Deus Prefere os Pobres | Ampulheta 56

Meu nome é Giancarlo Marx, e hoje eu vou falar sobre o tema: Deus prefere os pobres.

Imagem de fundo com uma ampulheta em preto e branco. Na frente o nome do podcast (Ampulheta) escrito em laranja e cercado por um quadro também em laranja. No canto superior esquerdo, está escrito "56", referente ao número do episódio. No canto inferior direito está escrito o título do episódio: Deus prefere os pobres. Abaixo do título do episódio está escrito o nome do autor: Giancarlo Marx.

Você já notou que nos quatro evangelhos Jesus em seu ministério sempre deu preferência aos menos favorecidos? Pobres, ladrões, aleijados, adúlteras, corruptos, prostitutas, leprosos, viúvas, e todo tipo de gente com quem ninguém gostaria de estar, eram sua companhia mais frequente. Ao ponto de os doutores da lei questionarem seus discípulos: “Por que ele come com publicanos e pecadores?” Marcos 2:16. Boa pergunta…

Este detalhe também não passa despercebido pelos próprios escritores bíblicos. Mateus registra a dura repreensão de Jesus aos seus discípulos mais chegados: “Eu lhes digo a verdade: cobradores de impostos e prostitutas entrarão no reino de Deus antes de vocês.”Mateus 21:31. Lucas, em sua versão do Sermão da Montanha também não deixa dúvidas: “Bem-aventurados vocês os pobres, pois a vocês pertence o Reino de Deus.”Lucas 6:20

Muitos séculos antes disso, Davi fez questão de destacar: “Pai para os órfãos e defensor das viúvas é Deus em sua santa habitação.”Salmos 68:5, o que provavelmente serviu de inspiração para Tiago escrever: “A religião que Deus, o nosso Pai aceita como pura e imaculada é esta: cuidar dos órfãos e das viúvas em suas dificuldades e não se deixar corromper pelo mundo.”Tiago 1:27

Onde quer que haja dor, solidão, cansaço, tristeza, opressão, ali estará também o coração de Deus em completa e total solidariedade ao ser humano ferido por esta condição. Mas não apenas isso. Deus não apenas sente a dor do pobre, mas ele também estende sua mão de misericórdia em socorro e sustento do oprimido.

E que mão seria esta, senão a de seus filhos e filhas? Seu corpo, que caminha, fala, trabalha e serve aqui na Terra?

Se por um lado a mão estendida em socorro é a mão de Jesus, por outro, a mão estendida em súplica, também é.

Olha só essa fala de Jesus em Mateus 25:41-46

“Fora daqui, malditos, para o fogo eterno preparado para o diabo e seus anjos. Pois tive fome, e vocês não me deram de comer. Tive sede, e não me deram de beber. Era estrangeiro, e não me convidaram para a sua casa. Estava nu, e não me vestiram. Estava doente e na prisão, e não me visitaram.

Então eles dirão: ‘Senhor, quando o vimos faminto, sedento, como estrangeiro, nu, doente ou na prisão, e não o ajudamos?.

Ele responderá: Eu lhes digo a verdade: quando se recusaram a ajudar o menor destes meus irmãos e irmãs, foi a mim que se recusaram a ajudar. E estes irão para o castigo eterno, mas os justos irão para a vida eterna”.

Há ainda dezenas de outras passagens, como Provérbios 19:17, “Quem trata bem os pobres empresta ao Senhor, e ele o recompensará.” ou ainda Filipenses 2:5-8 “Tenham a mesma atitude demonstrada por Cristo Jesus. Embora sendo Deus, não considerou que ser igual a Deus fosse algo a que devesse se apegar. Em vez disso, esvaziou a si mesmo; assumiu a posição de escravo e nasceu como ser humano. Quando veio em forma humana, humilhou-se e foi obediente até a morte, e morte de cruz.”

Jesus se  identifica com o pobre.

Este foi o caminho que ele escolheu, o de esvaziar-se de sua glória. Encarnar-se na miséria. Nascer entre os animais, viver entre os pecadores e morrer entre os ladrões.

Quando um discípulo de Jesus se move em socorro ao seu próximo, ele vê Jesus no necessitado. E quando aquele que carece de socorro recebe a ajuda, é de Jesus que ele recebe a misericórdia.

Por isso mesmo nada nos deveria causar mais estranheza do que uma igreja que segrega e oprime, usando as próprias escrituras sagradas pra justificar sua iniquidade.

Poucas semanas atrás o pastor Marcos Granconato afirmou com todas as letras “Mendigos têm o dever bíblico de passar fome”, e usou para justificar esse absurdo, uma citação de Tessalonicenses, absolutamente descontextualizada.

E ele não está sozinho. Não são poucos os que se identificam como cristãos e pregam, por exemplo, a tortura e até o extermínio de condenados à prisão. Lembra? Aquele mesmo preso, com quem Jesus se identificou no texto de Mateus 25.

Tiago 2:5-7 diz:

“Ouçam, meus amados irmãos: não foi Deus que escolheu os pobres deste mundo para serem ricos na fé? Não são eles os herdeiros do reino prometido àqueles que o amam? Mas vocês desprezam os pobres!

Não são os ricos que oprimem vocês e os arrastam aos tribunais? Não são eles que difamam aquele cujo nome honroso vocês carregam?”

Olha só, de uma coisa eu tenho certeza: Deus já escolheu um lado.

Um forte abraço e até o próximo Ampulheta.

PARTICIPANTES:
– Giancarlo Marx

COISAS ÚTEIS:
– Duração: 07m25s
– Feed do Crentassos: Feed, RSS, Android e iTunes: crentassos.com.br/blog/tag/podcast/feed Para assinar no iTunes, clique na aba “Avançado”, e “Assinar Podcast”. Cole o endereço e confirme. Assim você recebe automaticamente os novos episódios.
Todos os “Ampulheta”

CITADOS NO PROGRAMA:
Marcos 2:16
Mateus 21:31
Lucas 6:20
Salmos 68:5
Tiago 1:27
Mateus 25:41-46
Provérbios 19:17
Filipenses 2:5-8
Post do Pastor Marcos Granconato
Mateus 25
Tiago 2:5-7

GRUPOS DE COMPARTILHAMENTO DA CRENTASSOS:
WhatsApp
Telegram



JABÁS:Padrim Bannerpicpay

Amazon Banner

REDES SOCIAIS:
Facebook PostTwitter PostInstagram PostYoutube PostEmail Post

Críticas, comentários, sugestões para crentassos@gmail.com ou nos comentários desse post.

OUÇA/BAIXE O PROGRAMA:

Posted in Ampulheta, Podcasts and tagged , , , , , , , , , , , , , , , , , .