Uma fé ao contrário

 

Uma famosa música gospel, cantada em algumas comunidades religiosas, traz em um de seus versos as seguintes palavras:
 
“…se diante de mim não se abrir o mar, Deus vai me fazer andar por sobre as águas…”
 
É justamente sobre isso que desejo que pensemos um pouco, e, chamo para nos ajudar nesta tarefa, o desconhecido autor da carta aos Hebreus.
 
Nós temos um péssimo costume. Para agradar a nós mesmos, e fazer do evangelho uma ferramenta de auto-ajuda, tiramos alguns trechos do seu devido contexto, e ainda por cima desconsideramos totalmente a razão pela qual uma carta foi escrita.
 
Não é diferente com a carta aos Hebreus. Analise atentamente a foto acima e verifique que o cidadão vestindo a camiseta com a palavra “Fé”, além de desconsiderar o contexto da carta aos Hebreus que trata sobre a fé, ainda atropela os conceitos de fé que a carta aos Efésios menciona.
 
Mas, voltando à carta aos Hebreus, é importante termos em mente que ela foi escrita num contexto onde os cristãos hebreus estavam vacilantes quanto à fé em Jesus, o Cristo, e estavam pensando em abandonar a nova fé por conta das perseguições que estavam acontecendo. 
 
E, finalmente chegamos ao tão mal interpretado capítulo 11, onde o autor menciona vários personagens que tiveram sua fé testada durante a história da salvação. Aí pegamos alguns trechos isolados e começamos a achar que fé é uma espécie de amuleto que nos protegerá de tudo e de todos. Ou pior ainda, começamos achar que eventos ocorridos isoladamente na história podem se repetir conosco no dia-a-dia. E pode piorar ainda mais, pois alguém desinformado quanto ao contexto de fé vivido por nossos irmãos da igreja primitiva, pode fazer camisetas estampando a marca “FÉ” em pose de comemoração triunfalista, barateando o custo que a fé tem do outro lado do mundo ainda hoje.

Para encerrar, veja como o autor da carta aos Hebreus termina sua exposição sobre fé:

35   Mulheres receberam, pela ressurreição, os seus mortos. Alguns foram torturados, não aceitando seu resgate, para obterem superior ressurreição;
36   outros, por sua vez, passaram pela prova de escárnios e açoites, sim, até de algemas e prisões.
37   Foram apedrejados, provados, serrados pelo meio, mortos a fio de espada; andaram peregrinos, vestidos de peles de ovelhas e de cabras, necessitados, afligidos, maltratados
38   (homens dos quais o mundo não era digno), errantes pelos desertos, pelos montes, pelas covas, pelos antros da terra.
39   Ora, todos estes que obtiveram bom testemunho por sua fé não obtiveram, contudo, a concretização da promessa,
40   por haver Deus provido coisa superior a nosso respeito, para que eles, sem nós, não fossem aperfeiçoados.
 
As perguntas que eu me faço são: 
 
1) Será que sou digno de ser apedrejado, torturado, algemado, mesmo não obtendo a concretizaçao da promessa nesta vida? 
2) Será que minha fé suporta isso? 
3) Terei de comprar uma dessas camisetas para ostentar uma fé triunfalista que pensa que tudo dará absolutamente certo aqui nesta Terra?

Posted in Sem categoria and tagged , , , , .