Família | Ampulheta 16

Meu nome é Giancarlo Marx e hoje eu vou falar sobre o tema Família.

Já reparou que quando alguém passa a frequentar a igreja, em geral, uma das primeiras coisas que se espera é que essa pessoa altere seu vocabulário? E eu não estou aqui falando simplesmente de abandonar aquelas expressões que deixavam seus pais corados de vergonha quando seu irmão de 3 anos soltava no meio de um evento formal. Estou me referindo à adesão de palavras ou sentidos completamente novos.

Por exemplo, um singelo “Oi” é logo substituído pelo “A paz do Senhor”. Expressões de espanto (e essas são bem difíceis de abandonar) devem dar lugar ao “Misericórdia!” ou, quando o caso for de repulsa extrema, valem até mesmo as versões engraçadinhas “Miseriqueima!” e “Misericredo!”.

Todos os demais cristãos (especialmente aqueles que não tiverem um cargo específico na comunidade) parecem receber automaticamente o título de “irmão”. O curioso que eu tenho dois irmãos mesmo. Filhos dos meus pais. Mas eu nunca me dirijo a eles como “irmãos”, ao invés disso, eu os chamo pelos seus nomes: Diego e Débora. Me parece bem mais íntimo. Mais familiar. Vai entender…

Romanos 8:28-30 diz assim:

“E sabemos que Deus faz todas as coisas cooperarem para o bem daqueles que o amam e que são chamados de acordo com seu propósito. Pois Deus conheceu de antemão os seus e os predestinou para se tornarem semelhantes à imagem de seu Filho, a fim de que ele fosse o primeiro entre muitos irmãos. Depois de predestiná-los ele os chamou, e depois de chamá-los, os declarou justos, e depois de declará-los justos, lhes deu sua glória”.

Gosto muito da carta aos Romanos, especialmente deste capítulo. Ele sinaliza que Deus tem um plano, que veio antes de que tudo existisse. E este plano (também conhecido como Propósito Eterno”) é o de ter uma família. Não qualquer família. O texto fala em uma família formada por filhos semelhantes ao primeiro filho, Jesus. E pra completar diz que é uma família grande (de muitos irmãos).

Aprendi desde muito jovem que o Propósito Eterno de Deus pode então ser resumido em uma única frase: “Uma família, de muitos filhos semelhantes a Jesus”. E que esta frase aponta para três características desta família, que são UNIDADE, QUANTIDADE e QUALIDADE. Sacou o paralelo? Uma família (unidade) de muitos filhos (quantidade) semelhantes a Jesus (qualidade). Bonito, né?

Sempre me pego pensando nisso. É que olhando pra mim (e às vezes até mesmo pra galera que é igreja comigo) nem sempre parecemos essa família feliz, grande e perfeita. Frequentemente discordamos, nos isolamos e tomamos algumas atitudes que não se parecem muito com as de Jesus.

Daí eu olho para a última frase do verso 30 e me sinto aliviado. Nesta frase o autor da carta diz que Deus escolheu, chamou e justificou todos esses muitos irmãos. E que depois disso tudo ele deu a eles a sua glória. Tipo um presente mesmo.

Uns capítulos para trás, em Romanos 3:23-24, Paulo detalhou melhor este processo:

“Pois todos pecaram e não alcançam o padrão da glória de Deus, mas ele, em sua graça, nos declara justos por meio de Cristo Jesus, que nos resgatou do castigo por nossos pecados”.

Isso quer dizer que todos pecaram e não têm como fazer parte dessa família. Mas Deus, por meio de Cristo, justificou todos nós para ingressarmos nessa grande família.

Ele é quem me tornou digno de ingressar nesta família feliz, grande e perfeita. E pra completar, ele me deu a sua glória. Aquela mesma glória que o meu pecado me impediu de alcançar. É isso! Ele me DEU!

Então assim. Você pode me chamar de irmão, de Marx ou só de Gian mesmo. O importante é que Deus nos faz uma só família em Cristo.

Um forte abraço e até o próximo Ampulheta.

PARTICIPANTES:
– Giancarlo Marx

COISAS ÚTEIS:
– Duração: 06m22s
– Feed do Crentassos: Feed, RSS, Android e iTunes: crentassos.com.br/blog/tag/podcast/feed Para assinar no iTunes, clique na aba “Avançado”, e “Assinar Podcast”. Cole o endereço e confirme. Assim você recebe automaticamente os novos episódios.

CITADOS NO PROGRAMA:
– Romanos 8:28-30
Romanos 3:23-24

OUÇA O PROGRAMA PELO YOUTUBE:
– Família | Ampulheta 16

JABÁS:Padrim Bannerpicpay

Amazon Banner

REDES SOCIAIS:
Facebook PostTwitter PostInstagram PostYoutube PostEmail Post

Críticas, comentários, sugestões para crentassos@gmail.com ou nos comentários desse post.

OUÇA/BAIXE O PROGRAMA:

Posted in Ampulheta, Podcasts and tagged , , , , , , , , , .