Sobre o sexo antes do casamento…

Diariamente recebo perguntas sobre SEXO ANTES DO CASAMENTO e mesmo que eu já tenha escrito mil vezes a resposta de maneira mais sucinta, na oportunidade de hoje, tentarei sanar algumas duvidas de maneira que não haja mais qualquer duvida sobre a MINHA OPINIÃO sobre este assunto, e para tanto, componho o texto a seguir.

 sexo-ante-do-casamento

Com toda certeza é uma grande angustia a questão sexual dentro das igrejas evangélicas, pois como sabemos (pelo menos alguns sabem), o sexo, dentro das igrejas evangélicas é historicamente tratado como tema proibido, e todo pecado de ordem sexual tem tratamento diferencia. Herdado da nossa cultura ROMANISTA talvez? Creio que sim. Nos evangélicos Sul-americanos temos a característica de, por falta de uma identidade própria, criamos a contra-imagem católica como nossa, negando tudo que os discípulos do Papa tem, e acabamos por jogar no lixo tudo de bom que essa cultura gerou, e em contrapartida, acabamos por assimilar muito do que a cultura católica tem de ruim, e essa neura com o sexo, acredito eu, vem de lá.

A questão é que sempre que o assunto sexo entra na pauta, as bochechas ficam vermelhas na mesma medida que o assunto é substituído por outro ou ainda em outros casos, o debate nunca e posto na mesa pois a resposta já está dada sem que exista qualquer debate: É PECADO!

Com o avanço dos tempos, e com a atual geração sedenta de respostas que saciem sua sede de resposta e que ajude a controlar seus instintos primários, acaba se torturando por viver numa religião que deveria ser ATEMPORAL (o cristianismo) numa instituição completamente datada que não tem espaço para a evolução do pensamento.

1. Ter desejo sexual é normal: Por mais que o seu pastor tenha dito que é pecado ou que e o diabo que coloca “essas coisas” na sua cabeça, saiba, que sentir desejo sexual é normal e não tem nada de errado nisso. Pense comigo, por mais chocante que isso possa parecer: Seu avô tinha desejo sexual por sua avó, e se não fosse assim, talvez você não estivesse aqui para fazer perguntas pra mim pelo ask.fm/crentasso. Sim, ele, seu pai, sua mãe, os lideres do louvor da sua igreja, até padres e freiras sentem atração sexual. Sem desejo sexual, nossa raça, os humanos, se extinguiria. O Sexo não é algo ERRADO por excelência, ele é parte do processo pelo qual Deus estabeleceu para que os humanos primordiais continuassem a espécie lá em gênesis, acredite que aquilo é literal ou simbólico, sem sexo, não teríamos passado do Adão.

– Mas Barba, o meu pastor disse que é pecado SENTIR essas coisas –

Bem, pelo pouco que sei da bíblia, nunca vi em nenhum texto, que SENTIR atração sexual por pessoas do sexo oposto seja um pecado. Sentir atração sexual por outra pessoa é tão natural quanto sentir fraqueza quando passa muito tempo sem comer, sentir medo quando está ameaçado, sentir sede quando está um clima quente, etc… A atração é nada mais que a resposta do corpo a uma ação natural, e mesmo que seu líder force a barra dizendo que temos que negar a nossa natureza, ou que não somos desse mudo, eu simplesmente iria questionar o motivo dele ficar com raiva quando contrariado? Porquê somos humanos…

2. Então posso transar antes do casamento? Opa… Pera lá… Antes disso queria falar de alguns outros detalhes.

2.1 Vamos pensar sobre o que é o CASAMENTO na Bíblia? A bíblia foi escrito durante muitos anos, e nesse tempo, as pessoas se casavam muitíssimo mais cedo do que hoje. Maria de Nazaré não era mais que uma adolescente quando Jesus veio à luz, e agora, com o perdão dos amigos católicos que acreditam na permanente virgindade dela, é exatamente no momento em que o corpo está despertando para o sexo. Hoje, temos que estudar, nos formar, arrumar emprego, trabalhar, comprar casa, comprar carro, mobiliar a casa, trocar de carro, mestrado, trocar de carro, para daí sim nos casarmos, tipo, lá pelos 40 anos? Pois é… Nosso organismo foi preparado para uma coisa e estamos fazendo outra e isso reflete na obesidade, no stress, e é claro, nessa neura sexual.

