Em Outubro o Resgate nos brindou com 3 lançamentos que somam-se aos outros 15 já lançados nessa comemoração dos 30 anos da banda. E pra quem tava com saudade de uma nova música mais “ROQUENROL”, essa trinca traz uma faixa que não deixa a desejar. O trio de músicas do mês 10 trouxe: “Lenha Pra Queimar”, “Bilhete Pra Paulo” e “A Paz Me Ensina a Esperar”.
“Lenha Pra Queimar”
A música que gerava muita expectativa para os fãs chega cumprindo seu papel. Com participações MARAVILHOSAS de Marcão (Fruto Sagrado), Manga (Oficina G3) e Mateus Asato (guitarra). “Lenha Pra Queimar” é uma celebração do rock cristão e uma festa de três grandes vocalistas e referências quando se fala desse ritmo. O clipe que trás cenas das gravações no estúdio é muito divertido e nele podemos perceber a alegria de todos que estão na gravação. QUE ENCONTRO! Só pelas parceiras essa música já seria algo fantástico, mas a letra e o instrumental trazem muito mais que isso.
A levada e cada instrumento trazem esse clima de celebração e casam perfeitamente com os participantes da gravação. Que música gostosa de se ouvir! Aliás, parabéns ao Mateus Asato pelos arranjos e solos da música.
Um show a parte é a letra. Pro pessoal que gosta de referências… temos várias aqui. Percebem-se citações de quem teve que vencer muito preconceito, ignorância e quebrar barreiras no quesito musical das igrejas. Nada como “usar um pedal” nas músicas dos culto dominical não é mesmo? Passa-se também por citações ao uso de guitarras de origem nacional, beber Coca-Cola e tocar em acampamentos (onde a “liberdade musical” é maior). Mas o pedal que ganha destaque mesmo, é o OVERDRIVE. Uma referência que diz muito sobre a idade dos compositores. HEHEHE Os músicos falam também de tocar com vontade, sem dó do volume e não deixam de destacar Rebanhão, uma banda clássica e precursora do que chama-se Rock Cristão. Com uma adaptação do texto de Atos 2, o refrão faz uma ode aos rockeiros maduros que sonham acordado e que ainda tem muita lenha pra queimar.
“Bilhete Pra Paulo”
A segunda música apresentada em Outubro, traz a participação do músico Pedrinho Cardenas. Com uma levada mais leve, essa canção nos presenteia com uma conversa sobre um dos personagens bíblicos que mais gosta de enviar cartinha, Paulo. O título da música nos auxilia na melhor compreensão dela e serve como um reforço do letrista na mensagem que quis passar. O bilhete musical ao apóstolo é singelo e traz muita verdade. A letra traz as aflições da vida e a consequência de que tais percalços fazem parte de nossa trajetória. O refrão coroa e une todo o conjunto da obra:
“E é assim que vamos, e assim vivemos
Em parte enxergamos, nem tudo sabemos
E é assim que vamos, e assim vivemos
Falando e esperando, aquilo que cremos”
“A Paz Me Ensina a Esperar”
Me arrisco a dizer que essa música tem uma clássica “levada Resgate”. Aquele clima que lembra Beatles (principalmente pelo coro complementar), mas com uma peculiaridade vocal específica da banda Resgate. Mais uma letra muito legal e que tem TUDO a ver com o Podcrent que gravamos em agosto com o próprio Zé, falando sobre depressão (Momento Jabá). No programa citado falamos bastante do assunto e dos temas tratados nesta canção. As aflições e ansiedades que este mundo nos traz. As inquietações que o tempo nos aflige. E principalmente onde buscar e encontrar a quietude e o descanso. Ressalto o detalhe na frase musical “a minha escolta é a comunhão”. Não dá pra viver e andar sozinho não. ; )
*e esse finalzinho? Quando a gente acha que acabou a música, vem mais um trechinho instrumental. Será alguma referência? Deixe seu comentário.