Meu bem, meu mal!

O que é mais forte? O bem ou o mal?Faço essa pergunta com sinceridade porque não sei realmente a resposta. Filmesespalhados aos milhares pelo mundo, obras literárias e uma infinidade maiorainda de poemas englobam, enaltecem e incentivam as atitudes ditas boas emdetrimento às más.  Em filmes, sobretudoos americanos, vemos a vilão (derivação de vil que significa desprezível,repugnante, abjeto, etc…) sendo preso ou morto sempre com a feição desonrosaque nos deixa claro que “o crime não compensa”. Mas será? Será mesmo que nãocompensa?
Assistia esta semana nos tele noticiáriosque o Brasil está entre os países mais violentos do mundo. Mas somos um paíscristão poxa vida! Os evangélicos estão aumentando em número e expressão nocongresso nacional (que nada mais é que o reflexo do povo brasileiro) e era desseesperar que alguma mudança fosse mais palpável não acham? Para mim é claro queo povo deveria cobrar através do mecanismo que bem entender de nossos governantes,pois o dinheiro que pagamos em nossa alta taxa de impostos deveria sem encaminhadopara os mais necessitados para garantir que estes tivessem saúde, segurança,emprego, educação e uma qualidade de vida digna, mas isso não acontece e opior, a “Igreja” que é a representante de Deus entre os homens que deveria seesforçar para mudar este paradigma tem cooperado para que o povo seja mais emais espoliado. Não é de se admirar que a sensação de impunidade infecte o ar eque cidadãos inclinem-se aos delitos.
Mas findo meu texto com a mesmapergunta que iniciei: O que é mais forte? BEM ou MAL? Se o bem é mais forteporque somos instintivamente maus? Se a luz domina as trevas porque temos quefazer força para ser “luz” enquanto para sermos “trevas” basta agirmos comnaturalidade? Talvez estas sejam perguntas que meu bom amigo Cristiano possa responder,talvez tudo se resuma ao campo filosófico e abstrato. Não sei! Espero que apósdescobrir a resposta possamos começar a tratar de resolver isso como cristãos,cidadãos e seres humanos.
Posted in Artigos and tagged , , , .