«Sem justiça não há paz, é escravidão» Mano Brown em Mil faces de um homem leal
Antes de mais nada, deixo bem claro que sou contra qualquer tipo de violência e sou veemente contra o uso de armas de fogo, pra mim não existe justificativa para o uso delas. Sou mais favorável a Martin Luther King Jr. e Mahatma Ghandi que a Malcom X ou Carlos Marghela pelo simples fato de optarem pela via pacífica e não-violenta provando que é possível mudar o mundo através do ponto de vista pacifista.
Com as devidas ressalvas, trago o mais novo vídeo do Racionais MCs, a melhor e maior banda de rap brasileiro que tem Mano Brown como ponta de lança, um dos melhores letristas desse nosso amado país.
A arma do Racionais sempre tem sido a inteligência, com isso eles equiparam uma parte da periferia brasileira que aos poucos tem sido silenciada com a ilusão do progresso financeiro. O que pode ser Racionais MCs lançando um disco — depois de dez anos “silenciosos” — num tempo de marchas e greves? O que pode ser Racionais MCs tendo como referencial Carlos Marighela? O que pode ser esses quatro maloqueiros, desde sempre porta-vozes da injustiça, num tempo que muitos brasileiros tem ido as ruas indignados com a situação opressiva de professores, mulheres, mães, e outros movimentos que tem se articulado país afora?
2012 pode ser um ano muito perigoso pros poderosos dessa nação.