#Terminei – A Revolução dos Bichos – George Orwell

 Alguns dias atrás eu tive a grata honra de ler um livrinho fino pela pouca quantidade de paginas, mas que inversamente proporcional à espessura é a grandiosidade do mesmo. Trata-se da obra A REVOLUÇÃO DOS BICHOS (ISBN 0-452-28424-4) de George Orwell, autor de outra obra prima já muitas vezes citadas neste blog, 1984 (ISBN 978-0452284234) e como o 1984 voltará a ser citada, com toda certeza por aqui, vamos voltar ao Revolução dos Bichos para eu te contar oq achei.

Um conto de fadas seria a melhor e mais poética definição deste livro… Animais q conversam entre si e conversam com seres humanos, como todas aquelas historias que já conhece como chapeuzinho vermelho, a lebre e a tartaruga ou os três porquinhos, e por falar em porquinhos, vamos logo falar deles, com certeza as personagens fundamentais da trama são eles… OS PORCOS. Logo no inicio um velho, respeitado e sábio porco chamado de Major, faz um discurso dizendo aos demais animais que seus dias na terra estão chegando ao fim, mas antes de partir precisava falar aos demais, sobre as INJUSTIÇAS que os animais, os q sustentam a fazenda com seu trabalho, sofrem. Este discurso termina com uma canção chamada BICHOS DA INGLATERRA cantada por todos os animais, e na seqüência, JONES, o dono da fazenda acorda e a “algazarra” tem que parar.

Para encurtar a historia e evitar spoillers, Major morre e os outros animais, liderados pelos porcos tomam a fazenda e expulsam Jones e sua família de lá, tomando as rédeas (atente ao trocadilho) do local.  Todos viverão em paz e liberdade trabalhando para seus próprios benefícios, sem ter q sustentar nenhum humano, o inimigo de todos os animais, sendo regidos por 7 leis básicas.

1. Qualquer coisa que ande sobre duas pernas é inimigo.

2. Qualquer coisa que ande sobre quatro pernas, ou tenha asas, é amigo.

3. Nenhum animal usará roupas.

4. Nenhum animal dormirá em cama.

5. Nenhum animal beberá álcool.

6. Nenhum animal matará outro animal.

7. Todos os animais são iguais.

Uma lista humilde mas com verdades absolutas para o momentos. Uma lista de valores fundamentais, que todo animal, desde os porcos mais inteligentes até as ovelhas mais incapazes poderiam compreender e fazer valer a justiça no local a partir dessa leitura. E se vc quiser como termina, compre o livro (eu paguei uns R$30,00 numa livraria perto de onde eu trabalho) ou então baixe o pdf.

Este livro é uma clara figura da revolução Russa e as disputas de poder desse episódio, mas da mesma maneira que o poder sobe à cabeça dos porcos, fazendo como q criaturas bem intencionadas se tornem carrascos de seus semelhantes pra quem é cristão, é inevitável fazer um paralelo com a igreja, ou melhor, com as instituições eclesiásticas por ai… Sabe com é, o evangelho de Cristo é simples e não afasta a liderança dos demais membros… Não aponta para lideres com benefícios q os demais não possam ter, de modo bem simples, o evangelho é pela igualdade entre todos, mas oq vemos de modo geral, são mais e mais igrejas q pregam o INVERSO do evangelho de Cristo, pois fazem com q os lideres cada vez mais se afastam de seus liderados, dando benefícios q os demais não tem… Portam-se como se fosse melhores q os não tem a mesma fé, acarretando cada vez mais antipatia de todo o povo, q nos julgam alienados, marionetes de um jogo muito maior

Não pense q eu sou idiota a ponto de me colocar do lado oposto do ocupado pelos porcos, muito pelo contrário, eu sou mais um porco e peço a ajuda de todos para q eu não me torne um déspota manipulador objetivando apenas os meus próprios interesses, pois como estou, de uma forma ou de outra, em posição de liderança (mesmo odiando este termo) e como bem me conheço, sei q na primeira oportunidade abandonarei meus ideais por muito pouco, se não houver um exercito de pessoas q pensem ao meu lado, dispostas a me repreender e me corrigir. Conto com cada um de vocês para nunca dizer q Todos os animais são iguais… Mas alguns são mais iguais que os outros.

Posted in Artigos and tagged , , , .