um The Office num mercado, a série é muito bem contextualizada com problemas e assuntos atuais, dialogando muito com o mundo exterior. É uma comédia com um pouco de drama, com muitos momentos non-sense e aquelas situações que te deixam constrangido, mas que traz um pano de fundo e discussões de temas importantes de uma forma certeira. Nesta 4ª Temporada, a série entra em uma crescente incrível sobre uma linha base no roteiro, tendo um final forte e impactante.
Nota: 5 de 5
The Office (1ª Temporada)
Neste ano de 2019 tive o prazer de começar a reassistir The Office. Dessa vez não sozinho, mas junto com a Tamyres Palma. A Tamy já me ouvia falar de The Office desde o início do nosso namoro, lá em 2009 e eis que chegou a hora de assistirmos juntos. Como essa série é maravilhosa! Sem dúvida nenhuma, a minha série de comédia favorita.
Nota: 5 de 5
The Crown (3ª Temporada)
Ahhh The Crown. Essa foi a Tamyres que me chamou pra ver junto e já virou paixão. A qualidade e ambientação dessa série são maravilhosas. E nessa 3ª Temporada, o elenco inteiro foi trocado, visando o passar de anos em que a trama avança. Mesmo com essa mudança brusca (e ousada) a série manteve a qualidade, o clima e a beleza. Uma série que mescla uma linha entre os episódios, mas traz também episódios mais pontuais e focados em personagens. Tá no Netflix.
Nota: 5 de 5
DESTAQUE DOS DESTAQUES POSITIVOS
Kidding (1ª Temporada)
No finalzinho desse ano eu lembrei dessa série com o Jim Carrey. Fui atrás e descobri que ela estreou no final de 2018, já tinha fechado sua primeira temporada e eu havia simplesmente esquecido dela. Consegui tirar o atraso e assisti-la antes do término do ano. E que série! Jim Carrey está incrível neste drama (com um pouco de comédia) junto com outras atuações maravilhosas. A fotografia e a direção são lindas e a trama te segura com o personagem principal. O diretor é o Michel Gondry (Brilho Eterno de Uma Mente Sem Lembranças), que traz toda sua linguagem pra série, além de nos fazer lembrar MUITO de “O Show de Truman”. Que série!
Nota: 5 de 5
DESTAQUES NEGATIVOS
The Sopranos (3ª Temporada)
Sim. Comecei ver Sopranos muito tempo depois da série ir ao ar. Mas neste ano, consegui encerra-la. A terceira temporada ganha aqui um destaque negativo por ser extremamente arrastada. Pequenas subtramas que se estendem demais e não levam a lugar nenhum. Foi uma temporada difícil de se percorrer.
Nota: 2,5 de 5
Game Of Thrones (8ª Temporada)
Ahhhh gente… Temporada completamente atropelada e perdendo tempo com história de fanfiqueiro. Muita história em aberto foi se acumulando pra ser fechada em uma curtíssima última temporada. O final não estraga a maravilhosa série que foi GoT, mas deixa um refluxo que vai demorar pra passar.
Nota 2,5 de 5
The Boys (1ª Temporada)
Então… muita gente gostou e NOSSA! Eu achei ok e boba. Os heróis são canastrões e com visual tosco (dizem os produtores que era pra ser isso mesmo), mas a atuação dos personagens é bem fraquinha. Até existem ideias legais e interessantes na trama, mas a necessidade de querer soar “olha como sou adulta” e “sou pesadona e crítica hein” acaba por parecer apenas uma história de adolescente revoltadinho que lia quadrinhos da Image.
Nota: 2,5 de 5
DESTAQUE DOS DESTAQUES NEGATIVOS
Saint Seya: Os Cavaleiros do Zodíaco (Netflix) (1ª Temporada)
A ideia de trazer uma nova animação com as histórias mais clássicas não era ruim, mas a execução… Na tentativa de ser mais ágil do que a série original, a série cortou praticamente toda a história. Parece um amontoado de imagens de luta, humor e novos elementos militares. Não é completamente descartável, porque acaba servindo (talvez) de aperitivo pro público ir atrás da série clássica onde a história se desenvolve mais.
Nota: 1,5 de 5
FILMES
DESTAQUES POSITIVOS
Homem-Aranha no Aranhaverso
Que filme gostoso de assistir. Essa animação prova que dá pra fazer uma história ágil, voltada pro público jovem de hoje com uma dinâmica adequada, sem se atropelar e com personagens que você realmente se importa. Uma aula de roteiro pra filmes que pretendem focar no público jovem.
Nota: 5 de 5
Green Room
Um ótimo filme independente. Suspense bom, sem apelar pra sustos e com a trama acontecendo praticamente toda em apenas uma locação. A história é simples, mas a direção e condução são excelentes. Um bom suspense da A24.
Nota: 5 de 5
Yesterday
Não sou um fã de Beatles. Gosto de algumas músicas, mas definitivamente não sou fã. Talvez foi por isso que gostei desse filme? É provável que sim. Yesterday é leve, fluído e divertido. É o tipo de filme que não quer perguntar nem responder nada. Parte duma premissa extremamente boba, mas muito inteligente pra ser a chave do filme. É um filme simples, mas ótimo pra se fechar o dia.
