Infanticídio indígena… você sabe o que é?

Olá Crentassos!!!
Você sabia que existe algo chamado infanticídio no meio das tribos indígenas, incentivado pela Funai e antropólogos que não querem que o evangelho entre nas aldeias brasileiras para não “desvirtuar” a cultura indígena e por causa disso várias crianças são mortas quando nascem e mesmo depois?
Isso é ainda utilizado por volta de 20 etnias entre as mais de 200 do Brasil, esse princípio tribal leva à morte não apenas gêmeos, mas também filhos de mães solteiras, crianças com problema mental ou físico, ou doença não identificada pela tribo.

Muwaji (à dir.) segura sua filha que nasceu com paralisia cerebral em cena do documentário “Hakani” do cineasta norte-americano David Cunningham, sobre o infanticídio indígena no Brasil; a luta da índia Muwaji contra sua tribo inspirou a criação da Lei Muwaji, que tramita na Câmara, que visa combater “práticas tradicionais que atentem contra a vida”

A quantidade de índios mortos por infanticídio no país é uma incógnita. Nos dados da Funasa (Fundação Nacional de Saúde) sobre mortalidade infantil indígena, esse número aparece somado a óbitos causados por “lesões, envenenamento e outras consequências de causas externas”. Esse grupo responde por 0,4% do total das mortes de menores de um ano de idade, segundo os últimos dados disponíveis da Funasa, de 2006.
Se quiser saber mais acesse:
http://noticias.bol.uol.com.br/brasil/2009/04/16/ult5772u3629.jhtm
http://www.direitos.org.br/index.php?option=com_content&task=view&id=5232&Itemid=2
ou procure no Google com o tema infanticídio indígena…
De qualquer forma existe uma galera que está procurando mudar isso através da conscientização da população indígena e nesta segunda-feira, dia 14 de junho, na aldeia Kakané Porã (únida aldeia urbana do país), em Curitiba, será o lançamento estadual do filme Quebrando o Silêncio que fala do tema.
Maiores informações ligue para 8503-5424 ou sandraterena@yahoo.com.br

 Acesse o blog Quebrando o Silêncio
Posted in Sem categoria and tagged , , .