MIL é muito?

Meu filho me perguntou se MIL é muito.

Eu respondi que depende. Se comparado a ZERO, é muito, se comparado a UM MILHÃO, é pouco. Ou ainda, UM elefante pode ser mais do que MIL formigas. No fim das contas os números não existem, eles na verdade contam coisas que existem, então “muito” ou “pouco” depende do que se está contando.

Quando Paulo escreve aos filipenses dizendo que aprendeu a ser feliz tendo muito ou tendo pouco, ele não está dizendo que a felicidade está em ter pouco, nem em ter muito, mas que ela não depende desse parâmetro. O jovem rico saiu triste da presença de Jesus mesmo tendo muitos bens, a viúva pobre saiu feliz mesmo não tendo nada. No fim das contas, quem saiu com algo que valha?

A satisfação não está nem mesmo em dar, porque Paulo diz aos coríntios que mesmo que ele desse todos seus bens, tudo de si, mesmo assim poderia não valer nada, porque não é um ato em si que gera satisfação, mas o amor. Amor que não é um sentimento, nem uma atitude, mas uma pessoa.

Na matemática do Reino, UM dia pode valer mais que MIL, UMA ovelha pode valer mais que NOVENTA E NOVE, UM pequeno pode ter um reino que MIL grandões vêem e não enxergam, porque não e o número que importa, mas o que se está contando.

Texto por Hernani Medola.

Posted in Artigos and tagged , , , , , , , .