Saudação vulcana de Spock tem origem judaica

Saudações Crentassos!
Muitos dos nossos leitores e em especial dos nosso ouvintes (é no PodCrent) são NERD’s assumidos e sem medo de declarrar sua condição social… E como alguns do lado de cá do programa tambem temos fortissima influencia dessa popcult nas nossas vidas, resolvi colocar uma curiosidade muito legal ( e completamente inutil) no blog para q todos possam dar uma zuada em quem acha q Crente não pode ser nerd… 
segue o texto!
ps.: Meus comments em vermelho!

Segundo o rabino Yonassan Gershom (não é meu pseudomino não) e outros estudiosos da cultura trekkie, o gesto do Sr. Spock, oficial de ciência da nave NCC-1701 USS Enterprise (do seriado Jornada nas Estrelas — Star Trek), meio-vulcano meio-humano, e que representa a saudação mais respeitosa usada no planeta Vulcano, originou-se na tradição judaica (WHAT?). Leonard Nimoy, ator que interpretava (Como assim Interpretava? Ele não é realmente um Vulcano?) Spock, foi quem teve a ideia de usar no seriado o trejeito manual inspirado numa bênção que presenciou numa sinagoga ortodoxa onde esteve com seu avô na infância (infância o Nimoy? Antes da Guerra… da primeira!).

Geralmente acompanhado da frase de bom agouro “Vida longa e próspera”, ligeiramente mal traduzida do inglês Live long and prosper, o gesto era considerado por alguns dos atores do seriado como difícil de executar, forçando-os a, fora das câmeras, preparar os dedos com pequena antecedência para não pagar mico na hora da ação.

A saudação vulcana baseia-se num gesto de bênção usado pelo kohanim durante o serviço de adoração(adoração? Qual banda?! KKKK) . Os kohanim são os descendentes genealógicos dos sacerdores judaicos que serviram no Templo de Jerusalém.(Basicamente, Kohanim é oq alguns Pastores, Bispos, Apostolos, Paipostolo Patriarcas acham q são hoje em dia, mas sinto informar q NÃO SÃO! NÃO SÃÂÂÂÂÂÂÂO!)
A bênção genuína é feita com ambos os braços mantidos horizontalmente em frente ao corpo, ao nível dos ombros, com as mãos se tocando, formando a letra hebraica “shin”, que representa a palavra hebraica “Shaddai”, significando “Deus Todo-Poderoso”. Nimoy modificou o gesto para apenas uma mão posicionada na vertical, tornando-o mais similar a uma saudação. Ou seja, a saudação vulcana não é idêntica à judaica, mas a semelhança é suficiente para ser reconhecida entre judeus estudados (E alguns crentes judaizantes idiotas (pleonasmo)).
Para mais informações (em inglês), visite este site. E também a Wikipédia.

Posted in Sem categoria and tagged , , .