Em Junho de 2018, fiz uma série de posts analisando as camisetas que as seleções masculinas de futebol usariam na Copa do Mundo da Rússia. Hoje, inicio minha série de posts analisando as camisetas que as seleções femininas usarão na Copa do Mundo da França 2019.
Como expliquei ano passado, gosto de fazer essas análises porque me divirto, e as faço de maneira totalmente informal. Não sou analista de moda nem comentarista esportiva. Apenas uma fã de futebol me divertindo. Numa série de 6 posts (um para cada grupo), darei a minha opinião sobre as camisas, com um pouco de zoeira e ironia eventualmente. Como os comentários serão baseados apenas na minha opinião e no meu senso estético pessoal, não se ofendam caso eu fale mal de sua camisa favorita. Defenda ela nos comentários.
GRUPO A
França
Primeira camisa: Eu geralmente amo os uniformes franceses, e a seleção feminina não veio para brincadeira. Esse tom azul, com os símbolos da Nike e o Galo Francês em um gold rose criaram uma combinação maravilhosa.
No detalhe, olha que coisa mais linda esse Galo e a textura da camiseta. A França promete estar (novamente, e sem surpresas) entre os uniformes mais lindos da Copa.
Segunda camisa: A minha favorita desse grupo, e quiçá de toda a Copa. Olha que coisa mais gracinha essa camisa, gente. A França sempre faz eu amar as camisas brancas deles, apesar de não ser muito fã de camisa branca. Essa, com estampa que lembra bolinhas, é simplesmente linda e feminina. Ótima também para usar com uma calça jeans e sapatilha. AMEI.
É sério, gente. Olha essa camisa. Aceito de presente.
Coreia do Sul
Primeira camisa: A Coreia do Sul vem, aparentemente, com a mesma camisa usada pela seleção masculina na Copa da Rússia. Como comentei ano passado, é “uma camisa vermelha, simples e bonita. A combinação com o calção escuro está legal também.” Mantenho a opinião do ano passado: é um bom uniforme, só seria melhor com meias também azuis.
Segunda camisa: Este segundo uniforme também é o mesmo do ano passado, mas deixaram de usar um ícone pop para divulgar a camisa, como ano passado. Vendo a jogadora com o uniforme completo, achei o mesmo harmonioso.
Noruega
Primeira camisa: Tem um degradê muito bonito do vermelho para o azul. É uma primeira camisa respeitável. Não achei foto do uniforme completo, mas espero que o calção seja azul, para fechar com a cor da parte inferior da camisa (e, se possível, com meias azuis também. Gosto desse tipo de uniformidade).
Segunda camisa: É uma camisa estranha, com cara de “clube de vela”, sabe? Tipo traje informal de homens e mulheres ricos, que esbajam tempo em seus clubes privados e elitistas. Mas o uniforme inteiro branco é banaca.
Nigéria
Primeira camisa: A Nigéria é outra seleção que não investiu em um uniforme novo para a seleção feminina disputar a Copa do Mundo 2019. Confesso que já não lembro da camisa “ao vivo” nos jogos da Copa da Rússia, então repito o que disse ano passado: “para minha própria surpresa, achei interessante as mangas serem tão diferentes do resto da camisa. Achei que tudo combinou muito bem.”
Segunda camisa: Concordo novamente com a Tamyres de 2018: “Este segundo uniforme ficou realmente bonito. A camisa verde escura, minimalista, ficou impecável” Esse tom de verde é tão fechado e tão profundo que acho que deve ser difícil fazer uma camisa feia com ele.