Ecologia rima com teologia

A ecologia é um daqueles assuntos mais evitados eesquecidos da Teologia. Quando foi a última vez que você ouviu seu pastorpregar sobre os aspectos ecológicos da Ética Cristã?

Nós, cristãos, via de regra, deixamos este assuntopara os ecologistas e amantes das florestas. Porém, como pessoas que dizemprofessar a fé cristã, este deveria ser um assunto sempre em pauta nas nossascomunidades. Como o assunto é muito mais teológico do que muitos pensam, vamosdireto à fonte: os três primeiros capítulos de Gênesis.
Os dois primeiros capítulos de Gênesis tem um caráterconfessional, ou seja, nos mostram que Deus é o soberano criador do Universo(Gn. 1:1). Esta narrativa queria mostrar, num primeiro momento, aos povos queviviam naquelas bandas, que o Universo não foi resultado das lutas de deusesenfurecidos, mas sim a criação perfeita de YAHWEH…a partir do nada!
Vamos observar a estrutura da criação:
Dia 1 – Luz
Dia 4 – Sol, Lua e Estrelas.
Dia 2 – Firmamento – algo que separa e sustenta água das águas
Dia 5 – Animais aquáticos e aves
Dia 3 – Separação da terra das águas
Dia 6 – Animais domésticos e selvagens e o Homem
Note a correspondência entre os 3 primeiros dias dacriação e os 3 últimos. Note como Deus preparou de antemão a estrutura para cadauma das criações que viriam em seguida.
Observe que há uma progressão na criação do mundo porDeus.
Assim como os pais preparam o quarto para a chegada deseu filho(a), Deus preparou o mundo para a habitação do homem. Deus nãoprecisava de nada que fora criado, pois Ele existe nele mesmo. Logo, podemosafirmar que o foco, até aqui, é a criação do ser humano.
O homem recebeu o nome de Adão, do hebraico Adam, cujaraiz vem da palavra adamah, que quer dizer “terra”. Notem a relação íntima queDeus promove entre o homem e a terra.
E finalmente, para não nos alongarmos neste post,chega o episódio mais trágico de toda a Escritura: o capítulo 3 de Gênesis.
Neste capítulo, além das rupturas teológica, social e psicológicaestá descrita também a ruptura ecológica, onde a terra foi amaldiçoada e passoua produzir ervas daninhas. E, a partir deste episódio, a Bíblia vai mostrarcomo a progressão das cidades vai influenciar na ecologia e se tornar umsímbolo do pecado. 
Logo, todas as catástrofes naturais, não são fenômenosprovocados por Deus, mas consequências da ruptura ecológica sofrida lá nocapítulo 3 de Gênesis.
Definitivamente o homem começou a destruir o lindoquarto que o Pai criou, e não parece disposto a descansar enquanto não ver tudoacabado, até um dia os novos céus, e a nova terra sejam renovados parasempre, e sem possibilidade de destruição desta vez.
Posted in Sem categoria and tagged , , , .