Meu nome é Giancarlo Marx e hoje eu vou falar sobre o tema “A Verdade”.
Alguns episódios atrás trouxe aqui uma visão bíblica sobre as fakenews. Se você ainda não ouviu o programa, aqui vai um pequeno spoiler: Espalhar fakenews não é legal. Se você tem dúvida sobre a procedência de uma notícia, simplesmente não espalhe. Simples assim. Hoje faremos o caminho contrário. Vamos meditar um pouco sobre o que é a Verdade, à luz da Bíblia.
Em João 8:31-32, o evangelista conta que Jesus disse aos judeus que creram nele: “Vocês são verdadeiramente meus discípulos se permanecerem fiéis a meus ensinamentos. Então conhecerão a verdade, e a verdade os libertará”.
Esse trecho me deixa curioso.
Primeiro, no texto, ele está se dirigindo aos que creram, logo podemos chamá-los de Crentes. A estes crentes, Jesus orienta pra que perseverem naquilo que ele ensinou. O que pressupõe um conhecimento prévio daquilo que poderíamos chamar de Doutrina. E depois disso Jesus prevê que uma reação aconteceria: eles conheceriam algo que os libertaria do pecado. Esse algo Jesus chamou de Verdade.
Por muito tempo eu fiquei procurando esta Verdade libertadora, lutando contra meus pecados. Fuçava a bíblia toda atrás do conhecimento capaz de me tornar livre. Mas parece que quanto mais eu procurava, menos “livre” eu me via. Ao invés disso, mais neurótico eu me tornava, e mais pecador me reconhecia.
Mas, se aqueles crentes deveriam permanecer em seus ensinamentos, isso significava que eles já conheciam toda a doutrina, certo? E se eles já a conheciam antes de perseverar, eles já não deveriam estar libertos de seus pecados?
Demorei pra reconhecer que a Verdade capaz de me libertar não é uma informação que poderia ser lida, aprendida e memorizada. Não é um versículo mágico. A verdade não é um ritual, com “sim salabim”, “ocus pocus”, ou “abre-te sésamo”. Pra conhecer a Verdade não é preciso tomar conhecimento de algo. Mas de alguém.
A verdade é uma pessoa.
Alguns capítulos adiante, neste mesmo livro de João, Jesus vai afirmar com todas as letras: “Eu sou a verdade“. A partir desta revelação, falar em “defesa da Verdade” soa até meio patético, né? Mesmo assim um certo discípulo tentou defender a Verdade. Com sua espada ele decepou a orelha de um servo do sumo-sacerdote que pretendia levar a Verdade cativa.
Mas a Verdade não resistiu. Ao invés disso ela tomou a orelha, e recolocou-a no lugar. “Quem vive pela espada, morre pela espada“, disse a Verdade. E pra deixar bem clara sua patente (bem como destacar quão tola havia sido a investida do proto-apologeta) a Verdade garantiu: “Eu poderia pedir a meu Pai miríades de anjos para me proteger”.
Como seria possível defender a Verdade, se a Verdade abriu mão de absolutamente tudo? E quem seria idiota ao ponto de tentar saquear aquela que já não possuía mais nada?
Pois é exatamente assim que encontramos a Verdade.
A Verdade não estufa o peito. A verdade não se gaba. Ela não desafia o mundo a refutá-la.
A Verdade simplesmente É.
Para aqueles que buscam matá-la, ela solenemente retorna.
Para aqueles que buscam conhecê-la, ela placidamente responde: “EU SOU”.
E eu posso garantir que conhecê-la, meus amigos, é libertador.
Um forte abraço e até o próximo Ampulheta.
PARTICIPANTES:
– Giancarlo Marx
COISAS ÚTEIS:
– Duração: 05m13s
– Feed do Crentassos: Feed, RSS, Android e iTunes: crentassos.com.br/blog/tag/podcast/feed Para assinar no iTunes, clique na aba “Avançado”, e “Assinar Podcast”. Cole o endereço e confirme. Assim você recebe automaticamente os novos episódios.
CITADOS NO PROGRAMA:
– Fake News | Ampulheta 17
– João 8:31-32
– João 14:6
– Mateus 26:52
– Mateus 26:53
OUÇA O PROGRAMA PELO YOUTUBE:
– A Verdade | Ampulheta 19
Críticas, comentários, sugestões para crentassos@gmail.com ou nos comentários desse post.
OUÇA/BAIXE O PROGRAMA:
Podcast: Play in new window | Download (Duration: 5:14 — 3.7MB) | Embed