O Teatro Mágico Mostra Que Música Livre é Possível

Salve Crentes, evangelicos, protestantes e todo tipo de gente q acessa este humilde blogue! 😀
Perambulando pelo site de uma das banda mais EXCELENTES q eu conheço, encontrei este texto muito interessante sobre eles… O TEATRO MAGICO, uma banda independente q faz musica livre dando uma lição para muito levita q se diz instrumento de D’us!! Segue o texto na integra e lá no finalzinho, um comentário meu!
Quem não conhecia o Teatro Mágico deve ter ficado curioso com a mistura de show musical e espetáculo circense apresentado pelo grupo no episódio do dia 24/04 da novela Viver a Vida (vídeo), mas quem já conhecia, e não estava preparado, ficou surpreso, alguns até decepcionados, ao ver um grupo que sempre foi crítico dos veículos de comunicação de massa se apresentando na TV, e logo numa novela da Rede Globo.
O Teatro Mágico surgiu em 2003 e de lá para cá, segundo o site oficial do grupo, já vendeu mais de 190 mil CDs e 40 mil DVDs. Se você acha pouco saiba que o grupo não tem contrato com nenhuma gravadora e ainda disponibiliza na rede, gratuitamente, todo o conteúdo musical produzido por eles. Qualquer pessoa pode baixar legalmente as faixas que guiser ou mesmo todas elas (conheça o projeto MPB-Música Para Baixar). Enquanto músicos e gravadoras do mundo todo reclamam dos prejuízos causados pela troca de arquivos na internet e pela cópia de CDs e DVDs, o Teatro Mágico usa isso a seu favor. É assim que o trabalho deles é divulgado e mais e mais fãs se somam aos já existentes. O grosso do faturamento vem dos shows, sempre sucessos de público, e da venda direta (na lojinha do site ou nas apresentações do grupo) de cds, dvds e artigos como camisetas.
Claro que o sucesso do Teatro Mágico incomoda muita gente, sobretudo os setores que mais se beneficiam da dependência à que os músicos estão submetidos. O lucro das gravadoras e das emissoras de rádio e tv ligadas à elas dependem da manutenção desse sistema e é para preservá-lo que mantém o Teatro Mágico, e vários artistas que enveredaram pelo mesmo caminho, longe da sua programação (Sobre o posicionamento politico do grupo leia a entrevista com Fernando Anitelli na revista Fórum). É por tudo isso que a presença deles na novela da Globo surpreendeu.
Cooptação? De jeito nenhum! Pelo Twitter, enquanto os fãs se dividiam entre os que comemoravam e os que temiam que essa mega-exposição venha a afastar o grupo de seus ideais, @oteatromagico reiterava seu compromisso contra o monopólio dos meios de comunicação, a favor da mídia livre e da revisão da Lei de Direitos Autorais.
Conseguir espaço na maior rede de televisão do país e em horário nobre sem abrir mão dos princípios defendidos a longa data nem aderir a esquemas como o popular jabá (pagar para aparecer em programas de tv ou tocar nas rádios) comprova que produzir música de forma livre e independente não é apenas um modo de trabalho alternativo, mas é perfeitamente viável. Me perdoem se estou corrompendo um conceito criado por McLuhan, mas se o meio é a mensagem, a mensagem do Teatro Mágico acaba de ganhar um alcance incrível. Sem dúvida é uma uma grande vitória.
Você pode ouvir ou baixar o Teatro Mágico aqui.

Cristiano Machado diz… 
Mais q qualquer coisa, eu quero fazer uma pergunta… Existe algum “Ministério” q tenha um trabalho semelhante (ideológica e/ou cultural) a este? Alguem q se preocupe com a musica e com a ideologia q esta musica carrega e não com sa quantidade de pessoas q está baixando essa musica na internet, alguem q não fique citando textos biblicos para justificar a mesquinharia com algo q, Teoricamente, foi dado Gratuitamente por D’us e deveria ser repassado da mesma forma??? Se tiver, me mostra, pq eu quero conhecer… 

Bjunda a todos!

Vi aqui no site O Teatro Magico

Posted in Músicas do Mundo que Me Edificam and tagged , , , .