Propaganda “verde” – ledo engano

“Recicle o lixo”. “Economize água no chuveiro”. “Feche bem a torneira”. “Não jogue lixo no chão”. “Use sacola retornável”. “Vá de bicicleta”. Estamos cansados ouvir essas chamadas feitas por orgãos e diversas ongs ambientais nacionais e internacionais, tanto em revistas, internet, televisão, rádio e por aí vai. E é uma pena que ouvimos tanto essas coisas, mas não estamos nem aí: pouquíssima gente leva a sério essas pequenas medidas, que somadas coletivamente, poderiam fazer alguma diferença para o meio ambiente.
Em contrapartida, penso que esteja havendo um romantismo e uma ingenuidade muito grande, em parte desse movimento, que eu gostaria que fosse de uma real conscientização, mas que infelizmente penso que tem se tornado puro modismo de uma elite no mínimo ignorante. Vou no supermercado e vejo água engarrafada, pra vender, de uma marca famosíssima, e no rótulo está escrito assim: “fonte 100% renovável.” O que poucos sabem e que essa empresa tem privatizado fontes de água(isso mesmo, eles se dizem donos dessa água) no mundo inteiro, destruindo completamente o ecossistema periférico dessas regiões, sem contar o fato de que essa agua é embalada numa garrafa PET, advinda do petróleo, fonte essa, não-renovável. Vou em direção a outra prateleira, e encontro barrinhas de cereal, da mesma marca da água que vi anteriormente, e no rótulo está escrito assim: “cereal 100% orgânico”. Pena que essa embalagem super colorida não é tão orgânica assim e os processos de industrialização envolvidos nesse produto, ainda são muitos. O que quero dizer com esses exemplos, é que existem empresas mundiais que estão aproveitando essa “onda verde” para lucrar ainda mais, através de medidas muito mais estéticas do que realistas.Já notou que se voce quiser levar uma vida alimentar saudável, vai gastar muito mais do que pode? E o povo que quer de fato contribuir com o planeta, acaba caindo na propaganda: “Olha, estou contribuindo pro planeta! Veja, compro produtos de fonte renovável e 100% orgânico! Estou fazendo minha parte!” Aí saem do supermercado, com trocentas sacolas de plástico no porta-malas de uma caminhonete a diesel, e voltam felizes para a suas luxuosas casas que hoje estão tomando lugar de uma de área que há pouco, fora verde. Paradoxal?
Não dá pra ser ingênuo. Nós nunca mudaremos o Meio Ambiente, sem antes mudar o nosso ambiente, onde vivemos. Isso implica numa mudança profunda de práticas no nosso dia-a-dia, desde o que compramos pra comer, até o que compramos pra calçar, pois somos nós que ditamos os rumos das multinacionais que controlam esse mundo.É claro que é muito difícil nos desfazermos de objetos que são utilidades intrínsecas nos dias de hoje. Mas é importante começarmos a pelo menos nos livrar dessa visão patética e enganosa que o próprio capitalismo nos impõe através dessa fachada de “consciência verde” que só serve como argumento pra vender. As grandes multinacionais ainda não conseguiram se livrar dos danos à natureza, mas pra continuar vendendo, precisam colocar no rótulo “100% orgânico” porque todo mundo agora está pensando “verde”.
Então o que fazer? Como burlar o sistema? Bom, se você tem um quintal na sua casa, é hora de usá-lo. Continue seguindo as medidas simples de economia de água e reciclagem. Vá de bike pro trabalho. Isso tudo faz muito sentido. Mas comece por cuidar em não cair no risco de se passar por idiota na hora de pensar em cuidar do planeta. Comprar água de marca? Barrinha de cereal “orgânica” 100% industrializada? Não há rótulo “verde”, por mais convincente que pareça, que engane a natureza. O único enganado nessa história é você.
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