#mpc2012: Movimento de Resistência Espiritual

É assim que Christian Gillis, um dos nossos professores no treinamento, chamava o discipulado. Discipulado é filhote do movimento dos profetas que surge como resistência aos reis de Israel que teimavam em não seguir a Deus. O movimento dos profetas são os primeiros que seguem de forma mais real a noção de discipulado (a partir de 1 Rs 19, Elias passa a preparar Eliseu para ser profeta), um acompanhamento próximo de ensino e mentoria, já que o povo havia esquecido a clara recomendação dada por Deus quando Moisés organizava Israel antes de entrar na terra prometida — a ideia inicial de Deus é que os ensinamentos divinos, a Lei, fosse passada de pai pra filho de forma natural, em tua casa, e andando pelo caminho, e deitando-te e levantando-te (Dt 6. 6), porém o que aconteceu foi uma religião, religião no mal sentido da palavra, baseado em sacrifícios, leia-se sacrifícios no sentido de ritos sem sentido, mecanismos automáticos de perdão que não transformam nem redimem o caráter (Am 5. 21-23), ao invés de misericórdia que transforma (Os. 6.6).

Movimento é algo que acontece, que continua e que não pára. Resistência é uma palavra forte, tem apelo político e um sentido de segurar as rédeas para que caminhemos na direção certa. É mais forte ainda se perceber que os profetas, talvez os pais do discipulado (coloco talvez porque acredito que uma ou outra família deve ter seguido a ideia divina de ensinar seus filhos, mas deve ter sido excessão das excessões pois até os filhos de Eli, Samuel e do rei Davi não seguiram o caminho de seus pais — apesar de que Salomão deve ter voltado ao caminho de Deus depois de seu desvio — mas não estudei isso a fundo pra afirmar isso com todas as letras), surgem como oposição ao rei, enquanto a gente ouve em várias comunidades cristãs pra sermos submissos aos nossos políticos e representantes legais. Resistência Espiritual é um termo mais forte ainda se você perceber que a espiritualidade cristã é uma espiritualidade tátil, sensorial e empírica, que acontece no nosso dia-a-dia, ajudando e cuidando do próximo, bem-aventurando os menores, os pobres de espírito, as crianças, os moradores de rua, as prostitutas, os marginalizados, os corruptos, aqueles que são amaldiçoados e excluídos por nossa sociedade.

Esse Movimento de Resistência Espiritual é a imitação de Cristo, esse cuidado de quem quer se aproximar de Jesus é a resposta de quem pergunta “Como posso fazer parte do Reino de Deus?”, isso é amar a Deus e amar ao próximo, é a partir disso que devemos montar nossa caminhada com Cristo, é a partir disso que nossa vida é aproximada com a do Nazareno só assim que podemos ser confundidos com Jesus, o Cristo.

Kyrie eleison

A imagem que ilustra esse post é um ícone com o profeta Elias, pra mim o primeiro profeta, feito no século 18 no monastério de Kizhi, Karelia, Russia.

Leia também:

Então você quer mudar sua comunidade?

Jesus como modelo

Posted in Artigos and tagged , , , , .