O Que Me Falta? | Ampulheta 54

Meu nome é Giancarlo Marx e hoje eu vou falar sobre o tema O Que Me Falta?

Imagem de fundo com uma ampulheta em preto e branco. Na frente o nome do podcast (Ampulheta) escrito em laranja e cercado por um quadro também em laranja. No canto superior esquerdo, está escrito "54", referente ao número do episódio. No canto inferior direito está escrito o título do episódio: O Que Me Falta. Abaixo do título do episódio está escrito o nome do autor: Giancarlo Marx.

De todos os 150 Salmos registrados na Bíblia, tem um que é, disparado o mais popular de todos. Sim, eu estou falando dos seis versículos que compõem o Salmo 23. Mas dessa vez ao invés de ler o texto, vou deixar vocês com uma participação mais do que especial do meu irmão querido, pastor Antônio Carlos Costa:

O Senhor é o meu pastor; nada me faltará.

Ele me faz repousar em pastos verdejantes. Leva-me para junto das águas de descanso;

refrigera-me a alma. Guia-me pelas veredas da justiça por amor do seu nome.

Ainda que eu ande pelo vale da sombra da morte, não temerei mal nenhum, porque tu estás comigo; o teu bordão e o teu cajado me consolam.

Preparas-me uma mesa na presença dos meus adversários, unges-me a cabeça com óleo; o meu cálice transborda.

Bondade e misericórdia certamente me seguirão todos os dias da minha vida; e habitarei na casa do Senhor para todo o sempre. – Salmos 23:1-6

Curtiu? Bom depois eu vou falar mais um pouquinho sobre essa gravação, mas primeiro vamos ao texto.

Não é nada incomum ainda hoje este Salmo ser utilizado como um amuleto.

Muita gente mantém a bíblia aberta em cima de um móvel da sala de casa, exatamente no Salmo 23. E acreditam que ele têm o poder de afastar toda influência maligna. Quando estão passando por momentos difíceis, muitos crentes citam o Salmo como uma espécie de mantra. Tanto que ele é, provavelmente, o primeiro trecho mais longo da Bíblia que a maioria das crianças criadas em igrejas evangélicas aprendem a decorar..

Eu confesso que já vi muitas vezes este texto sendo utilizado com um viés triunfalista. Eu mesmo, ainda jovenzinho, aprendi a ler assim: Se o Senhor for o meu pastor, eu vou ter tudo o que quero. Sombra e água fresca. Mais ou menos no mesmo tom da leitura (também equivocada) que muitos fazem do Salmo 37:4: “Deleite-se no Senhor, e ele atenderá aos desejos do seu coração”. Mas desse texto vamos falar melhor em outra ocasião.

Bom, voltando para o Salmo 23, primeiramente é preciso reconhecer que em muitos casos a escassez é um fato incontestável. Muitos irmãos nossos passam necessidades. Falta dinheiro, alimento, remédios, educação e tantas outras coisas básicas. Dizer que nada falta, é simplesmente negar a realidade.

Mas então o que significa “nada me faltará”?

A ideia aqui representada é a de um pastor em seu cuidado com as ovelhas. Ele conhece suas necessidades e cuida para que elas sejam supridas. A certeza desse cuidado do Bom Pastor é o que permite a ovelha permanecer em paz, mesmo quando tudo lhe falta.

A pressão capitalista a que somos submetidos nos torna inquietos. Em especial, as preocupações com aquilo que ainda não podemos mudar.

Deste modo, o medo que temos da miséria nos impulsiona a acumular, e não a compartilhar. Acontece que a Bíblia ensina que acúmulo de bens é pecado. O Senhor supre as nossas carências e nos delega a tarefa de suprir também as carências daqueles que nos cercam.

A certeza do cuidado divino é o que nos dá segurança para esvaziarmos nossa dispensa em favor do próximo, mesmo sem saber se teremos o que comer amanhã.Quer dizer, sabemos, porque confiamos no Bom Pastor.

Essa ideia se conecta muito com um trecho do Sermão da Montanha.

