Espírito Santo, sopra através de nós

Começo este texto já dizendo que todas as vezes que ouvi essa música até aqui, chorei.

“O que fazer desse nó? / dessa angústia que cansa? / a solidão que rompe laços / fere a esperança / o que fazer desse nós? / o que há em comum? / algo pra chamar de mesmo / algo pra chamar de um? / a mesma fé, um só amor, / um só amor… / venha o Teu reino, Tua vontade / Espírito Santo, sopra sobre nós / vem sobre todos com Tua bondade / Espírito Santo, sopra através de nós / o nó é a morte / o nós é ressurreição / o nó é a fome / o nós é o repartir do pão / o nós é anseio / de Deus para a criação / o nó é o pecado / o nós é redenção / Teu reino, Tua paz / vem e sopra sobre nós / vem e sopra sobre nós / Teu reino, Tua paz / Espírito Santo / sopra através de nós.”

Para quem não sabe, a Igreja Batista da Água Branca faz campanhas de Natal há mais de 20 anos, e o tema para a Campanha 2019 foi #UmNós , fazendo um trocadilho com a questão do emaranhado de fios, bem como o pronome nós, que devemos integrar o corpo de Cristo.

Como pode ser lido acima e ouvido na música, a ideia é relacionar os problemas que temos enfrentado, como a angústia e cansaço que temos vivido, os laços rompidos entre os irmãos em fé, os muitos que separam o eu do outro. Todos nós sabemos que os últimos anos foram difíceis, sofridos e doloridos para a Igreja Brasileira. A política foi o catalisador que externou os problemas, mas as fundamentações das opiniões tão divergentes são ainda mais graves, se partimos daquilo que Cristo nos ensinou.

Apesar da tristeza e dor profundas que os dois últimos anos nos causaram (a mim também), essa música veio me lembrar de sem o nós não há reino. A Bíblia nos ensina de que apenas amando é que mostramos que realmente somos filhos de Deus, e não devemos amar apenas aqueles que concordam conosco. O desafio verdadeiro do cristianismo é esse: amar a todos, e mesmo em meio à violência, responder as agressões com o amor que Cristo demonstrou por nós.

Toda vez que chega os versos: o nó é a morte / o nós é ressurreição / o nó é a fome / o nós é o repartir do pão / o nós é anseio / de Deus para a criação / o nó é o pecado / o nós é redenção eu me acabo em lágrimas. Lágrimas por entender que repartir o pão é ordem de Deus, por entender que divididos nós nos afastamos nos planos de Deus e, sinceramente, por não saber como desfazer cada um dos que tenho em meu coração para com os irmãos que me magoaram nos últimos anos.

Mas a graça do Evangelho é justamente a Graça e a Misericórdia de Deus. E por isso, essa música mexeu tanto comigo. Cada vez que vejo o clipe dela, com pessoas tão plurais mostrando o que é Reino de Deus, com a música interpretada em Libras, com crianças e idosos juntos, tudo isso aquece meu coração e me faz querer ser uma cristã melhor do que sou, para os que conheço e não conheço. Para os que amo e para aqueles que afastei de minha vida com um nó. Que 2020 seja um ano em que a Graça de Deus seja derramada em nossas vidas e que a Misericórdia e Amor de Deus possam restaurar nossos corações, e juntos, possamos caminhar e mostrar o amor de Cristo por todos ao nosso redor.

Posted in Artigos and tagged , , , .