Hj sou eu por aqui para indicar uma peça da 7ª arte para todos os leitores deste nosso tão querido blog, e a citada peça é, como não poderia deixar de ser numa sexta feira 13, um filme de TERROR, mas sem fantasmas ou monstrons, mas sobre o CAPITALISMO. Uma obra que é tanto uma crítica severa quanto o chamado a um questionamento marxista clássico, e este é, nas minhas palavras: “Esse capitalismo vai se matar e levar todos nós juntos se não fizermos alguma coisa!”.
Lançado em 2009 sob a direção do ultra polêmico Michael Moore, o filme Capitalism: A Love Story trás em relatos narrados pelas personagens e alguns testemunhos de pessoas que passaram pelas situações descritas, e aqui coloco uma pausa para relatar que é com um enorme nó na garganta q eu vi esses testemunhos que acabei de citar, pois mostram como uma sociedade que outrora foi acusada de dominar e “imperializar” o mundo inteiro, conseguiu baixar ao ponto de sugar até mesmo o sangue de seus próprios irmãos e filhos para sustentar a sede capitalista. É claro q estou falando dos Estados Unidos da América, aquele grande país protestante (#TENSO) q fica entre o Canadá e o México.
Contando a história de como o processo capitalistador se deu nesse país desde seus fundamentos até os dias pós-apocalípticos que este sistema está maquinando entre instituições financeiras, grandes corporações e o cidadão comum norte-americano
Mas não se preocupe, não é um documentário CHATO, oq é quase um pleonásmo. Com muita ironia, o diretor tem momentos dignos os melhores humoristas do cinema, tornando a película uma senóide entre gargalhadas e indignações.
Se há exageros? Hum, aposto que sim, mas como a imparcialidade é impossivel, e como ouvi do meu camarada @SouPepe: “Quem tá no muro, toma pedrada dos dois lados”, acredito q realmente contenham alguns exageros (q eu não consigo apontar) e q como qualquer outra obra artística indicada aqui , deve ser vista com olhos críticos e não como um canon a ser cegamente seguido.
É um ótimo filme para os líderes de jovens e/ou casais passarem para seus lideardos, pois mostra a face as vezes não conhecida do sistema, principalemnte para quem vive com relativa boa situação financeira, e pode acabar gerando debates sobre DESIGUALDADE, CONSUMISMO, IMPERIALISMO (em todos os níveis), MANIPULAÇÃO DA INFORMAÇÃO entre outros. Lideres, aqui vai a minha solicitação pessoal, não peço q comprem a ideologia do filme pura e simplesmente, mas que permitam o questionamento sobre a realidade desse sistema à luz da Biblia e dos ensinamentos de Cristo, antes que seja tarde demais.
trailer:
Título original: (Capitalism: A Love Story)
Lançamento: 2009 (EUA)
Direção: Michael Moore
Atores: Michael Moore, Thora Birch, William Black, Elijah Cummings.
Duração: 127 min
Gênero: Documentário
Status: Arquivado