Apartai-vos de Mim | Ampulheta 38

Meu nome é Giancarlo Marx e hoje eu vou falar sobre o tema: Apartai-vos de mim.

Alguns episódios atrás eu trouxe aqui uma reflexão sobre um tema que sinto falta nas abordagens de pregadores cristãos, o Arrependimento. Hoje vou falar sobre outro desses.

A equidade é um princípio amplamente presente na lei mosaica em ditames como o ano do jubileu, os dízimos, a hospitalidade o jejum, e muitos outros. Também nos ensinos e parábolas do próprio Jesus a equidade tem papel fundamental.

Talvez a essa altura você já esteja entendendo onde quero chegar. Mesmo assim vou explicar para que não reste qualquer dúvida: A equidade é a promoção do equilíbrio de condições. Quem tem menos, recebe assistência. E quem tem mais, abre mão do que tem para suprir quem tem menos.

No Antigo Testamento, o dízimo arrecadado entre 11 das 12 tribos de Israel consistia em 10% da produção destes irmãos israelitas. O montante era reservado na Sala do Tesouro, de onde os membros da tribo de Levi poderiam tirar o necessário para seu sustento. Mas não só eles. Os estrangeiros, pobres e viúvas que viviam em Israel também deveriam fazer uso deste recurso “até se fartarem” segundo a ordem de Deuteronômio 26.

Outro mecanismo de promoção da equidade era o ano do jubileu. A lei determinava que a cada 50 anos as propriedades negociadas deveriam ser devolvidas a seus donos originais, os escravos libertos e as dívidas perdoadas. Neste ano especial as condições das famílias mais pobres e mais ricas eram novamente niveladas, em oposição a uma mentalidade meritocrática que justificasse o sucesso daqueles com mais habilidades de negociação.

No Novo Testamento Jesus não alivia as coisas para quem pratica a iniquidade. Inclusive faz crítica ferrenha aos fariseus, que cumpriam com rigor a Lei, mas desprezavam a intenção da Lei.

Que aflição os espera, mestres da lei e fariseus! Hipócritas! Têm o cuidado de dar o dízimo da hortelã, do endro e do cominho, mas negligenciam os aspectos mais importantes da lei: justiça, misericórdia e fé. Sim, vocês deviam fazer essas coisas, mas sem descuidar das mais importantes.Mateus 23:23

No verso 14 deste mesmo texto, Jesus afirma que estes mesmos fariseus “devoram as casas das viúvas“. Ou seja, eles exploravam as mazelas sociais em benefício próprio.

Diversas outras passagens de Jesus relatam sua especial atenção ao princípio da equidade. Talvez uma das mais marcantes seja a de Mateus 7:22-23.

Muitos me dirão naquele dia: Senhor, Senhor, não profetizamos nós em teu nome? e em teu nome não expulsamos demônios? e em teu nome não fizemos muitas maravilhas?

E então lhes direi abertamente: Nunca vos conheci; apartai-vos de mim, vós que praticais a iniquidade.

A equidade é uma marca do povo de Deus. Quem não pratica a equidade, é chamado de iníquo pela Bíblia. E os iníquos, como lemos aqui, não têm lugar no Reino de Deus. E ainda que professem a fé nas escrituras ou até mesmo trabalhem duro em prol da fé cristã, seu lugar não é entre os filhos.

Encerro aqui com um trecho da carta de Paulo aos gálatas.

Porque vocês, irmãos, foram chamados para viver em liberdade. Não a usem, porém, para satisfazer sua natureza humana. Ao contrário, usem-na para servir uns aos outros em amor.

Pois toda a lei pode ser resumida neste único mandamento: “Ame o seu próximo como a si mesmo”. Gálatas 5:13,14

Um forte abraço e até o próximo Ampulheta.

PARTICIPANTES:
– Giancarlo Marx

COISAS ÚTEIS:
– Duração: 05m15s
– Feed do Crentassos: Feed, RSS, Android e iTunes: crentassos.com.br/blog/tag/podcast/feed Para assinar no iTunes, clique na aba “Avançado”, e “Assinar Podcast”. Cole o endereço e confirme. Assim você recebe automaticamente os novos episódios.
Todos os “Ampulheta”

CITADOS NO PROGRAMA:
Podcast Arrependimento Mata | Ampulheta 36
Deuteronômio 26
Mateus 23:23
Mateus 23:14
Mateus 7:22-23
Gálatas 5:13-14

GRUPOS DE COMPARTILHAMENTO DA CRENTASSOS:
WhatsApp
Telegram



JABÁS:Padrim BannerPatreon Banner
picpay

Amazon Banner

REDES SOCIAIS:
Facebook PostTwitter PostInstagram PostYoutube PostEmail Post

Críticas, comentários, sugestões para crentassos@gmail.com ou nos comentários desse post.

OUÇA/BAIXE O PROGRAMA: 

Posted in Ampulheta, Podcasts and tagged , , , , , , , , , , , , , .