2.2 O Ato Sexual era, em si, o casamento, na bíblia? Bem, alguns afirmam isso de maneira categórica, em especial para acusar que pratica sexo antes do que aqui chamarei de CASAMENTO OCIDENTAL (o casamento, com festa, véu e grinalda, sapato, gravata, presentes, etc…), no objetivo único de fazer com que o MEDO seja a maneira mais eficaz de transmitir o evangelho do AMOR, as vezes por maldade, as vezes por ignorância mesmo. Já ouvi toda sorte de absurdos, mas o mais usual é:

Barba… eu namoro a alguns meses e acabei resvalando, ou seja, comi a sobremesa antes da janta… Ela é a mulher da minha vida, não tenho duvidas sobre isso. Você acha que meu casamento será amaldiçoado por isso ou ainda temos chance de ser feliz? Obrigado”

Sentiu o peso da parada? Provavelmente, algum LIDER PIEDOSOS teve o cuidado de anunciar o evangelho de Cristo para esse jovem, através do MEDO, ameaçando o futuro casamento dele de estar fadado ao fracasso.

Sem falar, é claro, que num país onde o pecado estrutural do MACHISMO é tratado com brincadeiras pelos representantes do clero, garotas que acabam cedendo à tentação, acabam se punindo e sendo punidas, como neste caso

Pode uma garota não virgem e se arrependendo amargamente de seus atos sexuais antes do casamento e ser virtuosa segundo a bíblia? pode ela esquecer todo o passado e suas relações sexuais? pode ela restaurar sua pureza? ter aquela certa inocência? ter sua consciência limpa? esquecer as sensações? Pode ela ser pura novamente? ou pelo fato dela ter perdido a virgindade irá ter consequências no casamento?”

É claro, que muita gente honesta e disposta a fazer uma analise fiel da bíblia acaba por dizer que o SEXO é o CASAMENTO, mas segundo minha analise, não é isso que ocorre.

2.3 Ufa, então você é favorável ao sexo antes do casamento? Não foi isso que eu disse em nenhum momento até agora neste texto, por mais que alguns amigos reformadões possam tentar insinuar… Quando alguém afirma CATEGORICAMENTE, de maneira IRRESPONSÁVEL dá a ideia de que QUALQUER RELAÇÃO SEXUAL é LÍCITA, e convenhamos.. Isso não é verdade, segundo os padrões éticos do cristianismo… Não sou favorável ao SEXO SEM CASAMENTO, mas como já foi comentado a pouco, a questão é:

3 Se, biblicamente, SEXO não é o casamento, é a festa ou o registro civil? Pois então, sempre rola essa duvida, o CASAMENTO OCIDENTAL é dividido em 3 partes:

a) Casamento civil

b) Benção na igreja

c) Festa de casamento

obs.: Na maioria dos casos, B e C são praticamente a mesma coisa.

Pois bem… considerando, portanto que o CASAMENTO OCIDENTAL é uma triunidade que é  constituída desses 3 eventos, existem algumas considerações a se fazer:

Se o sexo LEGITIMO é apenas aquele que é realizado dentro do casamento, um C.O. que falta alguns desses pontos, acaba por dar vazão para um sexo ilegítimo? Já recebi perguntas como:

“Delicioso Barba… Estou noiva e meu casamento CIVIL acontecerá numa data e o casamento religioso, por força de esperarmos parentes de outro estado vir, acontecerá 2 semanas depois… Se eu fizer sexo com meu noivo nesse período, estarei pecando? Aguardo Sua resposta com muita ansiedade…”

Se considerarmos que o casamento que vale é o casamento na IGREJA, a garota estaria pecando se estivesse transando com o noivo, certo… Mas se considerarmos que igrejas mais serias o fazem casamento religioso se houver casamento civil, bem, consideramos que o casamento civil é pré-requisito para o religioso, tão importante quanto…

Falando em festa… Vamos considerar que a festa seja parte disso tudo. Se dissermos isso, teremos que concordar que SEXO é só para quem tem dinheiro, pq fazer uma festa de casamento, realmente não é nada barato no Brasil do séc. XXI.

Então, o que posso dizer é que CASAMENTO não é o SEXO, como já disse a pouco, mas também não é o O.C.

4 Então, sapientíssimo barba, o que, potchocas, é o casamento (para que eu saiba, quando eu posso ou não transar) bem, lá vamos, nós…

Você que é legalista ou apenas um conservador, já vá preparando suas pedras, pois a qualquer momento, você vai sentir o desejo de me apedrejar, e se você ler o texto até o final, eu prometo que não vou ficar bravo nem nada assim, mas vou tentar me defender.