Nota: 5 de 5
DESTAQUE DOS DESTAQUES POSITIVOS
Vingadores – Ultimato
Que filme maravilhoso! Que final de saga! Acho injusto Vingadores ser comparado emocionalmente e em construção de personagens com outros filmes solos, pois ele traz uma bagagem de vários outros filmes. São várias histórias contadas em outros momentos que tem o seu clímax, juntas, neste “episódio”. Mas isso não torna o filme menos relevante ou inqualificável. É louvável e digna de aplausos, a conclusão que se dá a este arco que vem sendo pensado e construído a tanto tempo. Obrigado Marvel!
Nota: 5 de 5
DESTAQUES NEGATIVOS
Bohemian Rhapsody
O Shekspeare Apaixonado de 2019. Atuações PÉSSIMAS. Principalmente do protagonista. Uma edição sofrível que resulta numa montagem muito ruim. Trilha Sonora popular não salva o filme.
Nota: 2 de 5
Vidro
Porra Schyamalan! É surpreendente e bom perceber no final de “Fragmentado” que ele faz parte do universo de “Corpo Fechado”? É muito bom! Mas “Vidro” é tão fraquinho e bobo, só que fantasiado de cinema inteligente. Parece aquele filme de super-herói com o Ben Stiller. Super-heróis genéricos sendo bobos. E a graça desse “universo super” do “Schya” era exatamente essa. O problema do “Vidro” é querer parecer sobre super-heróis realmente gigantescos e super-poderosos, o que não é. Uma pena para o final da trilogia, cujos episódios 1 e 2 são excelentes.
Nota: 2 de 5
It: Capítulo 2
Um longo e chato vídeo React de adultos relembrando quando eram crianças. Podia ser um extra do filme 1, com adultos comentando a história.
Nota: 1,5 de 5
DESTAQUE DOS DESTAQUES NEGATIVOS
Deixe a Neve Cair
Talvez eu seja suspeito pra falar sobre esse filme, pois gosto muito do livro que ele foi “”””””inspirado”””””” . Mas assim… Você coleguinha, que assistiu esse filme sem ter lido o livro consegue realmente se importar com qualquer pessoa ou história deste filme? É tanta, mais tanta trama completamente idiota acontecendo simultaneamente, tanto personagem, que nada faz sentido. Este filme consegue ser mais genérico e quem se importa que qualquer outro filme de natal pasteurizado da Netflix.
Nota: 1,5 de 5
LIVROS
DESTAQUES POSITIVOS
“Clandestino” de Nenê Altro
Nenê Altro é um dos grandes letristas da cena musical independente brasileira. As letras de suas músicas embalaram minha adolescência e seguem soando em meus ouvidos ainda nos dias de hoje. É inegável que Nenê se comunica muito bem através da escrita. A sua história mostra isso. Eu nunca tinha lido nenhum livro dele, sempre tive o receio de perder essa “magia”, mas fui surpreendido positivamente. “Clandestino” é um romance curto, direto e urbano. Dá pra perceber que o personagem principal se confunde com o autor. Pra quem é fã das músicas do Nenê, o livro é um prato cheio de referências. Mas quem não conhece o autor não sai por baixo não. O livro tem belas citações e é bem direto em sua linguagem. A história é simples e bem clara no que se propõe.
Nota: 5 de 5
“Horácio – Mãe” de Fabio Coala
Graphic MSP é sinal de qualidade em HQs. É muito difícil achar alguma edição delas que esteja abaixo do alto padrão de qualidade do selo. Um excelente trabalho do editor Sidney Gusman e de cada escritor/ilustrador que passam pelas histórias. Com Horácio não é diferente. O personagem favorito do Maurício de Souza é tratado com todo carinho e traz em sua aventura as reflexões e a sutileza do dinossaurinho mais querido do Brasil. Uma história fechada e linda.
Nota: 5 de 5
“Jeremias – Pele” de Rafael Calça e Jefferson Costa
Essa HQ é linda. Na arte, da edição, nas ilustrações e na condução da história. Ela sabe o que quer dizer e diz de forma direta, clara e sem rodeios. Não agride. Não bate. Não é violenta. Tem discurso forte sim, mas é sem esbravejar e sem ódio. Quer conscientizar, semear e gerar raízes fortes. Vem pra construir. Uma HQ INCRÍVEL!
Nota: 5 de 5
DESTAQUE DOS DESTAQUES POSITIVOS
“Incidente em Antares” de Érico Veríssimo
Um livro que fazia tempo que eu queria ler. E ele veio a ser lido em uma época perfeita. O gremista Érico Veríssimo sabe te deixar aflito, com raiva, coração disparado e te arrancar risadas. Como é bom ler um livro tão rico ambientado no Brasil. Ainda mais apaixonante para mim por ser no Rio Grande do Sul, local de histórias familiares. “Incidente em Antares” te leva até ele por um motivo e te entrega inúmeros outros. Um livro gigante em sua história. Fui convidado pelo Tamyres Palma pra conversar sobre este livro no Da Prateleira que saiu neste mês de dezembro, que você pode escutar aqui.
Nota: 5 de 5
DESTAQUES NEGATIVOS
Não temos.
Em 2019 consegui aumentar minha média de leitura (embora ainda não esteja no ponto que quero chegar) e prezei por focar em livros em que realmente eu estivesse com vontade de ler. Não tive surpresas negativas ao ponto de serem consideradas “Destaques Negativos”. Foi um ótimo ano de leituras.
Os comentários estão abertos. Diga se concorda, se discorda e deixe o seu TOP também. Ah, indique novas séries, livros e filmes. Vai que eles aparecem nesse ~TOP tão relevante~ em 2020.
Abraço e ótimo 2020 de entretenimento.