Sobre cremes dentais e motivações de compromissos

Que dia é hoje? Sim, este hoje que daqui a alguns minutos virará ontem. Sim, o dia número 163 do calendário gregoriano em anos não bissextos, como o nosso. Além da data da fundação do Figueirense, da morte do cantor Itamar Assumpção, do nascimento do músico Chick Corea e do pugilista Maguila, também temos, sim, ele mesmo, aquela data capitalista mimimi pra manipular compradores data em que os casais apaixonados tiram pra comprar um mimo e fazer declarações de amor das mais piegas e vergonhosas.

Mas cara, você vai falar de namoro, corte, se namoro tá na Bíblia (já falamos sobre Feijão ser bíblico tempos atrás)… er, não.

Mas a data me fez lembrar uma coisa. Comerciais de pasta de dente.

CLIMAO MANEIRASSO SEM CARIES

CLIMAO MANEIRASSO SEM CARIES

Sempre aparece aquela pasta, sobre a escova, colocada do modo mais exagerado, parecendo quase uma bola de sorvete freestyle. Mas geralmente com um objetivo. O ato popularmente conhecido como pegação!!! Ficar com aquele hálito manero pra trovar aquela gatinha, isso aí!

Aí hoje, enquanto escovava os dentes, imaginava se alguém comprava uma pasta com a única motivação: beijar cinematograficamente outras pessoas. É que assim… na maioria dos casos, imagino pessoas pegando pasta de dente e comprando com motivações… higiênicas. Evitar aquela cárie, aquele bafo toxico que dá ares de Chernobyl no ambiente, assim vai.

Mas onde você quer chegar com pasta de dente, pegação, este blog é um blog de família, e não de gente arruaceira, comunista e fofoqueira!

Pode ser que não tenha ninguém que compre pastas de dente com motivações amorosas, mas já vi muita gente firmando compromisso com uma comunidade de fé  (ou pior ainda, com Deus!) com motivações completamente aleatórias.

Ok que diversas situações nos fazem aproximar de Deus. Uma doença, uma situação familiar complexa, uma vida na pindaíba. O problema é quando a rotina se torna ‘ir a igreja’ sempre com o mesmo objetivo, com a motivação que digamos assim, não é o a mais adequada para um relacionamento com Deus.

Só buscar a Deus quando está doente, fica curado, esquece de tudo.

Só buscar a Deus quando está na pindaíba, grana chega, esquece de tudo.

Só buscar a Deus quando está encalhado/a, arruma alguém e só continua a ir a Igreja porque o par está também indo, já que se o/a amado/a largasse a igreja e fosse sei lá, pro Pastafarianismo, iria cegamente – ou seja, esquece também de Deus.

Aí vemos dois detalhes. Primeiro, motivações distorcidas, sinal de que não compreendeu por completo quem é o Deus que diz acreditar. Segundo, um relacionamento vertical (eu + Deus) torto, traz por consequência algumas coisas, como a ausência de um relacionamento horizontal (sim, aquela tal de comunhão, sabe?).

O foco não é grana, o foco não é saúde plena a todo momento, o foco não é desencalhar, o foco não é arrumar desculpas pra solteirice usando a vida religiosa pra se justificar.

Se estamos falando de compromisso em um contexto cristão, o foco é Cristo.

Sim, aquele mesmo, o que morreu na Cruz e ressuscitou, sabe?Então que busquemos a Cristo e escolhamos cremes dentais com a motivação certa, e não com a motivação que as propagandas (seja de cremes dentais ou de Igrejas) divulgam 🙂

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