A Alegria Como Resistência | Ampulheta 75

Eu sou Giancarlo Marx e hoje eu vou falar sobre o tema: A Alegria como Resistência.

Imagem de fundo com uma ampulheta em preto e branco. Na frente o nome do podcast (Ampulheta) escrito em laranja e cercado por um quadro também em laranja. No canto superior esquerdo, está escrito "75", referente ao número do episódio. No canto inferior direito está escrito o título do episódio: A alegria como resistência. Abaixo do título do episódio está escrito o nome do autor: Giancarlo Marx.

Fevereiro chegou e, com ele, o som das ruas invade as nossas casas. Seja pelas TVs, celulares e até mesmo pelas janelas.

Enquanto muitos cristãos se preparam para o ‘retiro espiritual’ fugindo da festa para encontrar Deus no isolamento, eu quero te convidar a pensar na alegria de uma forma um pouco menos… sisuda.

Vivemos tempos de ódio, de disputa e de uma vigilância moralista que parece ter medo do riso. Parece que, para ser ‘sério’ na fé, é preciso ser infeliz. Mas a Bíblia nos lembra que “não há nada melhor para o homem do que comer e beber, e fazer com que sua alma goze do bem do seu trabalho. Também vi que isto vem da mão de Deus.” – Eclesiastes 2:24

Ainda que muitas vezes a estética e o rito religioso nos convidem a uma vida sem cores e sem risadas, à luz do Evangelho, é preciso lembrar que a alegria não é um pecado a ser evitado, mas uma virtude a ser cultivada.

Em um sistema que lucra com o nosso medo e se alimenta da nossa raiva, ser feliz de verdade, com simplicidade e sem máscaras é um ato de resistência política e também espiritual.

Se acreditamos em um Deus que criou as cores, os ritmos e o prazer, por que entregamos a alegria nas mãos do ‘mundo’ e ficamos apenas com a culpa?

O evangelho nos desafia a encarnar o Reino na cultura, não a odiar a cultura.

É claro que a alegria cristã não ignora a dor do próximo. Mas ao invés disso ela celebra a vida justamente porque sabe que a morte não tem a última palavra.

Neste fevereiro, não se sinta culpado por sorrir.

Não tenha medo da beleza, da música ou do encontro.

O Evangelho é ‘boas novas de grande alegria’, e não uma lista de proibições que nos oprimem, condenam e roubam o brilho dos olhos.

Que a sua alegria em 2026 seja ruidosa o suficiente para incomodar os opressores e mansa o suficiente para acolher os cansados.

Afinal, se o Reino de Deus é justiça, paz e alegria no Espírito, talvez a gente precise rir um pouco mais para estar mais perto do trono.

Vou ficando por aqui. A gente se vê no próximo mês, ou quem sabe, por aí, celebrando a vida.

Um abraço.

PARTICIPANTES:
– Giancarlo Marx

COISAS ÚTEIS:
– Duração: 04m02s
– Feed do Crentassos: Feed, RSS, Android e iTunes: crentassos.com.br/blog/tag/podcast/feed Para assinar no iTunes, clique na aba “Avançado”, e “Assinar Podcast”. Cole o endereço e confirme. Assim você recebe automaticamente os novos episódios.
Todos os “Ampulheta”

CITADOS NO PROGRAMA:
Eclesiastes 2:24

GRUPOS DE COMPARTILHAMENTO DA CRENTASSOS:
WhatsApp
Telegram



JABÁS:

Amazon Banner

REDES SOCIAIS:
Facebook PostTwitter PostInstagram PostYoutube PostEmail Post

Críticas, comentários, sugestões para crentassos@gmail.com ou nos comentários desse post.

OUÇA/BAIXE O PROGRAMA:

Posted in Ampulheta, Podcasts and tagged , , , , , , , , , , , , , , , .