Esqueceram de Mim e a Queda do Homem | Ampulheta 24

Meu nome é Cristiano Fiori Zioli e hoje eu vou falar sobre o tema Esqueceram de Mim e a Queda do Homem.

Não tem como passar o natal sem ver esse filme. É um dos meus rituais particulares de final de ano. Ele é mágico. Toda aquela decoração natalina é sensacional: a neve, as roupas e aquela trilha sonora.

Esqueceram de Mim é um filme de 1990, que tem como principal ator Macaulay Culkin no papel de Kevin McCallister, um menino de oito anos que se vê sozinho em casa durante as festas natalinas. A família McCallister vai para Paris e estão todos reunidos na casa do Kevin para os preparativos. Todos estão ali naquela harmonia de família: correria, primos brigando, pizza e o tio “gente boa”. Chega uma hora que Kevin briga com a família e pede independência. Gostaria de acordar no outro dia e ter a família toda desaparecida. Aquela harmonia, para ele já não mais servia. O desejo de Kevin se realiza. A família vai viajar e na correria se esquecem do menino.  Quando ele acorda e percebe isso, faz festa: grita pela casa, corre, desce de trenó pelas escadas, enfim, se sente livre. Porém, as responsabilidades começaram e começam a surgir. Lavar a louça, a roupa, compras, fazer a comida ou comprar aquela pizza de queijo e trollar o entregador. A casa vira alvo de assaltantes e Kevin não vê outra saída se não a de defender o seu lar. Kevin não só defende o seu lar, como acaba ajudando na prisão dos bandidos molhados. A família volta, faz festa e a harmonia retorna.

Mas “A Queda do Homem” Cris? No Esqueceram de Mim? Sim, minha gente! Isso é coisa minha. Não tem como explicar. Mas vamos lá! A humanidade vivia em um jardim de delícias, tinha tudo o que queriam e podiam aproveitar tudo, menos uma árvore, a do conhecimento do bem e do mal. Como maus cumpridores de regras, fomos lá e desobedecemos a uma ordem expressa de Deus. Queríamos independência e conseguimos. Queríamos ser como o nosso Criador, ser como Deus. A serpente pegou num ponto básico do ser humano: Quem não quer ser dono do seu nariz? Adão e Eva também queriam e conseguiram. Agora, como pseudo donos dos seus pseudo narizes eles tinham que tomar conta da casa. Tinham que sair pra comer. Tinham que suar pra comer. Estavam nus e com vergonha, então, nada mais justo que ter roupas. Você acha mesmo que a serpente parou por ali? Até hoje ela nos enche a paciência com tentações e palavras doces, para nos afastar da harmonia do jardim.

E mais, no filme tem um velhinho chamado de assassino. Ele era vizinho ali da casa dos McCallister. O Kevin tinha horror só de olhar pra ele. Eles acabam se conhecendo melhor na igreja, onde a netinha do velhinho está ensaiando para a apresentação de natal, que ele não poderia ver, por conta de uma briga com o filho (pai da menina). Kevin, já sentindo saudade da família, diz ao velhinho pra ele tentar se reconciliar com seu filho, afinal, era Natal. Os bandidos molhados não conseguem êxito na tentativa de roubar a casa, porque Kevin entendeu que ele precisa cuidar dela. Enquanto a família não volta, a casa é de responsabilidade dele. Enquanto a Trindade não vem pra julgar, é nossa responsabilidade deixar a casa em ordem, mesmo que ladrões estejam tentando arruinar com ela. Essa casa pode ser sua vida, sua família ou até mesmo (e essa é a que eu mais gosto de pensar) pode ser a Terra. Gosto de pensar que Esqueceram de Mim, mesmo não tendo essa intenção, ensina a cuidar da Terra, antes que a Família Santa (a Trindade) volte e a encontre pelo menos em parte, em ordem.

No final a família volta, há festa e os bandidos são presos. Kevin olha pela janela aquele velhinho abraçado com sua netinha, seu filho e nora juntos com ele. O equilíbrio não é só em sua casa, alcançou o próximo, alcançou também quem precisava. A verdade é que harmonia só é harmonia, se for comunitária. Caso contrário, é apenas um bem-estar próprio a custas do mal-estar do outro. O natal nos mostra um Jesus que veio colocar a casa em ordem. Veio nos ajudar a sermos quem deveríamos ser e a descobrirmos que independência é morte.

PARTICIPANTES:
– Cristiano Fiori Zioli

COISAS ÚTEIS:
– Duração: 06m37s
– Feed do Crentassos: Feed, RSS, Android e iTunes: crentassos.com.br/blog/tag/podcast/feed Para assinar no iTunes, clique na aba “Avançado”, e “Assinar Podcast”. Cole o endereço e confirme. Assim você recebe automaticamente os novos episódios.
Todos os “Ampulheta”

CITADOS NO PROGRAMA:
Esqueceram de Mim

GRUPOS DE COMPARTILHAMENTO DA CRENTASSOS:
WhatsApp
Telegram

OUÇA O PROGRAMA PELO YOUTUBE:
Esqueceram de Mim e a Queda do Homem | Ampulheta 24

JABÁS:Padrim BannerPatreon Banner
picpay

Vitirne Post Camisetas CrentassosAmazon Banner

REDES SOCIAIS:
Facebook PostTwitter PostInstagram PostYoutube PostEmail Post

Críticas, comentários, sugestões para crentassos@gmail.com ou nos comentários desse post.

OUÇA/BAIXE O PROGRAMA:

Posted in Ampulheta, Podcasts and tagged , , , , , , , , , , , , , , , , , , .