#TERMINEI – A historia das ideias e movimentos anarquistas, Vol I

Saudações…

Faz tempo que não escrevo aqui nessa gaveta do blog, onde colocamos os livros que lemos e que eventualmente dedicamos um tempo para refletir sobre eles e indicar aos amigos que acompanham o blog.

O autor dessa obra, George Woodcock (8 de Maio de 1912 – 28 de janeiro de 1995) foi um prestigiado  escritor canadense de poesia, ensaios, críticas, biografias e obras históricas. Ele também foi o fundador (em 1959) do jornal Canadian Literature (Literatura Canadense) – o primeiro jornal dedicado à escrita canadense. Em outras partes do mundo, ele provavelmente é mais lembrado por ter escrito Anarchism: A History of Libertarian Ideas and Movements (1962), uma das grandes sinopses do anarquismo. E é esse livro que eu trago até vcs.

A obra, dividida em dois volumes, não trata-se apenas de um panfleto sobre as vantagens dos anarquistas diante dos demais modos de pensar a sociedade e a economia, muito mais que isso, o texto traz detalhes da vida de alguns dos principais pensadores do anarquismo e como a arvore genealógica do pensamento anarquista se estabeleceu ao longo da historia.

A ligação ideológica entre os pensadores, algumas vezes nem um pouco proposital, mostra como culturas distintas e pessoas em lugares diferentes buscam de alguma maneira um pondo em que o homem não precise se submeter a outros homens , como homens buscam a liberdade de seus semelhantes e como buscam se organizar de maneira que não haja opressão uns pelos outros, e que todos possam desfrutar da terra, do trabalho e desenvolver seus espírito1397881766_633338873_1-livro-historia-das-ideias-e-movimentos-anarquistas-vol-i-a-ideia-george-woodcock-butantas de maneira a se tornarem homens melhores…

Os pensadores abordados foram, Godwin, Stiner, Proudhon, Bakunin, Kropotikin, Tolstoi, e suas obras literárias assim como atos pela causa, são descritos de uma maneira rica de detalhes mostrando como o discurso deles (pelo menos da maioria deles) não se distanciava de suas vidas.

Eu recomendo grandiosamente a leitura desse livro para quem quer conhecer mais o sistema anarquista e até por quem quer critica-lo, pois o autor não privou alguns pontos fracos do caráter de alguns dos autores citados…

Eu achei o livro na estante do um amigo Danni Distler, e depois procurei e encontrei em pdf na net comprei num sebo por menos de 20 reais… valeu a pena o investimento se vc estiver querendo conhecer mais um sistema politico que se opõem a qualquer tipo de opressão.

Posted in Artigos and tagged , , , , , .