Aprenda a não zombar de Deus, pecador impenitente

Creio que você já deve ter visto nas redes sociais prostestos quando fazem alguma piada envolvendo o nome de Deus. Geralmente, os mais fundamentalistas, citam o texto de Gálatas 6:7-8 para “amaldiçoarem” os autores da brincadeira. Será que foi exatamente isso que Paulo quis dizer para os gálatas?

Para entendermos o que Paulo quis dizer é necessário ter mente que ele estava muito bravo com os gálatas, pois eles estavam se afastando do evangelho de Cristo. Por isso, no verso 6, ele diz para os gálatas tratarem bem aqueles que ensinavam a Palavra para eles. Nos versos 7 e 8 ele prossegue com a idéia de não se afastar do ensino correto, por isso, no escrito original, Paulo diz literalmente a eles: “não se desviem”. Este trecho, em nossas Bíblias em português foi traduzido como “não se enganem”.

E Paulo prossegue: Você não pode ouvir a Palavra de Deus e dar de ombros para ela, você não pode dizer “não estou nem aí para sua Palavra, Deus”. Este é o significado da expressão “de Deus não se zomba”. Paulo estava alertanto os gálatas que seu desvio doutrinário custaria muito caro para eles. Paulo não estava defendendo Deus, na verdade Paulo estava preocupado com os gálatas.

Esta ideia é reforçada também pelo fato de ninguém naquela época fazer “humor” usando o nome de Deus.

Claro, este post não é uma apologia ao humor exagerado. Na verdade não devemos distorcer aquilo que Paulo quis dizer aos gálatas apenas por não concordarmos com o senso de humor de outra pessoa.

Posted in Artigos and tagged , , , .