O texto bíblico mostra Jesus sendo duro quando fala do divórcio e muitas pregações ao longo do mundo cristão são constituídos a partir daquela frase de Jesus, sempre com a ótica conservadora de reprimir, qualquer divórcio, que não seja motivado pela “imoralidade sexual” de um dos cônjuges.

Jesus respondeu-lhes: É por causa da dureza de vosso coração que Moisés havia tolerado o repúdio das mulheres; mas no começo não foi assim.

Mateus 19, 8

Mas tem um outro texto, que as vezes passa desapercebido, o qual é:

“Vocês ouviram o que foi dito: ‘Não adulterarás’. Mas eu digo: Qualquer que olhar para uma mulher e desejá-la, já cometeu adultério com ela no seu coração.

Mateus 5:27-28

São dois textos muito duros e que de maneira geral, já tem suas interpretações fechadas, e por conta disso, poucos pensam sobre isso, mas vamos analisar um pouco

Em Mateus 5:27-28, Cristo bate tão forte na cabeça dos discípulos, que eu nem sei como ele continuou com alguns poucos seguidores… Pense comigo: o “julgo pesado” dos fariseus era o de que você não deveria trair sua esposa, não poderia ir pra cama com outra mulher, mesmo sem ser cristão, muitos homens nunca traíram suas esposa fisicamente, mas Cristo vem, e com seu “julgo leve”, diz que você não pode, nem ao menos olhar pra uma mulher que passa na rua, ou na internet… Como diz C.S.Lewis, “Esse homem chamado Jesus, ou é de fato, o FILHO DE DEUS, ou é um lunático completo”

Simplesmente, não faz sentido acharmos que a proposta de Cristo seja mais LEVE do que que foi, historicamente, ensinado pelos fariseus se continuarmos pensando como sempre pensamos, mas se repensarmos a nossa fé, a nossa maneira de entender o evangelho, talvez possamos passar a ver a outra face da moeda.

Quando Cristo diz que “Qualquer que olhar para uma mulher e desejá-la, já cometeu adultério com ela no seu coração”  pelo pouco que conheço de Cristo, não acredito que ele esteja fazendo, o que alguns amigos teólogos chamam de “teologia do cagaço”, assustando os discípulos para que eles, por medo de olhar para outras mulheres, acabem pecando e tendo que cumprir todo o ritual de purificação que cabia aos judeus, de modo contrário, pelo que li até hoje, o que Jesus propõem não é uma nova doutrina, mas uma mudança de consciência, o que Jesus diz, é:

“Não adianta não olhar, virar o rosto ou evitar ao máximo qualquer contato com mulheres, se você não tiver um coração que não é adúltero, vocês não podem ser irrepreensíveis por fora se não o for por dentro… Aparência de santidade não basta, você precisa se CONVERTER na sua maneira de pensar, e isso vai mudar a sua maneira de viver… O jugo dos fariseus é a aparência, o meu jugo é a transformação de vida”

Eita Jesus Maravilhosos (momento pentecostal)

Vamos ao outro texto agora, Mateus, 19, 8, que diz que Moisés tolerava o divórcio por causa da dureza do coração dos homens, revisto agora, por uma ótica em que Jesus não faz nada para assustar ou amedrontar (como fazem seus discípulos),

O divórcio só é tolerado por Moisés, por que as mulheres, as mais fragilizadas neste contexto, precisavam de um documento de repúdio, para não serem simplesmente abandonadas ao serem trocadas por outras, nenhum homem poderia jogar sua mulher fora, todo homem teria que dar conta do motivo pelo qual estava fazendo aquilo e salvo em caso de adultério, os demais motivos são sempre egoístas da parte do homem que abandona a mulher… Mas é pela DUREZA dos corações, por que esses homens não haviam se convertido, não tinham modificado, sua forma de pensar. O casamento deveria ser a integração de duas pessoas, um homem e uma mulher (desculpem os amigos homossexuais, mas a minha visão é a bíblica) que se convertem um ao outro de maneira integral, integralizada.

Disse então o homem:

“Esta, sim, é osso dos meus ossos

e carne da minha carne!

Ela será chamada mulher,

porque do homem foi tirada”.

 Por essa razão, o homem deixará pai e mãe e se unirá à sua mulher, e eles se tornarão uma só carne.

O homem e sua mulher viviam nus, e não sentiam vergonha.

