Meu nome é Giancarlo Marx e hoje eu vou falar sobre o tema: Estamos em Guerra!
Ultimamente temos presenciado um posicionamento de enfrentamento de muitos líderes evangélicos, seja nas redes sociais, programas de TV, púlpitos e até mesmo no campo do debate político. Está instalada uma guerra cultural na qual, todo aquele que se opuser às pautas cooptadas pelos autodeclarados representantes dos evangélicos, é visto automaticamente como nosso inimigo.
Em Efésios 6:10-17, no entanto, Paulo escreve à igreja de Éfeso afirmando que os inimigos da igreja não são outros seres humanos. Mas será que a gente entendeu mesmo o que o apóstolo quis dizer com “principados e potestades deste mundo de trevas”?
Eu acredito que a pista para identificarmos este inimigo está no trecho em que ele descreve a armadura necessária para esta batalha invisível.
O arsenal enumerado nos versos 14 a 17 fala em seis itens de batalha. São eles o cinto da verdade, a couraça da justiça, os calçados do evangelho da paz, o escudo da fé (ou da fidelidade), o capacete da salvação e por fim, a espada do Espírito (que é palavra de Deus).
Repare que são cinco instrumentos de defesa, representando verdade, justiça, paz, fé e salvação. Todos esses elementos muito pacíficos, concorda? A única pessoa que usa um escudo para ferir alguém é o Capitão América. E no final do trecho temos a única arma de ataque da lista, que representa a Palavra de Deus.
Mas a quem esta arma ataca?
De acordo com Hebreus 4:12 o propósito desta arma (a Palavra) não é o de atacar ninguém mais mesmo ou ofender supostas entidades malignas que manipulam outras pessoas contra nós. Veja.
“Pois a palavra de Deus é viva e poderosa. É mais cortante que qualquer espada de dois gumes, penetrando entre a alma e o espírito, entre a junta e a medula, e trazendo à luz até os pensamentos e desejos mais íntimos.”
Quem é cortado pela Palavra? Ora, sem dúvida é quem lê.
Quem leva o texto a sério e medita nele, a fim de isolar as intenções puras das impuras. Os pensamentos bons dos maus. E por aí vai.
Então a única arma de ataque presente na Armadura de Deus descrita em Efésios 6, serve para atacar a nós mesmos.
Mas com qual finalidade? Veja o que diz Gálatas 5:17.
“A natureza humana deseja fazer exatamente o oposto do que o Espírito quer, e o Espírito nos impele na direção contrária àquela desejada pela natureza humana. Essas duas forças se confrontam o tempo todo, de modo que vocês não têm liberdade de pôr em prática o que intentam fazer.”
Sim, nós estamos em guerra. Mas o nosso inimigo não é humano. Na verdade ele sequer é externo.
Como Jesus declarou, o pior inimigo do homem está dentro de sua própria casa.
O pior inimigo do homem é ele mesmo. Ou pelo menos a parte dele que ainda resiste à morte e ao novo nascimento. Seu lado carnal. Sua natureza humana pecaminosa. Principados e potestades das trevas que habitam em cada um de nós, e que lutam o tempo inteiro contra a nova natureza de Cristo que queremos cultivar.
E olha, para combater este inimigo terrível nenhum item da Armadura de Deus deve ser ignorado.
Bom, eu vou ficando por aqui. Um abraço e até o próximo Ampulheta.
PARTICIPANTES:
– Giancarlo Marx
COISAS ÚTEIS:
– Duração: 05m31s
– Feed do Crentassos: Feed, RSS, Android e iTunes: crentassos.com.br/blog/tag/podcast/feed Para assinar no iTunes, clique na aba “Avançado”, e “Assinar Podcast”. Cole o endereço e confirme. Assim você recebe automaticamente os novos episódios.
– Todos os “Ampulheta”
CITADOS NO PROGRAMA:
– Efésios 6:10-17
– Hebreus 4:12
– Gálatas 5:17
GRUPOS DE COMPARTILHAMENTO DA CRENTASSOS:
– WhatsApp
– Telegram
Críticas, comentários, sugestões para crentassos@gmail.com ou nos comentários desse post.
OUÇA/BAIXE O PROGRAMA:
Podcast: Play in new window | Download (Duration: 5:31 — 5.6MB) | Embed