Lei e Graça | Ampulheta 22

Meu nome é Giancarlo Marx e hoje eu vou falar sobre o tema Lei e Graça.

Dos 66 livros que compõe a Bíblia que usamos, 39 fazem parte do conjunto que chamamos de Antigo Testamento, e 27 compõe o Novo Testamento. Se colocarmos todos estes livros em uma linha do tempo, a escrita do Antigo Testamento levou cerca de 2.500 anos, enquanto a do Novo Testamento, pouco menos de cem anos.

Ainda assim há quem despreze esta parte mais remota das sagradas letras, reputando-a como obsoleta. Ao passo que, por outro lado, há quem considere os textos mais arcaicos (em especial a Lei Mosaica) como um caminho a ser trilhado em nossos dias.

Não é raro encontrar este impasse, entre Lei e Graça. Como se a Lei fosse capaz de substituir a Graça ou como se a Graça fosse suficiente sem o juízo da Lei. Mas para compreender melhor esses dois termos é preciso identificar o papel de cada um destes elementos no plano de salvação.

É possível que para um judeu, como foram os primeiros discípulos, essas categorias estivessem muito claras e simples de entender. Mas quando escreveu sua carta aos Romanos, Paulo se deteve longamente em ajudá-los a assimilar qual a participação da Lei no processo de justificação pela Graça.

“É evidente que a lei se aplica àqueles a quem ela foi entregue, pois seu propósito é evitar desculpas e mostrar que todo o mundo é culpado diante de Deus. Pois ninguém será declarado justo diante de Deus por fazer o que a lei ordena. A lei simplesmente mostra quanto somos pecadores.”Romanos 3:19-20

Perceba que neste trecho o apóstolo dos gentios (que somos nós) dá destaque à ineficácia da Lei na justificação do indivíduo. Ao mesmo tempo, porém, ele deixa bastante claro o papel da Lei: Mostrar o nosso pecado.

Veja, se o nosso pecado fosse um cisco (ou uma trave) no olho, como naquele exemplo que Jesus deu em Mateus 7:3-5, a Lei seria como que um espelho, capaz de nos ajudar a localizar e identificar o corpo estranho que incomoda nosso globo ocular.

Agora, você já tentou tirar um cisco do olho esfregando nele o espelho? Espero sinceramente que não. A função do espelho não é remover o cisco, mas simplesmente ajudar a determinar a exata localização do argueiro. Para se ver livre do incômodo, porém, o mais recomendado é lavar o olho com água corrente.

“Agora, porém, conforme prometido na lei de Moisés e nos profetas, Deus nos mostrou como somos declarados justos diante dele sem as exigências da lei: somos declarados justos diante de Deus por meio da fé em Jesus Cristo, e isso se aplica a todos que creem, sem nenhuma distinção. Pois todos pecaram e não alcançam o padrão da glória de Deus, mas ele, em sua graça, nos declara justos por meio de Cristo Jesus, que nos resgatou do castigo por nossos pecados.”Romanos 3:21-24

A consciência de que não somos capazes de alcançar o padrão de santidade requerido (verso 23), vem acompanhado de perto pela notícia de que Deus já nos declarou justos por meio de seu filho,  Cristo Jesus (verso 24). E arrisco dizer que não há como negar que esta seja uma Boa Notícia.

Em sua primeira carta a Timóteo, o mesmo Paulo descreve esse status de mente como “boa consciência”. E exprime de forma arrebatadora, tanto a fé na salvação que vem de Deus, quanto a própria incapacidade de se reconhecer “bom” pelo rigor da Lei.

“Esta é uma afirmação digna de confiança, e todos devem aceitá-la: Cristo Jesus veio ao mundo para salvar os pecadores, e eu sou o pior de todos.”I Timóteo 1:15

Também na segunda carta aos coríntios, Paulo aborda novamente a boa consciência, “dependendo de graça divina e não de sabedoria humana”. E conclui o raciocínio com um manifesto:

“Pois todas as promessas de Deus se cumpriram em Cristo com um alto e claro “Sim!”. E, por meio de Cristo, confirmamos isso, de modo que nosso “Amém” se eleva a Deus para sua glória.”2 Coríntios 1:20

Jesus Cristo não é a anulação da Lei. Mas sua conclusão. O papel da Lei é nos matar, como lemos lá em 2 Coríntios 3:6. E isso necessariamente precisa acontecer. A fim de que o Espírito nos vivifique por meio de Cristo Jesus.

Um forte abraço e até o próximo Ampulheta.

PARTICIPANTES:
– Giancarlo Marx

COISAS ÚTEIS:
– Duração: 06m22s
– Feed do Crentassos: Feed, RSS, Android e iTunes: crentassos.com.br/blog/tag/podcast/feed Para assinar no iTunes, clique na aba “Avançado”, e “Assinar Podcast”. Cole o endereço e confirme. Assim você recebe automaticamente os novos episódios.
Todos os “Ampulheta”

CITADOS NO PROGRAMA:
– Romanos 3:19-20
– Romanos 3:21-24
– I Timóteo 1:15
– 2 Coríntios 1:20

GRUPOS DE COMPARTILHAMENTO DA CRENTASSOS:
WhatsApp
Telegram

OUÇA O PROGRAMA PELO YOUTUBE:
Lei e Graça | Ampulheta 22

JABÁS:Padrim Bannerpicpay

Amazon Banner

REDES SOCIAIS:
Facebook PostTwitter PostInstagram PostYoutube PostEmail Post

Críticas, comentários, sugestões para crentassos@gmail.com ou nos comentários desse post.

OUÇA/BAIXE O PROGRAMA:

Posted in Ampulheta, Podcasts and tagged , , , , , , , , , .