Sobre presidentes, orações e decepções

Political Compass Nova Versão Deformada

Quem me conhece sabe que se botar minhas ideias naquelas bússolas políticas, vai dar algo voltado pra centro-esquerda. E sabe também que sou cristão.

E acredito também que quem está acompanhando o cenário político atual do nosso país, sabe o que isto significa.

Primeiro de Janeiro todos meus irmãos de fé que não tinham se expressado politicamente saíram da toca. Um nacionalismo anti-bíblico (leia bem o livro de Jonas e veja quem ele era, amiguinhos!) surge sabe-se lá de onde, e uma junção bizarra de igreja e estado, de uma forma que nenhum protestante que conheça minimamente a história da reforma (a protestante, não a da previdência!) apoiaria. E claro, tem base bíblica:


Antes de tudo, recomendo que se façam súplicas, orações, intercessões e ação de graças por todos os homens;
pelos reis e por todos os que exercem autoridade, para que tenhamos uma vida tranqüila e pacífica, com toda a piedade e dignidade.

1 Timóteo 2:1,2


Veja bem, não estou falando que a Bíblia está errada. Só queria entender porque este versículo só passou a valer depois da posse do atual presidente. Só queria entender porque usam esta argumentação da oração toda vez que alguém faz um comentário crítico à postura da atual presidência. Só queria entender porque não se fala que o versículo menciona que as súplicas, orações, intercessões e ações de graças devem ser feitas por todos os homens.

Me dá tristeza ver que aparentemente fazem um imoral uso das Escrituras para defender um candidato tão contraditório com a fé cristã. Me entristece ver que usam um versículo como um cala-boca aos que reivindicam direitos básicos.


— Vai ter corte na educação”

— Vai orar!

— Investiguem o envolvimento com as milícias!

— Ora que melhora!

— A forma que estão fazendo reforma da previdência não vai dar certo!

— Você não tem fé!


Eu acredito sim no poder da oração. Acredito que Deus ouve nossas súplicas, nos dá força e consolo. Mas oração não é um iFood celestial, em que você faz os pedidos e fica sentado esperando acontecer. Inclusive acredito que:

  1. Oração deve ser acompanhada ao agir. Deus nos deu raciocínio e capacidade de sermos também seres ativos;
  2. A oração nos altera mais do que o nosso ambiente. Quando eu oro, não é Deus que muda, e sim nós que nos transformamos e nos ajustamos à vontade divina.

Mas parece que isto está devidamente ignorado, e quem não pensa conforme o mainstream da fé, é marginalizado, é alvo de chacota.

E pouco a pouco tudo isto — a falta de empatia, o mau uso da fé, as ligações obscuras da igreja com a política partidária — te desgasta, te desanima. Você perde inclusive o ânimo de congregar.


Nem espero que pessoas mudem de ideia com o que eu escrevi. Acredito que só o Espírito Santo para convencer estas pessoas do mal que estão fazendo com seus irmãos na fé. Este texto é um desabafo, para mostrar aos meus irmãos de fé que estão passando por isto, que eles não estão sozinhos.

E este desabafo é também um pedido de oração.

Orem pelos seus governantes.

Orem pelos seus amigos.

Orem pelos seus inimigos.

Orem por TODOS!


*originalmente publicado no Medium.

Posted in Artigos, politica and tagged , , , , , , , , , , , , , .