01, 02, 03 | Resgate comemora 30 anos lançando 30 músicas inéditas

Dias atrás eu era um adolescente, vibrando e chacoalhando a cabeleira ao som de Quem é Ele e Rock da Vovó. Comparecendo a um galpão na Lins de Vasconcelos às segundas-feiras pra ver o Resgate tocar. Eles eram cabeludos e despretensiosos como eu. A fita k7 Cromo TDK onde letras de forma mal escritas diziam Vida, Jesus & Rock’n’Roll era das minhas preferidas. Tantos dias se passaram que se chegaram a 30 anos. E ao contrário do relato de 1Samuel, temos muito mais o que comemorar do que lamentar.

Ao celebrar os 30 anos de carreira o Resgate se empenhou em um projeto ambicioso: Lançar 3 músicas novas todo mês, totalizando 30 canções inéditas num intervalo de 10 meses. O projeto leva o nome de É Só Isso Aqui, e está sendo divulgado primeiramente através de um clipe e dois lyric videos no canal oficial da banda no YouTube.

Os 30 lançamentos devem preparar o público para o documentário com o mesmo nome, que trará depoimentos, gravações originais (algumas inéditas) de toda a trajetória da banda. No canal deles também é possível assistir a um teaser.

ESTREIA

Não dá pra negar que as 3 faixas de estréia do projeto honram a memória da discografia do Resgate, passando por estilos que sempre marcaram presença nos 18 discos lançados nesses 30 anos.

Na primeira delas temos um rock’n roll autêntico e provocativo, bem ao estilo de Em nome de Quem? e Acusador. O nome da faixa é Eu Quero Ser um Cão e aborda as estruturas de poder eclesiásticas com muita acidez e citações que vão de Lutero a São Francisco.

A frase que dá nome à canção é uma menção à passagem registrada em Mateus 15 e Marcos 7, quando uma mulher cananéia (que era chamada de cachorros pelos judeus) tem sua fé elogiada pelo próprio Jesus.

A letra faz um discurso de desprezo ao status oferecido por boa parte das instituições eclesiásticas como recompensa a seus ministros mais engajados. E sugere que estes excessos servem de impedimento para que o verdadeiro dono da Igreja esteja em seu lugar de direito. Vale a pena prestar atenção em cada frase, lendo ou ouvindo diversas vezes, para absorver ao máximo.

Destaque especial para o videoclipe, muito bem produzido, com um visual que tem tudo a ver com o estilo da banda.

MISSÃO

A segunda faixa é uma balada de blues, voz e violão, com um belo riff, que vai te fazer lembrar clássicos da banda com 5:50AM e Em Todo Lugar. Zé Bruno usa e abusa dos falsetes, dando um tom introspectivo e até melancólico à sua voz.

A menção clara aqui é ao profeta Jonas, e sua escolha inicial de embarcar rumo a Társis ao invés de ir para Nínive, onde Deus o havia mandado anunciar sua mensagem. O exemplo de Jonas pode ser utilizado pra propor uma reflexão sobre a missão da igreja de modo mais abrangente, e a inevitável quebra de expectativas que todo cristão sofre quando se dispõe ao chamado.

O vento sul e o céu azul sobre a cabeça são citações que lembram o final do livro do profeta. Nesta hora a canção sugere que a melhor opção nesses casos é a obediência (mesmo que ela nos tire da zona de conforto).

CICLO

A terceira e última faixa desta primeira tríade é Tudo que Existe Espera tem uma proposta bastante adequada para o louvor congregacional. Um piano conduz introdução e carrega boa parte da base instrumental da canção. Destaque aqui é a participação especial da cantora e compositora Sarah Renata (Ver Você Indo, Tupiniquins e De Barro), que faz o belo dueto com Zé Bruno.

A letra (bastante curta) fala da caminhada de Jesus em direção à humanidade, suas experiências, renúncias, revelação, que ocorrem hoje e desde antes da fundação do mundo. Na segunda estrofe o autor parece conduzir a uma compreensão de que estes mesmos passos dados pelo mestre são o destino de cada um daqueles que creram nele.

AINDA NÃO É O ÚLTIMO

No próximo dia 5 de junho está programado o lançamento de outras 3 faixas inéditas, e isso deve se repetir até 5 de fevereiro de 2020, quando as últimas 3 faixas do projeto serão divulgadas.

O título É Só Isso Aqui soa como uma piada/resposta ao nome do antepenúltimo disco da banda, chamado de Ainda não É o Último. E será que desta vez é o último? A banda ainda não se pronunciou oficialmente a este respeito, mas Zé Bruno deu algumas dicas e comentou sobre o projeto todo em uma entrevista exclusiva pra gente no Podcrent 74 – Músicas do Resgate que me Edificam.

Posted in Artigos, Resgate, Resgate 30 Anos, Sessões and tagged , , , , , , , , , , , , , .