Músicas do Mundo que Me Edificam #0089 – Supercombo – Rogério

Passo a bola do Músicas do Mundo que Me Edificam desta sexta pro Hernani Medola, lá do Telescópio, trazer uma música de outra banda do glorioso estado do Espírito Santo.

O Supercombo é uma banda capixaba que vem já há algum tempo ganhando espaço no cenário alternativo brasileiro. O grande público conheceu a banda após eles participarem da segunda edição do “global” Superstar.

Rogério é a faixa que batiza o trabalho novo da banda e, desde a primeira vez que eu a ouvi, me abençoou muito!

“Você não sabe como é ruim
Desejo pra ninguém
Viver nesse calor infernal
E todo mundo te usar
Como garoto propaganda pra todo mal que existe nesse mundo”

 

Pra mim o personagem da música é alguém que integra o grupo dos excluídos pela “igreja”. Alguém que não se encaixa nos padrões que sacralizamos, excluído do nosso criterioso esquema religioso.

O personagem sente-se “odiado em nome do amor”, e é bem isso que acontece. Tantas vezes nossas palavras ferem, afastam, impõe uma barreira pra quem na verdade tenta ser honesto consigo mesmo. O “evangelho de mascaras” não gosta de quem admite falhas e precisa de amor. O que se faz é o contrário! A igreja usa grupos como o estereótipo da própria maldade.

Jesus é muito louco porque seu discurso é profundamente revolucionário e inclusivo! Falar que um samaritano era mais justo que um sacerdote foi um tapa na cara dos fariseus (Lucas 10:25-37). Fez isso outras vezes também, como quando disse que a maior oferta foi de uma viúva pobre (Lucas 21:1-4), alguém desgraçada aos olhos dos religiosos. Jesus queria mostrar, dentre outras coisas, que a justificação não está atrelada aos nossos padrões e preconceitos.

Aliás, Paulo também deixa isso muito claro: “Mas agora se manifestou uma justiça que provém de Deus, independente da lei, da qual testemunham a Lei e os Profetas, justiça de Deus mediante a fé em Jesus Cristo para todos os que crêem. Não há distinção, pois todos pecaram e estão destituídos da glória de Deus, sendo justificados gratuitamente por sua graça, por meio da redenção que há em Cristo Jesus”. (Romanos 3:21-24)

Rogério é alguém cedendo por graça, amor e justiça. Alguém que busca, mas se sente abandonado. Que espera o dia de entrar na festa e ver seus acusadores sendo julgados com a mesma régua. E se considerarmos que Jesus já nos alertou que teremos surpresas no dia do julgamento (Mateus 7:21-23), é capaz de ter muito “profeta” ai descendo mesmo de tobogã.

Hernani Correa Medola. Paulistano, cristão e apresentador do programa “Telescópio

*vale lembrar que o Músicas do Mundo Que Me Edificam traz a opinião/visão do colunista a música e não necessariamente é a mesma do autor/artista criador da música.

**você também pode enviar sua contribuição pra esta coluna. Conte pra nós que “música do mundo” que te edifica. Envie sua música e texto para crentassos@gmail.com

 

Posted in Artigos, musiacs do mundo que me edificam, musica, músicas do mundo, Músicas do Mundo que Me Edificam, musicas seculares, Post do Leitor and tagged , , , , , .