Músicas do Mundo que Me Edificam #0095 – Dead Fish – Canção Para Amigos

A última música com letra em português do CD (faixa 12) traz o título “Canção para Amigos”. Parece nome de música do Toquinho e talvez pudesse até ser dele…

As vezes penso que foi tudo em vão
Parei pra pensar tantos anos depois
Se lembra quando éramos mais jovens
E tudo parecia ser mais fácil

Acho que crescemos demais
Aconteceu o que temíamos
Não vamos mais nos entender
Se foi a natureza ou o sistema só o tempo, dirá

Vou seguir meu caminho
Lutar pelo o que insisto em acreditar
Vou tentar entender os seus
Desculpe dizer isso mas parece que você se vendeu

Mas que te traga paz
Leveza e força pra continuar
A vida é mesmo estranha
Nada é mais para sempre

Espero um dia poder sentar ao seu lado
E gordos e conformados podemos rir
Que nossos questionamentos não tenham sido em vão
Espero que algo tenha mudado até, então

Somos adultos demais
Caminhos opostos e individuais
Tempo de crise e muita confusão
Queria lutar junto com você mas parece que não

Se canto esta canção
É porque ainda tenho fé
Mas se o sorriso é tão forçado
É porque não estou em paz nem ao seu lado

Se não sentirmos nada
Devemos tentar viver
E se o sistema nos separou
Tentar nos entender

E continuar a acreditar
Que o melhor é dialogar
Mesmo de longe te evitando
Te considero um irmão
Se tenho dúvidas demais
Por isso escrevo esta canção

(Começarei o texto com uma expressão bem atual para inícios de textos):

“Em tempos de…” discussões e porradarias nas internets desse mundão de meodeos por causa de política, PECs, votos, entrevistas, helicópteros e triplex, muitas amizades vem sendo desfeitas e até implodidas por conta dessa exposição e compartilhamento de informação desenfreada que só a internet pode nos proporcionar.  É tio dando lição em sobrinho, filho sendo irônico com pai e amigos que preferem trocar insultos na sessão de comentários em vez de dividir um Dolly Guaraná no bar.

Como diria o soltador de pipas que acabou de dar aquela cortada na linha do vizinho “Foi-seeeeeeeeeeeeeee” o tempo que a Outra Rede servia para hospedar fotos de viagens e vídeos em baixa qualidade do coral da igreja. Hoje é notícia de jornal com matéria caça-clique de um lado, post em blog que surgiu ontem do outro, meme de vômito pra uns, montagem de político na cadeia pra outros… e nessa Pororoca de Chorume™ o que se perde é o menino respeito.

Eu já me desgracei muito a cabeça com essas “tretinhas de internet”, mas hoje prefiro dedicar meu tempo para outras coisas. Não sou melhor que ninguém por isso, apenas optei por pular fora desse furacão. E olha… dá muita raiva de ver os amiguinhos falando e compartilhando merda na internet! Maaaaaasss… #EuEscolhiMeAcalmar

Como diz a música acima, dei um passo pra trás e conclui que algumas amizades são MUITO mais importantes do que as discordâncias políticas e ideológicas que temos. Percebi que nos separarmos em caixinhas é exatamente o que lutamos contra e com isso que ganha é o sistema. E como diz o Capitão Nascimento, “o sistema é foda companheiro.”

Quero engordar, sentar com os meus amigos e rir. Também espero que as coisas estejam melhor nesse futuro almejado, mas enquanto isso o meu engajamento tem que carregar o que a música traz em sua última estrofe:

E continuar a acreditar
Que o melhor é dialogar
Mesmo de longe te evitando
Te considero um irmão
Se tenho dúvidas demais
Por isso escrevo esta canção

*vale lembrar que o Músicas do Mundo Que Me Edificam traz a opinião/visão do colunista a música e não necessariamente é a mesma do autor/artista criador da música.

Posted in musiacs do mundo que me edificam, musica, músicas do mundo, Músicas do Mundo que Me Edificam, Músicas do Mundo Que Me Edificam, musicas seculares, musicos, Sessões and tagged , , , , , , , , , , , , , , , , .