Marcha COM Jesus em Campo Largo, mais uma tentativa de silêncio

Se a Bíblia fala sobre o dever cristão da não conformidade frente às injustiças, exploração, corrupção, se nos adverte sobre a impossibilidade de servirmos às riquezas e ao poder personificados na figura de Mamom, se reafirma constantemente a necessidade de proclamarmos os valores do Reino de Deus, por que então calaríamos?
Juntos, Rede FaleParaná, o Monte Horebe que ajudou na impressão do informativoConstrução e o EPJ – Evangélicos pela Justiça, com o mesmo propósito com que atuamos na Marcha PARA Jesus em Curitiba no dia 15 de maio, estivemos na Marcha PARAJesus em Campo Largo, região metropolitana da capital paranaense, COMJesus, pelo órfão, a viúva e os estrangeiros, como diziam os profetas do Velho Testamento, aos pobres e desassistidos de nossa época, pela justiça social em nossos tempos. Mais do que questionarmos o que a Marcha não é, o objetivo é procurar possibilidades para o que ela poderia ser.
Levamos cartazes pedindoperdão pelo consumismo, individualismo e pela omissão frente aosproblemas sociais de nosso país. Em nossa faixa principal, aproveitamos da presença dos vários políticos e candidatos no local, para cobrar políticas públicas urgentes para a cidade:
POLÍTICOS, DIREITO NÃO É FAVOR
Tive sede e não me deram saneamento básico; 
Estive doente e a saúde pública me desamparou;
Estava com fome de comida e conhecimento e não me saciaram…
Quis ir para o culto, mas o transporte público era ineficiente.
(Adaptado de Mateus 25)
Nos comprometemos a seruma pedra no sapato das autoridades, que são servas de Deus para onosso bem Rm 13:4, nunca para o clientelismo, esquemas e corrupção.
Os ouvidos dos ricos opressores estão surdos aos clamores dos trabalhadores, como descrito em Tiago 5. Oramos para que o Senhor os desassoseguem de sua inércia e insensibilidade para com os direitos dos cidadãos (Informativo Construção, Abril de 2010).
As várias tentativasanteriores de conversa em busca de solução para problemas urgentes nacidade como transporte público ineficiente, educação e saúde pública de qualidade, saneamento básico, ou acabaram em discursos vazios, ou foram simplesmente ignoradas.
Para complicar, alémdo prefeito de Campo Largo, vários secretários e diretores desecretarias, vereadores e servidores públicos em cargos importantes, são EVANGÉLICOS.
Na abertura da marcha, o pastor responsável pelo evento, o senhor Ari Stroparo (Guarde bem os nomes), diretor geral da secretaria de assistência social, disse que a marcha NÃO ERA POLÍTICA, e que aquela era uma manifestação para “exaltar” o nome de Jesus.

Muito bem, Junto ao palcohaviam carros de som e faixas do dep. André Zacarov  –
do candidato à dep. Estadual e ex -secretário de assuntosestratégicos e o”futuro” sucessor do prefeito, Carlos Andrade e do Pr Reinaldo, “o dep. da paz”…. e, é lógico, oprefeito teve ampla oportunidade de falar ao microfone.
Saímos Marchando… logo os “bonzãos” vieram nos “pedir” que retirássemos a faixa que cobrava políticas públicas. A Lais e a Raquel, ambas da Rede Fale Paraná estavam levando a faixa quando um brutamontes de um pastorzão a retirou das mãos delas… (Machismo? Abuso da força?…)
Quando cheguei e soube oque havia acontecido pedi imediatamente que esticássemos a faixa… Foimuito bonito! Logo os bacanas vieram afrontar novamente:
– Vocês vão ter que tirar essa faixa, a marcha é para “jesuis”. Isso que vocês  estão fazendo é política!
– Não tiro, não tiro, não tiro!
– Tira sim! Quem é o pastor de vocês, leve-nos ao vossolíder!
– Nosso líder é Jesus!
Disse a eles que tiraríamos a faixa se eles nos trouxessem a lei que dizia que o que estávamos fazendo era ilegal, disse também que se o prefeito falasse ao microfone que se comprometeria a resolver os problemasda cidade tiraríamos a faixa…

Logo eles voltaram comum guarda municipal…

– Tá aí a lei, agora vocês vão ter que tirar! Isso é política, insistiam eles – e começaram a arrancar a força! O guarda só olhava a coisa meio confuso, não estava entendendo…
Se o que estiver escrito for mentira, nós tiramos”, Disse o Douglas. Não souberam responder… só puderam dizer: “isso é política” – mas o pastor Reinaldo, o dep. da paz e o dep. Zacarovcontinuavam marchando, e ao final, muita música boa de propaganda política: “Zacarov é bom, Zacarov é bom… esse cabra é muito bom, esse cabra é muito bom…”
Como não conseguiram nos intimidar apelaram para a oração. A marcha parou e eles começaram a orar para expulsar o nosso “demônio”… Foi um sarro! Ainda mais quando um dos pastores me reconheceu deuma carona que eu tinha dado a ele meses atras, disse: “já seiquem é o teu pastor! Vou ligar e contar tudo para ele!” e saiu bufando… Um barato!
Mas, fora essa piada toda, muita gente veio conversar. Muita gente que está de saco cheio com essa palhaçada toda. Teve um pastor, o Pr. Rutimar, da comunidade Carisma, de Monte Castelo, SC, que estavalá para documentar o absurdo. Nos entrevistou, e ainda ajudou acarregar a faixa.

Além disso distribuímos a segunda ediçãodo informativo CONSTRUÇÃO, o que provocou muito interesse dapopulação, pois é uma ferramenta concreta de cobrança das autoridades. O panfleto tem o apoio da Rede FALE, do centro de treinamento Monte Horebe, e agora, com o apoio e parceria do EPJ, a coisa tá muito mais pra frente. Muita gente vai poder conhecer a ação de cristãos comprometidos com a verdade… O panfleto é uma doação da Gráfica Solidária Monte Horebe, que é um projeto social… são 3.000 exemplares.

Washington Cruz

Douglas Rezende
Campo Largo, 23/08/10
Encontrei no http://redefalepr.ning.com mais especificamente aqui
Posted in Sem categoria and tagged , , .