Você tem medo do gospel? – #PostDoLeitor por @_sidney

Você tem medo do gospel?

Palavra tão pequena e tem feito um estardalhaço por onde chega.

Divide opiniões das mais diversas, colocando e impondo ordens das mais diversas.

Lembro quando eu ouvi essa palavra, confesso que achei demais pois ela vinha reunindo dentro do seu contexto original, o que é o evangelho: evangelizar as pessoas.

A palavra gospel no Brasil surgiu em meados dos anos 90, onde algumas igrejas ousavam colocando bandas de rock em cima do “altar” fazendo um som bem pesado e depois o pastor vinha com uma palavra doida onde os jovens se convertiam e jogavam suas drogas em cima do palco.

Gospel, esse era o seu propósito, evangelizar de uma forma alternativa as pessoas daquela época.

O molde adquirido por esse rotulo hoje é bem diferente do que era no seu primórdio. O gospel hoje é sinônimo de estrelas do mercado cristão onde se cobram imensos cachês, onde pregadores se tornaram pop e fazem dos púlpitos verdadeiros shows de horrores em nome de “Cristo”.

Tem se levantado alguns artistas do seguimento até “proibindo” esse rótulo gospel do seu release pois o considera esdrúxulo demais.

Em cima desse rótulo hoje vemos um mercado muito amplo onde temos mídias e festivais especializados, onde a grande “promessa” é ter um lindo troféu em sua estante. Será que podemos chamar tudo isso de gospel? Só uma pergunta… Por outro lado, vemos também grandes pensadores, artistas, dentro do que podemos chamar “emergente, underground” se levantando de uma forma as vezes até agressiva com esse movimento gospel que já fez muito pra uma galera, que hoje está desse outro lado soltando rojões.

As vezes me pego perguntando onde está o erro nisso tudo?

Somos emergentes, queremos levantar uma nova forma de protestantismo derrubando ou destruindo aquilo que já foi importante em nosso meio.
Vemos pregadores mais estudados e inspirados, vemos bandas/cantores com letras super reformadoras, com grandes discursos atraindo uma galera que como aqueles dos anos 90 estavam querendo uma “revolução” pro meio cristão; mas caímos nos mesmos erros, pecamos nas mesmas coisas. Do que adianta derrubar, destruir o gospel, se o mesmo gospel só mudou de nome?
Do que vale todo esse discurso se paramos no mesmo palco, no mesmo cache, no mesmo camarim?

Será que o reino que se proclama inclusivo se transformou em grupos de “reformadores” rebeldes onde simplesmente todos querem mostrar a sua verdade absoluta e esquecem que o Reino é pra se juntar e não espalhar?
Não estou defendo nenhum movimento e muito menos cuspindo pro alto, só queria enfatizar que estamos deixando de lado o Reino e se preocupando com uma palavra tão pequena em seu contexto atual ao invés de se preocupar com a essência da sua origem.

Temos sim que tomar cuidado com o que tem acontecido com o gospel, mas também não podemos reinventar o que já foi feito, não podemos bancar de intelectuais do meio cristão e se igualar no mesmo discurso daqueles que nós mesmo gostamos de jogar pedra.

Não temos que viver trancados dentro de uma caverna, se distanciando do outro bando, sendo que já somos hoje uma voz que tem entendido o que é Reino; temos que andar lado a lado, e isso não significa que temos que nos vender ao sistema implantado nos dias de hoje, ao contrário, temos que ser o trigo andando no meio do joio, e mostrando a diferença daquele que é grande e soberano e que reina em nós.

O céu é muito grande pra querermos viver sós, há espaço pra todo mundo.
Não tenha medo do gospel se o gospel pra você for baseado na essência de Cristo; seja o Reino em forma de evangelho, pois até os que vivem no meio do gospel atual também clamam ou clamarão por água e seja você a fonte dessa água.

Paz

[box type=”info” size=”medium”] Post do leitor é o espaço para os leitores do blog colocarem seus pensamentos e tambem a porta de entrada do blog para novos editores. Os textos contidos aqui NÃO são iguais aos dos editores do blog neessariamente nem caracteriza a necessariedade de o autor deste texto passar a fazer parte do elenco de editores do blog dos crentassos [/box]

sidney silva

sidney silva

@_sidney

” um imperfeito procurando se parecer pelo menos um pouco com o criador.”

sao paulo

Posted in Post do Leitor.

One Comment

  1. Pingback: Pavalinks (4) | Pavablog

Comments are closed.