Estão Mudando a Bíblia? | Ampulheta 69

Meu nome é Giancarlo Marx e hoje eu vou falar sobre o tema: Estão Mudando a Bíblia?

Imagem de fundo com uma ampulheta em preto e branco. Na frente o nome do podcast (Ampulheta) escrito em laranja e cercado por um quadro também em laranja. No canto superior esquerdo, está escrito "69", referente ao número do episódio. No canto inferior direito está escrito o título do episódio: Estão mudando a Bíblia? Abaixo do título do episódio está escrito o nome do autor: Giancarlo Marx.

Você já deve ter notado que vivemos num país onde, de tempos em tempos, surgem novas traduções e novas versões da bíblia, para o deleite de milhões de cristãos brasileiros como nós.

E sempre que isso ocorre muita gente aparece para nos lembrar que não devemos mudar o texto sagrado, que é maldito aquele que acrescentar uma vírgula, e por aí vai.

Imagino que, para a maioria de nós, não é novidade nenhuma que o texto “original” dos livros bíblicos não foi redigido em português, mas provavelmente em hebraico, aramaico e grego, dependendo da fase de sua redação. A versão Almeida, tão conhecida dos evangélicos brasileiros, começou a ser escrita somente em 1681. E de lá pra cá foi complementada, atualizada, revista, etc.

Talvez as mais traumáticas atualizações foram aquelas que, ao longo da história, amputaram parte do texto que costumávamos ler. Um exemplo clássico de mudança desse tipo está em Lucas 9:55-56, quando os irmãos Tiago e João sugeriram a Jesus que eles orassem para que o Pai mandasse fogo do céu, para que consumisse a cidade samaritana que não aceitou hospedá-los.

Nas versões antigas, como a Almeida Revista e Corrigida de 1969, diz: “Voltando-se, porém, repreendeu-os, e disse: Vós não sabeis de que espírito sois. Porque, o Filho do homem não veio para destruir as almas dos homens, mas para salvá-las. E foram para outra aldeia.”

Mas as versões posteriores a esta suprimiram boa parte desses dois versículos. A Nova Almeida Atualizada, por exemplo, diz: “Mas Jesus, voltando-se, os repreendeu. E seguiram para outra aldeia.”

Este é apenas um exemplo, mas há muitos outros. Aliás, existe toda uma teoria conspiratória, de que estão adulterando o texto bíblico, tirando partes importantes da nossa doutrina com o propósito de sabotar a igreja de Jesus Cristo. Sinto decepcionar, mas a realidade é bem menos emocionante que isso.

Todos os textos “originais” que temos, em hebraico, aramaico e grego, são cópias manuais. Assim sendo, é natural que hajam pequenas diferenças entre um original e outro. O mesmo ocorre com os textos clássicos dos filósofos gregos, por exemplo.

Antigamente a preferência da maioria dos tradutores era pelos originais mais longos. Acreditava-se que estes textos preservam maior fidelidade aos autógrafos dos primeiros escritores.

Com o avanço dos estudos de textos antigos, concluiu-se o oposto. Que os textos mais longos são provavelmente fruto de acréscimo dos copistas, seja para interpretar, explicar, ou mesmo para somar alguma nova informação vinda de outra fonte, que o copista julgou ser igualmente fidedigna.

Desta forma, muitas bíblias mais recentes estão vindo com estas partes do texto entre colchetes (com a observação de que não constam em todos os originais) ou mesmo, em casos mais extremos, estes trechos são suprimidos da diagramação principal e deslocados para uma nota de rodapé.

Agora, se você quer saber por que é que estão sempre fazendo novas versões da Bíblia em português brasileiro, respira fundo, controla essa ansiedade que este será o tema do próximo Ampulheta.

Um abraço e até lá.

PARTICIPANTES:
– Giancarlo Marx

COISAS ÚTEIS:
– Duração: 04m53s
– Feed do Crentassos: Feed, RSS, Android e iTunes: crentassos.com.br/blog/tag/podcast/feed Para assinar no iTunes, clique na aba “Avançado”, e “Assinar Podcast”. Cole o endereço e confirme. Assim você recebe automaticamente os novos episódios.
Todos os “Ampulheta”

CITADOS NO PROGRAMA:
Bíblia versão Nova Almeida Atualizada
Lucas 9:55-56 (versão Almeida Revista e Corrigida)
Lucas 9:55-56 (versão Nova Almeida Atualizada)

PARTILHAMENTO DA CRENTASSOS:
WhatsApp
Telegram



JABÁS:Padrim Bannerpicpay

Amazon Banner

REDES SOCIAIS:
Facebook PostTwitter PostInstagram PostYoutube PostEmail Post

Críticas, comentários, sugestões para crentassos@gmail.com ou nos comentários desse post.

OUÇA/BAIXE O PROGRAMA:

Posted in Ampulheta, Podcasts and tagged , , , , , , , , , , , .