“Portanto, não se preocupem, dizendo: ‘O que vamos comer? O que vamos beber? O que vamos vestir?’. Essas coisas ocupam o pensamento dos pagãos, mas seu Pai celestial já sabe do que vocês precisam.

Busquem, em primeiro lugar, o reino de Deus e a sua justiça, e todas essas coisas lhes serão dadas. Portanto, não se preocupem com o amanhã, pois o amanhã trará suas próprias inquietações. Bastam para hoje os problemas deste dia.” – Mateus 6:31-34

A nossa fé precisa estar fundamentada em dois pilares essenciais:

Primeiramente, que Deus nos ama. E em segundo lugar, que Ele conhece as nossas necessidades. Assim como um pastor amoroso conhece as necessidades das suas ovelhas.

Ainda que o momento presente seja a travessia de um verdadeiro “Vale da Sombra da Morte”, quando olhos famintos e maldosos parecem nos espreitar em cada canto escuro, a certeza que temos (como ovelhas do Bom Pastor) é a de somos seguidos de perto não pela fome e pela maldade, mas sim pela bondade e pela misericórdia.

A recomendação que Jesus faz é bastante objetiva: Busquem o Reino de Deus e a Justiça de Deus. Ou seja, não andemos como os incrédulos, que vivem para satisfazer suas próprias carências, e para encher as próprias geladeiras, mas sim como nos ensinou o próprio Jesus, que manifestou a Justiça e o Reino de Deus esvaziando-se em amor.

Se você ainda tem alguma dúvida sobre que tipo de justiça é essa, recomendo que ouça a trilogia que eu gravei aqui sobre este tema. São os episódios 50, 51 e 52, aqui do Ampulheta.

E se você ficou curioso sobre esta leitura do Salmo 23 pelo Antônio Carlos Costa, no início do episódio, ela é a introdução do single O Que Me Falta?, que eu, o Israel Castro, a Bruna Soares e o próprio Antônio Carlos gravamos e estamos lançando no dia 25 de março de 2022.

Caso esteja escutando este episódio antes do lançamento do single, peço a gentileza que acesse o link bit.ly/salmo-23 e já adicione esta canção à sua biblioteca do Spotify. Já caso você estiver ouvindo isso do futuro, pode seguir o mesmo caminho ou procurar meu projeto em todos os serviços de streaming. O nome da nossa banda é Justus et Peccator, uma expressão latina que significa “ao mesmo tempo, justo e pecador”.

Vou ficando por aqui. Espero que você ouça a música e que sua fé no Bom Pastor seja cada vez mais fortalecida, pra que ao invés de se preocupar com o próprio sustento, sua ocupação seja em favor do próximo, assim como o Bom Pastor nos ensinou com seu exemplo.

Um abraço e até o próximo Ampulheta.

PARTICIPANTES:
– Giancarlo Marx

COISAS ÚTEIS:
– Duração: 09m25s
– Feed do Crentassos: Feed, RSS, Android e iTunes: crentassos.com.br/blog/tag/podcast/feed Para assinar no iTunes, clique na aba “Avançado”, e “Assinar Podcast”. Cole o endereço e confirme. Assim você recebe automaticamente os novos episódios.
Todos os “Ampulheta”

CITADOS NO PROGRAMA:
Pastor Antonio Carlos Costa
Salmos 23
Salmos 37:4
Mateus 6:31-34
Deus é Justo | Ampulheta 50
Deus é Justo (Parte 02) | Ampulheta 51
Deus é Justo (Parte 03) | Ampulheta 52
Música “O Que Falta?” de Justus et Peccator
Justus et Peccator

GRUPOS DE COMPARTILHAMENTO DA CRENTASSOS:
WhatsApp
Telegram



JABÁS:Padrim Bannerpicpay

Amazon Banner

REDES SOCIAIS:
Facebook PostTwitter PostInstagram PostYoutube PostEmail Post

Críticas, comentários, sugestões para crentassos@gmail.com ou nos comentários desse post.

OUÇA/BAIXE O PROGRAMA:

Posted in Ampulheta, Podcasts and tagged , , , , , , , , , , , , , , , , , .