Hoje o texto não é de apenas um leitor, mas de um convidado/amigo/queridão frequente aqui nos programas do Blog dos Crentassos. O inigualável Cristiano Fiori.
REBELE-SE
Nas grandes histórias como Star Wars, Narnia, O Senhor dos Anéis, Jogos Vorazes, Harry Potter, Avatar, enfim, existe uma jornada interessante, a qual chamamos de jornada do herói. Nessa jornada, o nosso herói tem algumas percepções e alguns conflitos. Todos eles começam dentro de si antes de tomarem a Galáxia ou mesmo a Terra Média; é dentro de si!
Luke não quer se envolver com os Rebeldes e na luta contra o Império, Frodo não se sente tão importante ou forte a ponto de levar o Um Anel até Mordor, Jake Sully é apenas um infiltrado na tribo dos Na’vi, Harry é apenas mais um aluno em Hogwarts. Não envolver-se na briga é confortável, envolver-se é dor de cabeça, porém, não seriam eles. Não fazer parte da rebelião faria todos os nossos amados personagens perderem sua razão de existirem; não teríamos grandes contos e filmes; não conheceríamos a fragilidade de um Hobbit, a fraqueza de um menino mago, a insegurança de um jovem de Tatooine, a força escondida de quatro crianças.
Acredito que o mesmo aconteça conosco. O chamado do Evangelho é não se conformar com o presente século (Rm 12:1 e 2), mas através de uma rebelião interna e profundamente pessoal, apresentar um culto a Deus que seja agradável a Ele.
Rebelar-se contra si mesmo e contra o mundo é uma atitude de culto a Deus!
Torcer para os nossos rebeldes amados não é suficiente, amar ver Robin Hood roubando dos ricos e dando aos pobres não basta! Ser cristão é justamente ser esse rebelde que não se conforma consigo mesmo e nem com o sistema em que ele está inserido, seja ele religioso, político e social. Então se você se interessa por uma rebelião, aqui vai algumas dicas para você fazer parte de uma:
Comece por você mesmo (a).
Nenhum rebelde que se preze descarta o fato de também estar ajudando a piorar a situação. O rebelde se vê parte do problema! Não há bondade suficiente em você! E que é de bom não veio de você, não nasceu com você. Veio de Deus através de uma boa educação dos seus pais, de boas amizades, de um bom clima familiar, enfim, Deus usou meios externos para construir em você algum sentido de justiça, de bondade, de amor. Você aprendeu essas verdades observando-as em seus entes queridos, amigos, conhecidos. Então, antes de tudo, saiba e entenda: você é parte do erro, é parte do problema. Diria até que somos o problema em si!
Rebelião que não começa em você, não é rebelião, é modinha!
Junte-se a Outros Rebeldes
Não se faz Rebelião sozinho. É preciso ser Igreja, Comunidade, Corpo para se rebelar de maneira correta.
Aquele que se diz ser cristão já é um Rebelde por definição.
Faz-se necessário se juntar e aprender com o Mestre os códigos secretos para a sabotagem desse mundo. Rebelde que é Rebelde se junta, se aglomera e se mistura. Não é um gueto, até porque seríamos facilmente reconhecidos. Rebelde se infiltra, Rebelde está no meio do povo, no meio das tribos, nas ruas, avenidas. Estamos fantasiados de empresários, médicos, pedreiros, padeiros, padres, pastores, líderes comunitários e até políticos. A gente se reúne, porque entende que não dá pra mudar nada sozinho e sem liderança. E temos um líder, temos a quem seguir. Já tentaram matá-Lo, mas não funcionou muito bem, não. O tiro saiu pela culatra.
Saiba quem é o Verdadeiro Inimigo
Os Rebeldes não saem por aí agredindo pessoas, agridem sistemas, agridem ideias. Agridem ideias como o racismo, o nepotismo, a paz maquiada. Não temos nada contra pessoas. Elas não são nossas inimigas. Por isso que eu digo que existem alguns que acham que são Rebeldes, mas na verdade estão tão enganados quanto os da Matrix.
Somos contra o pensamento triunfalista e individualista. A meritocracia não nos ensina nada, até porque não possuímos mérito algum. Lutamos contra a injustiça e o pensamento que faz pessoas acharem que são superiores a outras. Não somos devotos de governo algum. Não seguimos líderes políticos, nãos os temos como autoridade máxima. Servimos a um Rei que já reina e fazemos parte de um Reino que está reivindicando seu poder não só aqui na Terra, mas em todo o Cosmos. Se esses reis, presidentes, primeiros ministros, enfim, o governante que for, não cumprirem seu papel, qual seja, a manutenção da justiça e a preservação da vida através dos meios humanitários, democráticos e justos, nós não nos dobraremos a eles e nem nossa oração eles terão.
A Rebelião e a sabotagem já deu início. Convido você a fazer parte desse movimento.
*Texto original publicado no Medium do Cristiano Fiori.
Cristiano Fiori é pastor. Gosta de cinema, livros, games, música, espiritualidade e gente.
***Post do leitor é o espaço para os leitores do blog colocarem seus pensamentos e também a porta de entrada do blog para novos editores. Os textos contidos aqui NÃO condizem necessariamente com a opinião dos editores do blog e nem caracteriza a necessidade de o autor deste texto passar a fazer parte do elenco de editores do blog dos Crentassos.***