Dicas de como Fazer Amor #pastorais

 

                                                                                                                                 “O amor deve ser sincero. Odeiem o que      é mau; apeguem-se ao que é bom”.

(Paulo aos Romanos, 12.9)

 

É possível Amar as pessoas do jeitinho que Jesus pediu?

Amar pode dar certo, mesmo que nem sempre haja alegria nisso.  Particularmente estou cansado de gente que dificulta qualquer expressão de amor. Há por parte destes uma imagem muito José Alencariana da vida, onde tudo é muito romântico.  Não existe nada de muito glamour em amar. Geralmente este ato significa: ter paciência, que não é fácil e exige muito sacrifício; ser bom, o  que nestes tempos é ser confundido como otário; não ser invejoso , a não contar vantagem e não maltratar ninguém (obrigatoriamente estas qualidades me fazem refletir se vale a pena ter uma conta no facebook e no Instagram).

Amar requer esforço, dedicação e alguém a quem depositar este amor.  Quando somos orientados a amar como Cristo Amou a primeira vista parece fácil, no entanto esta primeira impressão vai esvaindo como água pelo ralo a medida que você foca no caráter dos primeiros discípulos Dele.  Nos momentos que antecedem a sua captura pelo sinédrio, quatro de seus discípulos mostram a cara. Um sai para traí-lo (Judas); outro não entende nada do que está acontecendo e o nega três vezes (Pedro); outro duvida de tudo (Tomé) e por fim o outro quer provas de que Jesus era quem dizia ser (Filipe). Amar gente assim é o Ó.  Estes são alguns dos personagens que Jesus amou de forma incondicional, há outros:  ingratas (Marta), cegos e medrosos (os dois do caminho de Emaús), violentos (João), anônimos  (Nicodemos).

Amar requer querer amar, e este ato não é algo que surge do nada. Quem acha que o ato de amar é “deixar fluir”, comete o erro de confundir as coisas. Amar é um ato que está mais para o racional e  do que para visceral.

Quando você diz não acreditar no amor, você está dizendo na verdade que não acredita nas pessoas que foram alvo do seu amor. Assim toda vez que alguém trai o seu amor, não o correspondendo ou não o levando em conta, eles estão sendo apenas aquilo que de fato são:  gente.  Gente é assim. São carentes de amor verdadeiro e racional. Nem sempre vai ser tranquilo e prazeroso amar. Visto que aquele que te pede para amar como ele amou morreu para provar que é possível. Então…

 

Onde rompemos o ciclo? Amando de forma racional e planejada. Desejo amar, sem medo, sem receios e sem expectativas. Amar do jeito que Jesus pediu para que amássemos é agir de forma madura, equilibrada e cheios do Espírito Santo. A nossa vida ordinária depende muito do amor desprovido de imaturidade. Por isso deixe de mimimi, melindres bobos, queixas de quem se sente lesado(a) e vamos em frente, perdoe, supere e ame. Não perca mais tempo. Cresça e Ame!

É possível amar do jeito que Ele nos pediu que amássemos.

(este texto é parte de uma sequência de #pastorais sobre a vida ordinária em Romanos 12)

Posted in Pastoral and tagged , , , , .