#PostDoLeitor – Meu Jesus é de esquerda – Por Gabriel Morais

Entre meus amigos da faculdade ganhei um apelido, o de “defensor das minorias”. Um deles disse: “onde existir uma causa para defender lá o Gabriel estará”. Tudo não passa de brincadeira, mas, mesmo assim, não deixei de parar um pouco para pensar na relação entre isso e o cristianismo que sigo.

Não sou nenhum Mahatma Gandhi, Martin Luther King ou Madre Teresa de Calcutá, muito menos Che Guevara ou um adorador fanático de Karl Marx, apesar de nutrir uma grande admiração por todos estes. Na verdade, estou muito mais para um jovem [chato] metido a besta do que para alguém relevante. Mas sou cristão, e é ai que tá o problema.

Tenho uma visão um pouco diferente da grande maioria dos cristãos evangélicos sobre o que se trata esse tal de cristianismo. Não consigo enxergar esse mundo tão perfeito que eles vivem, onde o dinheiro é tudo e o amor é nada. O que interessa é minha prosperidade financeira e o meu irmão que se exploda. Onde se fecha os olhos para os problemas da terra em que se vive afirmando que o seu Reino não é neste mundo.

O cristianismo que conheço prega o amor, a Deus e ao próximo. Ele tem como líder um cara chamado Jesus Cristo que vivia dizendo “Se alguém quiser acompanhar-me, negue-se a si mesmo, tome a sua cruz e siga-me” e também adorava tomar um vinho e conversar um pouco com os “marginais” da sociedade. Esse cristianismo olha para o outro, para fora.

Então, não dá pra ficar preso a um “Fantástico Mundo de Bob” achando que tá tudo numa boa.

Faz parte da causa de Cristo botar a mão na lama, ir aonde ninguém quer ir e defender quem ninguém quer defender. É obrigação do cristão lutar por uma sociedade mais justa, onde haja uma vida digna para todos. [E não só para os de pele e cabelo claro]

E isso inclui defender a todos aqueles que têm sido esmagados, humilhados e menosprezados ao longo dos anos, minorias em meio a um mar de machismo, racismo, intolerância, preconceito, discriminação e segregação. Sendo eles negros, mulheres, sem-terras, imigrantes, gays(até eles?), ou qualquer outro grupo de pessoas, sendo elas cristãs ou não.

Você pode estar achando que quero transformar Jesus em um militante de esquerda, vestindo-o com uma camiseta vermelha e hasteando uma bandeira do PSTU, mas não, não quero. Sei que o Evangelho vai muito além de um sistema político-econômico, mas sei também que sua mensagem principal é o amor, e tá na hora de viver esse amor que a gente tanto fala.

 [box type=”info” size=”medium”] Post do leitor é o espaço para os leitores do blog colocarem seus pensamentos e tambem a porta de entrada do blog para novos editores. Os textos contidos aqui NÃO são iguais aos dos editores do blog neessariamente nem caracteriza a necessariedade de o autor deste texto passar a fazer parte do elenco de editores do blog dos crentassos [/box]
Gabriel Morais

Gabriel Morais

@Bieelmorais

Servo de Cristo. Crente no amor. Amante da esperança. Sensível ao humano. Proclamador do Reino.

 

Posted in Artigos, Post do Leitor and tagged , , , , .