Gênesis, 2, 23-25

O homem, antes da queda, faz uma declaração de amor à mulher que Deus havia lhe dado, “ela é osso dos meus ossos, é carne da minha carne”, não existe mais um limite entre eu e ela, não há como distingui o que é o homem e o que é a mulher, o que é de propriedade do homem e o que é propriedade da mulher, pois ambos são um, não são mais dois, são um, integrados, são o mesmo ser, sem que um oprima o outro, sem que um seja mais que o outro, e é por isso, que o homem vai abandonar sua antiga família, vai abandonar as coisas de quando era filho para se tornar agora marido e se possível, pai, o homem, vai romper com seu status de filho protegido é tornar-se-á agora, o provedor da casa, vai assumir a mulher por completo, ele será O HOMEM dessa mulher e a mulher se tornará A MULHER deste homem, formando um casal, formando a unidade mínima da matemática de Deus.

Você percebeu, que não rolou:

a) Casamento civil

b) Benção na igreja

c) Festa de casamento

Foi o próprio homem que declarou que a mulher era carne de sua carne ou osso dos seus ossos, ou seja, em poucas palavras:

O homem teve bolas para assumir a mulher. O homem “pegou” aquela mulher pra si, integralmente. E eis aí, o ponto que, pra mim, define a legitimidade do sexo.

5 Mas então, se eu ME CASAR, quer dizer que eu terei assumido a minha noiva integralmente? Pois então fera, é justamente o ponto, a resposta é “Não necessariamente”

Quantas mulheres são violentadas por seus maridos nos seus quartos? Não por violência física, mas por violência psicológica, com aquele papo de “obrigação matrimonial”, manja? Quantas mulheres são obrigadas a se sujeitar praticas sexuais que não lhes trazem prazer, pura e simplesmente por pressão emocional dos seus legítimos esposos? E é claro que também existem mulheres que se portam como prostitutas, usando o SEXO como chave de acesso a tudo aquilo que querem de seus maridos? Quantas mulheres chantageiam seus maridos com sexo fazendo do que deveria ser o complemento de um relacionamento integral, em uma moeda de troca.

Esses casal, se assumiu integralmente? Um homem, mesmo dentro do casamento convencional, que usa sua mulher para se satisfazer sem levar em consideração os sentimentos e as demandas do corpo dela, estará sendo UM com ela? Uma mulher que negocia sexo com seu marido em troca de algo que lhe interesse, estará sendo UMA com ele? a resposta é NÃO, e esse sexo, mesmo dentro do casamento, é ILEGITIMO pois não contempla o “tornar-se uma só carne”, antes, objetiva o prazer e satisfação de apenas um dos lados, utilizado a outra pessoa como objeto para isso. Os seja, mesmo dentro do CASAMENTO OCIDENTAL, esse sexo não será santo.

6. Poham, Barba… quanto mais leio, menos entendo. Pois então vou dar uma resumida para terminar de uma vez com esse texto gigante. (se você chegou aqui, você é um vencedor)

Conclusão

Fatalmente, numa sociedade capitalista e pós-cristã como a que vivemos, o cristianismo é visto como apenas um ritual social, e as aparências são privilegiadas antes das mudanças de atitude que o próprio Cristo pregou, somando a isso o nosso HEDONISMO, a busca pelo prazer imediato, acabamos por nos tornar uma geração que busca o sexo como um cão sedento busca por agua. Contudo, os rituais religiosos acabam se tornando um obstáculos para esse nosso objetivo.

Na ânsia de suprir essa demanda do corpo, muitos jovens acabam casando apenas para poder fazer sexo, sem a compreensão de que exatamente significa ser uma só carne, sem saber o que significa o casamento em termos bíblicos, gerando infantilização emocional e desorientação sexual, frustração com o casamento e o sentimento de estar preso a outra pessoa pelo resto da vida, para não acabar indo para o inferno.

Por outro lado, algumas pessoas que se assumem integralmente, mas não passam pelos ritos da religião são tomados como adúlteros por não ter condições sou mesmo o desejo de passar por um ritual.

É claro que é melhor que o casamento ocorra, em especial por questões jurídicas, mas a lei dos homens não pode ser superior à consciência do cristão, que antes de qualquer punição, humana ou divina, deveria ter medo de trair sua consciência transformada, provando para si mesmo que não se converteu como julgava haver se convertido.

Todo sexo sem que ambos se assumam integralmente é fornicação, seja ele dentro ou fora do C.O.

A palavra de Cristo não é de acusação, é justamente a ressignificação do casamento, para que aqueles que estão dispostos a se tornar um, tenham liberdade para isso, independente de qualquer aspecto externo a ambos, que agora são um.

Posted in Artigos and tagged , , , , .