Tarifaço NÃO! R$ 2,50 ACORRENTAM – por @Dougrezende da @redefalepr

Curitiba foi por anos tida como a “Cidade Perfeita” ou “Cidade Ecológica” e um ponto maximo disso tudo é o trasporte publico.

Esse texto me foi enviado pelo meu queridão @Dougrezende , da Rede Fale PR

Rede Fale Paraná apoiaa campanha pelo transporte público que sirva ao cidadão, e não o contrário.
Você deve ter vistopela cidade placas em forma de “cruz” com as seguintesinformações: Tarifaço NÃO, R$ 2,50 é roubo.
O argumento para aelevação de R$ 2,20 para R$ 2,50 (NO MÍNIMO), pelas empresas deônibus e pela prefeitura de Curitiba seria a inflação e o custooperacional, sendo necessário, segundo eles,  repassar este valor para ostrabalhadores.
Em resumo; otrabalhador pode ter sua renda diminuída (que já é muito baixasegundo o DIEESE), mas as empresas não podem ter redução em seuslucros, os quais ninguém sabe ao certo o montante, pois estãoescondidos na caixa preta da URBS, protegidos há anos pelasadministrações municipais de Curitiba. Não há transparência nosprocessos licitatórios.
Transporte públicoé direito constitucional do povo e obrigação do Estado emunicípios.
Estacampanha está sendo encabeçada de forma criativa e pacífica peloMovimento Passe Livre de Curitiba (MPL), coletivos semelhantesexistem em várias capitais do Brasil e interior. 4 atos jáaconteceram na cidade em favor ao transporte público eficiente e dequalidade.
Umdocumento foi entregue ao presidente da URBS, Marcos Isfer,solicitando:
  • Congelamento da passagem em R$ 2,20.
  • O transporte público sendo um direito constitucional da população deve ser respeitado e cumprido pelos Estados e municípios.
  • Os lucros das empresas não podem ser mantidos às custas da diminuição da renda dos trabalhadores.
  • Assim como a saúde, educação, segurança, moradia entre outros, devem ser tratados como bem público, o transporte PÚBLICO não pode ser mera mercadoria.
Sobre o transportepúblico algumas perguntas:
Se é público, por queé tão caro? Será que na verdade é privado, tendo como objetivo olucro de empresários ligados à políticos que tiveram suascampanhas patrocinadas pelo transporte “público” ?
O quanto de subsídiosdo Estado vai para empresas privadas manterem seus lucros?
Interessante o aumentoem praticamente todas as grandes cidades do Brasil ao mesmo tempo,por que isto acontece logo depois das eleições ?
Por que as greves demotoristas e cobradores em Curitiba são orquestradas sempre emépocas em que a prefeitura planeja aumentar o preço da passagem ?Será uma estratégia das empresas em mascarar a verdadeirafinalidade do aumento?
Alguém que vaitrabalhar de ônibus as 07:00 da manhã ou às 18:00 horas podeafirmar que o transporte de Curitiba é eficiente, barato e dequalidade ? Se fosse assim, por que o Curitibano preferem engarrafar as ruas da “capital ecológica”com seus carros com um passageiro apenas?

“E esta luta somente tem sentido quando os oprimidos, ao buscarem recuperar sua humanidade, que é uma forma de criá-la, não se sentem idealisticamente opressores, mas restauradores da humanidade em ambos. E aí está a grande tarefa humanista e histórica dos oprimidos – libertar-se a si e aos seus opressores.” Paulo Freire.

Douglas Rezende
Articulador Rede FALE/Paraná
http://redefalepr.ning.com/
Membro Evangélicos pela Justiça
http://www.epj.org.br/principal

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