Porque Deus é injusto??

[dropcap]F[/dropcap]alando francamente, ao chegar ao céu gostaria de encontrar certas pessoas que influenciaram e ainda influenciam meu intelecto e conversar com elas pelo simples prazer de compartilhar um pouco de suas vivencias. Em minha limitada opinião acho que existem certas referências nessa terra que viveram o evangelho muito mais que eu jamais viverei e para elas acharia mais do que justo que existisse um lugarzinho especial “lá em cima”.  Mas ao pensar a respeito disso esbarro em um pequeno problema, segue alguns nomes de minha lista para que você tire suas próprias conclusões:

G.K. Chesterton: Nascido de família anglicana, mais tarde converteu-se ao catolicismo em 1922 foi grande influenciador de C.S Lewis, Gandhi e outros. É frequentemente mencionado como “o mestre que não deixou nenhuma obra-prima” por conta de sua profissão (editor de um semanário), mas suas obras Ortodoxia e O homem eterno ainda são objetos de estudo em conceituadas universidades Cristãs.

Mahatma Gandhi: Mohandas Karamchand Gandhi nasceu no dia 2 de outubro de 1869, na cidade de Porbandar, na Índia ocidental, hoje estado de Gujarat. Seu pai era um político local, e a mãe era uma devota vaisnava. Como era costume em sua cultura nesta época, com a idade de 13 anos, a família de Gandhi realizou seu casamento arranjado infantil com Kasturba Gandhi, de 14 anos, através de um acordo entre as respectivas famílias. Depois de estudar direito na Inglaterra Gandhi retornou a seu país onde abriu mão de sua vida de luxos para lutar a favor da paz, tolerância, direitos civis e independência indiana sempre com o uso da não violência para atingir suas metas. Ativista por natureza usava-se da greve de fome para atingir o apelo público para que etnias rivais buscassem entendimento mútuo.

Madre Teresa de Calcutá: Agnes Gonxha Bojaxhiu nasceu em 26 de agosto de 1910, em Skopje, na Macedônia, filha de pais albaneses, numa família de três filhos, sendo duas moças e um rapaz. Embora ela tenha nascido a 26 de agosto, ela considerava o 27 de Agosto, o dia em que foi batizada, como o seu “verdadeiro aniversário”. Frequentou uma escola não católica. Optou por fazer votos aos 18 anos nas Irmãs de Nossa Senhora do Loreto (Instituto Beatíssima Virgem Maria), na Irlanda, onde pouco tempo viveu. Com a ideia de ir aos “pobres entre os pobres” Madre Teresa percorreu as ruas de Calcutá dando alento, amparo médico e espiritual a uma das nações mais pobres da face da Terra.

Minha lista é extensa e eclética esbarrando em fumantes, beberrões, pessoas das mais variadas religiões e vacilantes na fé em maneira geral. Todos eles influenciaram o cristianismo de algum modo e todos viveram Jesus mesmo que, é o caso de alguns, sem ter conhecimento pleno disso. Minha vontade é que todos estivessem com Jesus um dia, pois vejo que eles fizeram mais pelo próximo que eu jamais farei em minha vida toda, mas não é assim que a banda toca não é mesmo? Aparentemente as obras feitas sem que Jesus seja a motivação de nada valem para Deus. Isso é dado pelo fato de não vivermos pela Lei, mas pela Graça que nos foi concedida segundo Jesus Cristo. Me lembro que uma vez conversando com um bom amigo cheguei a conclusão: “Graça é injusta mesmo, se fosse justa seria justiça e não graça”. Na época isso me soou como uma epifania e ainda hoje, quase 15 anos após ter dito isso considero essa definição doentia. Mas Deus é assim mesmo, justo a ponto de abrir mão de sua justiça para que a graça possa tomar papel de destaque.

E você? Tem alguém que acha que deveria estar nesta lista apesar das escolhas?

Posted in Artigos and tagged , .