Tem dinheiro pra eventos mas não tem dinheiro pra projetos. Porque?

Jean_Valjean

5 motivos elementares* do porquê o dinheiro investido em eventos de Missão Integral não são investidos em projetos de desenvolvimento humano. Se tem tanto pobre precisando, porque se gasta mais tempo falando que eles precisam de ajuda do que ajudando eles?

I
A igreja evangélica se manifesta através da pregação, do discurso. Querendo ou não, a Missão Integral nasce dentro dessa lógica de trabalho. Como diz Marcelo Gualberto: Crente pensa, pensa e faz culto.

II
É mais fácil convencer uma igreja a participar de um evento tal ouvindo palestras do que convencê-la a ajudar num projeto qualquer. Pior se esse projeto não visa a conversão de ninguém, visa somente sinalizar o reino.

III
Como o próprio René Padilla nos lembra, a divisão de uma frase de Efésios em mais versículos (somos salvos pela fé/ e feitos para boas obras — Efésio II. 8-10) causa toda uma má-interpretação protestante que é pregada faz alguns séculos. A Missão Integral é um princípio de tentar juntar essas duas questões, fé e obras, que, de uma visão hebraica**, nunca deveriam ser separadas.

IV
Somos evangélicos capitalistas. Tudo vira filão de mercado. Por um lado é bom, afinal a pregação é constante, fagulhas são lançadas e em algum lugar o fogo pega. Por outro lado é ruim, pois se reduz o impacto dessa pregação a esses ambientes de final de semana. Registra-se uma foto com um pregador que ajuda os pobres e por consequência se ajuda o pobre.

V
(Que é o primeiro ponto disfarçado.) Enquanto a igreja for centrada em cerimônias religiosas ao invés de trazer vida em abundância, vamos continuar criando diferentes cerimônias pra tentar fugir das cerimônias. Os profetas nunca foram tão atuais.
__

* Um sexto motivo que vai além do âmbito igreja é a distância entre teoria e prática. O mundo acadêmico é distante do mundo não-acadêmico que acarreta em extremos, ou se vive da teoria ou da prática, ou pensa ou faz. O ideal é pensar e fazer, fazer e pensar, juntar os que refletem com os que põe a mão na massa e, no Brasil, temos um sério problema com isso.

** Isso talvez não seja só uma questão hebraica. Ulisses, em Odisseia de Homero, diz que espera encontrar no caminho de volta para casa alguém que seja temente aos deuses que receba e cuide de um extrangeiro voltando pra sua terra. No hebraico existem palavras que tem esse significado, shalom é a mais significativa. Traduz-se shalom como paz, mas shalom é mais um sentimento de paz, mas uma estrutura que permite que exista um ambiente de paz: sem o básico pra viver não existe paz.

Kyrie eleison

A imagem que ilustra esse post é do francês Gustave Brion, e foi feita para o livro Les Misérables (Os Miseráveis) de Victor Hugo.

Posted in Artigos.