Relaxa, Deleite e Goze

couple-2300103_1920Tem um meme de internet que eu ri litros, é o de uma menina oferecendo um cartão da C&A que diante da afirmativa positiva da pessoa que ela abordava ela ficou com a a cara de “E agora? O quê eu faço? Me ensinaram só até aqui”.  Pois é, talvez seja exatamente o que você esteja passando agora no seu casamento.

Te ensinaram que não poderia transar antes do casamento, certo? Não sei se você conseguiu não transar, com os pensamentos, com as mãos e por fim de fato. Se conseguiu ok, se não, ok. Fato é que você está num casamento e as coisas parecem estranhas.

Digo que o primeiro ano de casamento é o pior. O segundo é menos e assim por diante. Portanto creia, pode melhorar sim.

Mas por que os casamentos tendem ser um mar de espinhos (há rosas, mas elas estão um nível acima bebê)? Por que as coisas não se encaixam bem (trocadilhos são uma praga, quem me livrará deles?), por que há tantos dias de tensão quando se queria viver apenas a plenitude de cada tesão? A resposta é que: não nos ensinaram a ter uma vida de casados. Se ocuparam boa parte do tempo em não nos quererem transando. Havia a promessa de que o casamento seria o céu. Só não avisaram que o roteirista disso era Dante Alighieri e que antes iríamos fazer uma visita ao Inferno.

Boa parte da nossa educação é para o sexo, ou para o não sexo. Gastamos muito tempo falando sobre o benefício do sexo dentro do casamento, como se o mundo girasse em torno do sexo. E pasmem, depois que se casa, o sexo não existe. Bem, existe, mas não é naquela frequência que você queria nem tão performático como se imaginava. Não nos ensinaram sobre viver a dois na vertical. Só não queriam que estivéssemos na horizontal antes do tempo. Mas a vida de casal se faz mais em pé do que deitado.

Enquanto escrevo este artigo, lembro-me dos meus primeiros dias de casado. Éramos tão despreparados, sem apoio da família e sem o cuidado pastoral. Só a graça de Deus sobre nós. Tantas perguntas rondavam a minha cabeça. E a solidão neste momento é a pior companhia. Entrei nesse negócio sem saber bem o que era. Entrei de cabeça (trocadilhos à parte), mas outro dia te conto mais detalhes. Voltemos ao tema. Seu casamento.

Vou ter dar algumas dicas para adoçar os seus primeiros dias de casamento. Se achar que alguma te serve, vá em frente.

  1. RELAXA

Você não tem a obrigação de fazer esse negócio funcionar sozinho (estou falando do seu casamento). Há o outro nesta relação. Confesse suas preocupações e não, não mesmo, jogue esta preocupação como uma carga nos ombros do outro. Compartilhe apenas a dificuldade e relaxe. Vai dar certo. É um dia depois do outro. Viva todas as experiências juntos. Nivele as expectativas para perto do zero. Ninguém tem que completar as suas carências afetivas e mal resolvidas. Deixe o outro ser seu ou sua parceira em paz. Se entregue de corpo e alma nisso, mas não espere um prêmio por esta atitude. Relaxe. Vai dar certo.

  1. CONTEMPLE

Cada dia é um dia e a este dia, cabe o seu mal. Contemplar o dia, as pequenas coisas do hoje, do agora, deste instante. Do cheiro do cabelo da parceira, do perfume do parceiro. Das lembranças que flutuam na mente durante o dia, da sensação gostosa de ver uma mensagem no celular, de uma mensagem encontrada na agenda do dia. Contemple as pequenas coisas, evite as grandes problematizações da vida. Só sinta o momento. Do beijo molhado, do abraço, do cafuné. Contemplação do ordinário, do comum, do simples vai te ajudar a manter firme nos dias de tribulação. Nos dias difíceis. O simples salva.

  1. GOZE

Sabe de uma coisa, você não merece nada do que tem. Sabia disso? Não merecia nem estar vivo ou viva, não merece ter um texto deste para te ajudar, não merece respirar o ar que respira, não você não tem direito a nada! Então, se está podendo fazer tudo isso por favor, GOZE. Usufrua. Gente que acha que tem direito e que merece afronta a Deus. Ele nos dá tudo por graça, então GOZE e não resmungue. Não murmure o salário baixo (lute para melhorar), não resmungue o que não tem, o que não fez, o que não é reconhecido, faça um favor a si mesmo ou mesma: GOZE, goze muito (aqui não é um trocadilho) com a pessoa amada todas as pequenas coisas que você ganhou por graça divina. GOZE a alegria de ter alguém com quem dividir seus sonhos, suas lágrimas, seus sorrisos, seu prazer, seu corpo. Goze com todas as forças cada minuto, cada dedo no cabelo, cada suspiro, cada gemido, cada coisa que vier disso. Goze plenamente o direito de gozar.

Relaxa, Contemple e Goze. Tenha a plena paz que o Senhor te deu para viver o hoje.

Estou por aqui se precisar de alguma coisa.

É isso.

Abraços do Burja.

Posted in Artigos, Sessões and tagged , , , , , , , , , , , .