#Terminei – Deus não é cristão e outras provocações de Desmond Tutu

O homem está sempre a procura de algo que o inspire. Histórias de pessoas que fizeram ou fazem diferença no mundo. Essa necessidade é suprida ao lermos “Deus não é cristão e outras provocações” de Desmond Tutu, lançado pela editora Thomas Nelson Brasil.

Para começar pelo próprio título, ao mesmo tempo ambíguo e provocador. Na verdade o que o título quer dizer é: Se o cristianismo não é tradução de luta contra desigualdade, injustiça, ou a favor do pobres, oprimidos, fracos e não é um teologia prática que transforme e equilibre uma sociedade carente de valores morais e éticos; então esse Deus de fato não é cristão.

O livro nos oferece o ponto de vista de um homem que vive o cristianismo que prega, dentro de um contexto onde conflitos e tensões necessitam de respostas práticas. Um cristianismo que vai muito além das quatro paredes institucionais e com isso, muitas vezes choca, até mesmo os próprios cristão. O livro é recheado de pregações, discursos e pensamentos nem sempre claramente ortodoxos, como por exemplo sua visão sobre homofobia, relações entre cristãos e muçulmanos e até mesmo a defesa de uma “teologia negra”. Conceitos que de fato poderiam contribuir e muito para uma mudança global do pensamento cristão sobre esses e outro temas polêmicos, sabiamente comentados por esse grande homem de Deus.

A cada capítulo, você terá a oportunidade de fazer um reflexão. Uma análise sobre o cristianismo que você vive e sobre o cristianismo da qual Desmond defende.

África e América Latina, dois continentes que contém nações que lutam por ideias semelhantes. Homens como Desmond Tutu, nos confrontam, nos pedem posicionamento, nos apontam para um Jesus vivo e ativo agora! E nos impele a ir além do discurso. Eu recomendo a leitura de “Deus não é cristão e outras provocações” e desafio a você atentar ser o mesmo depois desse livro.

Posted in Artigos and tagged , , , , .