Esta semana fui abordado por uma aluna cristã no curso que leciono com uma afirmação tão triste quanto surpreendente. Sua mãe estava com AIDS e ela não sabia o que fazer. Conversando com ela cheguei ao histórico de sua família: Mãe divorciada nos últimos anos, extremamente devota ao Senhor e havia descoberto nos últimos dias após uma bateria de testes que estava portando o vírus. Quando temos uma notícia assim fatalmente questionaremos Deus acerca da justiça disto tudo e foi exatamente isso o que vi nos olhos de minha aluna na hora que me abordou. Seus olhos gritavam: PORQUE?? Vou confessar que não sou muito bom em respostas rápidas e na hora a única coisa que consegui pensar foi em uma frase do filme Forrest Gump: Eu disse: MERDAS ACONTECEM!
Apesar de desalmada minha resposta foi extremamente sincera e de alguma forma atingiu em cheio o coração da garota que começou a chorar agradecendo-me pelo apoio que estava prestando. Na verdade quis dizer que tragédias acontecem todos os momentos e que estamos inseridas nestas tragédias quer queiramos ou não sem necessariamente ter algo a ver com algum prêmio ou castigo por nossas atitudes! Certa vez, após ter curado um cego de nascença Jesus foi indagado sobre quem havia pecado para que este nascesse nesta condição, mas Jesus foi categórico ao dizer que ninguém havia pecado mas havia outros planos por detrás disso (não vou colocar esta referência, vai procurar preguiçoso!) o que nos faz pensar que nem tudo que acontece está inserido no contexto “prêmio-castigo”.Precisamos parar de olhar para as pessoas que sofrem e achar que elas “estão assim” por culpa delas. Precisamos parar de olhar para as pessoas soropositivas e achar estas têm “culpa no cartório” ou olhar para o que tem câncer e deduzir que há algum “pecado não-confessado”. Precisamos parar de concluir que o irmão que não “sobe na vida” não é dizimista, e que você “subiu” porque o é.
Um exemplo que gosto de dar que li em um livro dado a mim pelo @O_Cristiano, falava de duas universidades cristãs que disputavam uma partida de basquete valendo o título da temporada. Certamente ambas haviam orado a Deus pedindo pela vitória mas evidentemente somente uma sairia com esta. Será que a perdedora orou menos?? Ou tinha mais pecados?? Acho (e quando digo que acho é porque não tenho certeza mesmo!) que Deus tem planos maravilhosos para mim mas também acho que algumas coisas que acontecerão em meu caminho simplesmente acontecerão e sou grato a Deus por elas também.