Mitos sexuais!!! A primeira relação dói? e mais…

Opa galerinha, aqui é o Henrique Serrat, para quem não sabe minha mãe é médica ginecologista/obstetra, meu grande amigo Alexandre Milhoranza fez um acampamento(ou coisa do tipo)para os adolecentes da igreja dele, e ele e sua eposa pediram os adolescentes para enviarem perguntas, duvidas que eles tinham, e claro como todo adolescente normal no mundo, sexo é uma das maiores duvidas, o Milhoranza então fez o pedido para minha mãe responder algumas questões, e as perguntas e respostas estão aqui, infelizmente não chegou a tempo do Milhoranza usar no acampa, mas acredito que em um outro momento ele vai usar, e espero que ajude outras pessoas tb.

[box type=”comment” size=”medium”] Esperar em Deus não se restringe a você fazer ou não sexo, está muito além disso. Espere em Deus se guardando para a pessoa certa, mas espere em Deus ajudando com amor aquele que precisa da sua atenção. (Henrique Serrat Guimarães) [/box]

A primeira relação dói?

A relação sexual é indolor, esta pode doer quando a mulher não está preparada para o ato sexual. Isso ocorre quando nao há o estímulo adequado para a lubrificação da vagina. É durante as manobras de intimidades, toques, caricías que a vagina produz um muco lubrificante e dilata preparando para receber o pênis ereto.

A relação pode ser dolorosa, se não tiver preparo da vagina, quando estiver com alguma inflamação, ou se houver alteração da anatomia da vagina, esta só diagnosticado por exame ginecológico.Também se a ereção peniana não for adequada e alteração anatomica do pênis como a doença de Perronie.

Usar OB pode tirar a virgindade?

O uso de absorvente intra vaginal não tira a virgindade, mas é necessário que se faça exame ginecológico antes de optar por este método para avaliar a anatomia do hímen. Mas o uso do método tem algumas peculiaridade, deve ser trocado a cada 4hs, não pode dormir com absorvente interno, e ter o cuidado de não ter relações sexuais usando-o.

Usar camisinha tira o prazer?

O uso de condom ou seja camisinha, não faz diminuir o prazer sexual, porque o prazer sexual ocorre devido ao atrito entre o pênis e as paredes vaginais durante as incursões do orgão na vagina,além disso o prazer no ato sexual ocorre devido a todos os acontecimentos durante os jogos, culmina o orgasmo.

A camisinha é método anticoncepcional seguro e evita a contaminação por algumas bactéria e virus responsável pelas DSTs, digo algumas porque a camisinha não protege 100%, doenças como HPV, hepatite B, sífilis, são transmitidas através das secreções vaginais e penianas, em contato com a pele e através do sexo oral. O HPV é responsável por formação de verrugas que acometem a pele e mucosas, tanto da região perineal, vagina, pênis, bôca, faringe, cordas vocais, sendo responsável pelo câncer de colo uterino, de pênis e garganta.

Tomar pílula no dia da relação sexual evita doença e gravidez?

O uso de anticoncepicional oral deve ser diário, pois o medicamento funciona produzindo um ciclo artificial impedindo a ovulação, é necessário que o medicamento seja tomado diariamente e no mesmo horário. Existe varias apresentação de anticoncepcionais, oral, injetável, adesivos cutaneos e intravaginal. Todos devem ser usado sobre orientaçõa médica. Alguns exames e avaliação clinica devem ser realizados antes de iniciar o uso do anticoncepcional.

A existencias de algumas doenças pode contra indicar o uso de anticoncepcional, levando a complicações da doença pré-existente, ou desenvolvimento de outras.

O corpo acostuma com a pílula, e por isso falha?

O corpo não acostuma com o anticoncepcional, mas não se deve ficar mudando de marca pois há uma diferença de formulação, podendo haver falha do método ou efeitos adversos, como sangramnetos irregulares.

O uso da chamada pílula do dia seguinte também produz alterações do ciclo menstrual e hormonal, este é um método para uso em emergencias em caso de violencia sexual.

O uso inadequado da pílula que é o responsável por sua falha e também alguns alterações como febre alta e diarréias agudas, que fazem diminuir a absorção do medicamento.

A mulher menstruada está impura?

A menstruação não deixa a mulher impura, mas aumenta a chance da mesma apresentar ou ter complicações de infecções vaginais no período menstrual. A higiene deve ser adequada, com banho diário troca do absorvente a cada 3hs, num ciclo normal, evitar roupas apertadas,o uso de sabonetes intimos para higienização é uma boa. Se tiver relações sexuais deve- se usar camisinha. Quando Deus fala que a mulher está impura no período menstrual e no período pós parto, é porque o sangue é um meio de cultura , facilitando a proliferação de bactérias produzindo doenças.

[box type=”info” size=”medium”] Nota da médica: A sexualidade deve ser exercida com responsabilidade, e conhecimento de como funciona o seu corpo e seu psicológico, para que as cicatrizes de traumas não impessa o exercer da sexualidade plena na vida adulta. [/box]

Dra. Silvia Serrat Guimarães, Ginecologista, Obstetra e Sexologa – CRM: 13948

Posted in Artigos and tagged , .