O cristianismo e nossas opções políticas

cristianismo opções políticas

Eu sou um ateu político, ao menos no senso comum do termo política. E esses últimos tempos de Operação Lava Jato me fizeram reforçar ainda mais meu ateísmo político.

Nós vamos todos morrer, vai surgir uma nova geração e ainda assim não vamos conseguir nos livrar da ideia de que evagelho não tem nada a ver com posições políticas.

Vejam só: no Brasil “é pecado” ser cristão e ter um posicionamento político de esquerda (de acordo com a média chamada ortodoxa no Brasil). Mas aqui na França, quando você se diz cristão, todos (inclusive os laicos) te associam com um posicionamento político de esquerda.

Assim, as associações políticas mudam de acordo com o lugar do mundo onde você vive. Porém o evangelho é o mesmo (ou deveria ser o mesmo) em qualquer parte do mundo. O evangelho é atemporal e não depende da região geográfica onde você vive. Logo, essas associações políticas são incompatíveis com o Evangelho. Portanto, seja direita ou esquerda, sejamos acima de tudo cristãos. Por isso, não é proibido, e nem é pecado ser de direita e ser cristão ou ser de esquerda e ser cristão, contanto que os valores do Reino de Deus sejam o nosso guia supremo e não nosso posicionamento político.

E sem esses argumentos infantis de que a “esquerda” matou milhões ou de que a “direita” exclui os mais pobres. Já estamos maduros o suficiente para superar esses argumentos, não?

Quer ser de direita ? Seja ! Quer ser de esquerda ? Seja ! Viva politicamente com os ideiais dessas correntes, mas tenha antes de tudo amor a Deus e pelo próximo. Isso quer dizer que se qualquer coisa dentro do seu sistema político estiver contrário aos padrões bíblicos, rejeite este aspecto do seu posicionamento político por mais que seja valioso para você. Isso é o que Jesus quis dizer quando ele deu o exemplo de arrancar um olho ou a mão se eles te fazem pecar. Não sejamos infantis: existem coisas boas na política de esquerda e existem coisas boas na política da direita. Temos que amadurecer nossas ideias e aceitar isso.

Um privilegia a sociedade como um todo, o outro privilegia o indivíduo, o cidadão. Acho que dá para vivermos em paz assim, não?! Imaginem o problema que Jesus não teve para colocar no mesmo grupo Mateus, cobrador de impostos e Simão zelote, o nacionalista extremista. Eles tinham posicionamentos políticos completamente opostos. Claro que eles não tem nada a ver com a nossa direita ou esquerda, mas serve para exemplificar posicionamentos políticos completamente contrários de um mesmo grupo. E ambos seguiram Jesus. E não se diz na Bíblia que Jesus tenha reprovado nenhum dos dois por seus posicionamentos políticos. Por que achamos que temos o direito de fazer isso hoje em dia?

Esta situação nos mostra que nós não sabemos usar a nossa consciência submissa ao Espírito Santo e às Escrituras. Em última análise, nós não confiamos que o Espírito Santo pode mudar a vida de alguém, pois sempre precisamos dar a nossa receita de conversão e do que é verdadeiramente ser cristão.

Bom, pra mim chega dessa bobagem de comparações entre cristianismo e política. Sejam o que vocês quiserem, eu jamais poderei julgá-los com base em seu posicionamento político.

Um abraço aos meus amigos de esquerda (e tenho muitos deles graças a Deus). E um abraço aos meu amigos de direita (os quais também tenho em abundância, graças a Deus).

Alexandre Milhoranza

Posted in Artigos and tagged , , .